PPMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: (32) 3379-5923 http://www.ufsj.edu.br//ppmec

Banca de DEFESA: MIKHAEL BRENER SOUSA RODARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIKHAEL BRENER SOUSA RODARTE
DATA : 16/02/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/uns-vqxr-qib
TÍTULO:

Scaffolds multifuncionais de alumina com bioatividade aprimorada e propriedades microbianas para engenharia de tecido ósseo.


PALAVRAS-CHAVES:

Alumina, scaffolds, hidroxiapatita, magnetron sputtering, atividade antimicrobiana.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

As infecções, a falta de osseointegração, e formação de biofilme são complicações significativas associadas aos implantes cerâmicos inertes, enfatizando a necessidade de novos materiais com propriedades osteogênicas e bacterianas para prevenir a falha do implante. Neste estudo, nosso objetivo foi multifuncionalizar uma estrutura de alumina macroporosa tridimensional (scaffold) com um revestimento biomimético de fosfato de cálcio (CaP) e testar a combinação de um filme extrafino à base de prata e oxido de prata para aumentar a bioatividade e proporcionar um efeito bacteriano. Os scaffolds de alumina foram fabricados através da técnica de metalurgia do pó, seguida de deposição biomimética e pulverização catódica por magnetron sputtering DC usando campo magnético e uma fonte de tensão contínua. Os revestimentos foram caracterizados utilizando medições MEV/EDS e AFM para examinar sua morfologia e microestrutura. Para avaliar a resposta osteocondutora dos materiais, foram realizadas medidas de ângulo de contato e testes in vitro por imersão das amostras em SBF. Os testes de bioatividade revelaram que o revestimento CaP/AgO, em linha com a rugosidade da superfície e os valores de energia livre, exibiu maior afinidade pela adesão da apatita com formação de relação Ca/P mais elevada em comparação ao revestimento CaP/Ag. Além disso, o revestimento CaP/AgO demonstrou atividade superior contra a bactéria S. aureus. Estas descobertas demonstram o potencial dos revestimentos multifuncionais para enfrentar os desafios associados aos implantes cerâmicos inertes, promovendo a bioatividade e combatendo infecções bacterianas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2029927 - ROSELI MARINS BALESTRA
Interno - 1049564 - ARTUR MARIANO DE SOUSA MALAFAIA
Externa à Instituição - Sandra Maria Fernandes Carvalho - UC
Externa à Instituição - MAGNA MARIA MONTEIRO SCHAERER - FP - UNA
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 08:48
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04