IMPACTO DE CONDIÇÕES ESTÁTICAS E DINÂMICAS NA CORROSÃO LOCALIZADA E GENERALIZADA DO AÇO CARBONO API X65 EM MEIOS COM CO2.
Aço Carbono, Sweet Corrosion, Carbonato de Ferro, Corrosão Localizada, Escoamento.
A indústria de óleo e gás enfrenta problemas constantes com a corrosão interna em dutos e a integridade de estruturas e tubulações. Nesses ambientes, a presença do dióxido de carbono (CO₂) atua como um contaminante que intensifica os processos corrosivos, um fenômeno conhecido como sweet corrosion. Este tipo de corrosão ocorre quando o CO₂ dissolvido reage com a água, formando o ácido carbônico, que contribui para a redução do pH e o aumento da agressividade do meio. Um aspecto característico deste mecanismo é a formação do carbonato de ferro (FeCO₃), que pode atuar como uma barreira de proteção, reduzindo a taxa de corrosão. Porém, a corrosão em ambientes com CO2 pode se manifestar de maneiras diferentes, principalmente como corrosão generalizada e corrosão localizada. A corrosão generalizada ocorre de forma uniforme, resultando na perda contínua de material, enquanto a corrosão localizada é mais severa e imprevisível, concentrando-se em áreas especificas e formando pites. Ambos mecanismos são afetados pelo escoamento, pois a turbulência local pode provocar variações rápidas no cisalhamento da parede e na energia cinética turbulenta, o que influencia no processo de transferência de massa e, consequentemente, na precipitação e aderência dos filmes de FeCO3. Este estudo avaliou o comportamento do aço carbono API X65 em condições estáticas, variando parâmetros como temperatura, pressão de CO2 e concentração de ácido acético, por meio de testes de imersão em autoclave. A condição mais agressiva (temperatura de 60 °C, pressão de CO2 de 10 bar, 60000 ppm de NaCl e 1000 ppm de HAc) foi também avaliada em testes dinâmicos utilizando gaiola rotatória (GR) a 800 rpm. Para avaliar o efeito do escoamento, foram usinados defeitos artificiais nos corpos de prova da GR. Os resultados indicaram que as diferentes condições experimentais causaram variações na morfologia e na aderência dos filmes de carbonato de ferro (FeCO3), afetando diretamente a taxa de corrosão do aço carbono. Além disso, observou-se que na condição dinâmica, a taxa de corrosão generalizada aumentou acentuadamente e foi observado o surgimento do mecanismo de corrosão localizada. Nesta condição, foi identificado o desplacamento do filme de FeCO3 e um aumento das dimensões dos defeitos artificiais, possivelmente devido ao efeito combinado do meio mais agressivo e do escoamento sobre a superfície do corpo de prova.