Babado em cena: questões de sexualidade no teatro brasileiro
Dramaturgia brasileira; Linguagem; Pajubá; Diversidade sexual e de gênero; Censura
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as obras O Beijo no Asfalto (1961), de Nelson Rodrigues; Navalha na Carne (1967), de Plínio Marcos; BR-TRANS (2013), de Silvero Pereira; Tybyra (2020), de Juão Nyn e Manifesto Transpofágico (2021), de Renata Carvalho em suas primeiras montagens, considerando os aspectos que as aproximam das discussões atuais sobre gênero e sexualidades. Para isso, o percurso da reflexão passa pela contextualização das obras investigadas, as formas de censura que incidiram sobre as encenações e as marcas de linguagem específicas na designação de personagens não cisgêneras e/ou não heteronormativas. As reflexões são feitas em relação aos estudos queer. Em especial, o pensamento feminista de Judith Butler, em interações com aspectos da cena teatral brasileira. Isso porque a pesquisa considera a importância do teatro como uma linguagem capaz de criar e difundir formas de representar subjetividades que deem conta de levar para a cena as questões sociais latentes de cada época.