PPMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: (32) 3379-5923 http://www.ufsj.edu.br//ppmec
Descrição das Linhas de Pesquisa

A área de concentração do Programa é Materiais e Processos de Fabricação, contemplando três linhas de pesquisa: Análise Estrutural, Caracterização e Propriedade Mecânica dos Materiais, e Processos de Transformação Metal-Mecânico.

 

A linha de pesquisa em ANÁLISE ESTRUTURAL visa identificar, analisar e resolver problemas de mecânica dos sólidos frequentemente encontrados em ambientes de projeto de engenharia estrutural. Dentro desta linha de pesquisa têm-se o desenvolvimento e caracterização de materiais estruturais conjugados anisotrópicos, o uso de simulação computacional visando à compreensão dos fenômenos físicos envolvidos e o uso de métodos não destrutivos para análise estática e dinâmica de componentes estruturais.

 

Coordenação:

Prof. Dr. Túlio Hallak Panzera.

 

Docentes vinculados:

Prof. Dr. Fabiano Bianchini Batista,

Prof. Dr. Leandro José da Silva,

Prof. Dr. Maikson Luiz Passaia Tonatto,

Prof. Dr. Márcio Eduardo Silveira,

Prof. Dr. Rodrigo Teixeira Santos Freire.

 

A linha de pesquisa em CARACTERIZAÇÃO E PROPRIEDADE MECÂNICA DOS MATERIAIS está dividida nos três sublinhas de pesquisa em materiais usados na Engenharia moderna, a saber; os materiais metálicos, os materiais compósitos e os materiais cerâmicos. Considerando os materiais metálicos são desenvolvidas pesquisas relativas à resistência a corrosão de aços especiais com alta resistência como os aços supermartensíticos e os materiais não ferrosos como as ligas de titânio e ligas de Magnésio empregadas em bioimplantes. As pesquisas em materiais compósitos são desenvolvidas com compósitos exóticos particulados fabricados com grãos de sílica e laminados fabricados com fibras de sisal, fibra de coco entre outras fibras naturais e os materiais compósitos auxéticos. As pesquisas com materiais cerâmicos estão voltadas para o desenvolvimento não apenas de cerâmicas avançadas a base de Zircônia como também no desenvolvimento de materiais cerâmicos artesanais, além disso, é estudado o reaproveitamento da pasta de cimento portland aplicando a inversão de reações de hidratação via tratamento térmico.

Coordenação:


Profa. Dra. Roseli Marins Balestra.

 

Docentes vinculados:

Prof. Dr. Artur Mariano de Sousa Malafaia,

Prof. Dr. Alysson Helton Santos Bueno,

Prof. Dr. Kurt Strecker,

Profa. Dra. Roseli Marins Balestra.

                  

A linha de pesquisa em PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO METAL-MECÂNICO está voltada para trabalhos relacionados com a usinagem dos materiais metálicos ferrosos e não ferrosos, a otimização dos processos de fabricação, a usinabilidade dos materiais e aos processos de conformação dos materiais. Na usinagem dos materiais são desenvolvidas pesquisas relacionadas aos processos de microusinagem e usinagem convencional aplicado às ligas não ferrosas como o Magnésio e as ligas exóticas como as ligas de Titânio que podem ser empregadas como bioimplantes. Além disso, são desenvolvidas pesquisas com foco na melhoria de processos de manufatura empregando métodos de otimização como análise multivariada de dados onde se pode construir um modelo de robustez para prever as melhores respostas aumentando a qualidade do produto e a eficiência dos processos de manufatura. Pesquisas referentes aos processos abrasivos de fabricação também são realizadas em parceria com empresas do setor produtivo, voltadas para a otimização de processos modernos como o honing empregado no acabamento de sistemas de engrenamento. Os trabalhos de pesquisa em conformação são direcionados ao uso de novos óleos para lubrificação de processos como os óleos naturais biodegradáveis além do estudo da melhor geometria de ferramentas de corte e de estampagem.

 

Coordenação:

Prof. Dr. Lincoln Cardoso Brandão.

 

Docentes vinculados:

Profa. Dra. Andréa Cristiane do Santos Delfino,

Prof. Dr. Carlos Henrique Lauro,

Prof. Dr. Frederico Ozanan Neves,

Prof. Dr. Robson Bruno Dutra Pereira,

Prof. Dr. Vinícius Augusto Diniz Silva,

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03