|
Dissertações |
|
1
|
-
NATALIA VARGAS
-
Eu cantante: em busca da liberdade expressiva.
-
Orientador : JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARCOS EDSON CARDOSO FILHO
-
MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
-
Data: 28/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa compreende estudos sobre o potencial dramatúrgico e performativo da voz no ato de cantar, considerando a relação dos cantores com seus modos expressivos. A partir de estudos teórico-práticos sobre os conceitos de Ação Vocal e de Contato, investigou-se sobre dispositivos que podem permitir que estes artistas conquistem - por eles mesmos - qualidade expressiva orgânica, singular e relacional. Devido ao contexto de isolamento sanitário, instaurado pela pandemia da Covid-19, a autoetnografia revelou-se um percurso possível - um plano B - para a continuidade deste trabalho. Um “diário de bordo” com episódios da trajetória profissional e estudantil da autora e a análise de um debate online com professores de voz/canto da Universidade Federal de São João del Rei compõem parte da metodologia desta pesquisa. Ela investiga de que modo - e se - a Ação Vocal e o Contato alargam a percepção do cantante, transmutam a matéria-prima pessoal em criação artística e potencializam a relação com o outro para comungar a experiência cantada. Esta pesquisa propõe pensarmos um modo de trabalho interdisciplinar para cantores em formação que, espera-se, poderá contribuir para a reflexão sobre a sistematização do ensino do canto popular no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
Esta investigación comprende estudios sobre el potencial dramatúrgico y performativo de la
voz en el acto de cantar, considerando la relación entre los cantantes y sus modos
expresivos. A partir de estudios teórico-prácticos sobre los conceptos de Acción Vocal y
Contacto, investigamos los dispositivos que pueden permitir a estos artistas lograr, por sí
mismos, una calidad expresiva orgánica, singular y relacional. Debido al contexto de
aislamiento sanitario, establecido por la pandemia del Covid-19, la autoetnografía demostró
ser un camino posible - un plan B - para la continuación de este trabajo. Algo como un
“cuaderno de bitácora” con episodios de la trayectoria profesional y estudiantil de la autora y
el análisis de un debate online con profesores de voz / canto de la Universidad Federal de São
João del Rei, son parte de la metodología de esta investigación. Ella investiga cómo - y si - la
Acción Vocal y el Contacto amplían la percepción del cantante, transmutan la materia prima
personal en creación artística y mejoran la relación con el otro para compartir la experiencia
del canto. Esta investigación propone pensar en una forma interdisciplinaria de trabajo para
los cantantes en formación que, se espera, contribuirá a la reflexión sobre la sistematización
de la enseñanza del canto popular en Brasil.
|
|
2
|
-
TAIS CAROLINE DE SOUSA
-
CARTOGRAFIA SENSÍVEL DOS AFETOS: O CUIDADO DE SI ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DO CORPO POTÊNCIA
-
Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDO TESSARI COUTINHO
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
Data: 31/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teórico-prática tem por objetivo investigar a relação do conceito de corpo dócil com o adoecimento e em como a experiência teatral possibilita uma educação sensível através de um trabalho performativo-perceptivo em que se pretende aguçar e fortalecer novas possibilidades de subjetivação, tendo no cuidado de si o resgate da potencialidade do sujeito diante da perspectiva de adoecimento para que, assim, possa ser investigada a importância do trabalho artístico em instituições para tratamento de saúde.
-
Mostrar Abstract
-
This theoretical-practical research aims to investigate the association between the concept of docile body and illness even as how the theatrical experience enables a sensitive education through a performative-perceptive work in which it is intended to point and strengthen new possibilities of subjectivation. Considering the care of the self as a rescue of the subject’s potencial in the face of the perspective of illness so that, in this way, the importance of artistic work in institutions for health care can be investigated.
|
|
3
|
-
PRISCILA DE SOUZA CHAGAS DO NASCIMENTO
-
Cenotecnia, a criação dos operários da cena: um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo
-
Orientador : BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JORGE FERREIRA SILVA
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
FABIANA SIQUEIRA FONTANA
-
JOSE DA SILVA DIAS
-
Data: 21/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação trata-se de um estudo sobre a compreensão da função e do ofício do trabalhador cenotécnico da cidade de São Paulo. A investigação e análise do ofício do cenotécnico se dá partindo de uma compreensão histórica baseando-se, inicialmente, nas regulamentações legais nas esferas federal, estadual e municipal. O primeiro documento a ser considerado, o decreto nº 5.942 do ano de 1928, é resultado do projeto de lei apresentado pelo deputado federal Nicanor Nascimento em 1925. O texto em questão imputa às empresas a obrigatoriedade de seguir o código comercial trabalhista na contratação de artistas e auxiliares teatrais. A análise dessa e de demais leis pertinentes se faz necessária, pois é por meio das nomenclaturas usadas para definir os ofícios técnicos que a carreira se estabelece no âmbito jurídico e, de modo amplo, no histórico-social. A categoria do cenotécnico foi regulamentada e é compreendida hoje por meio da lei nº 6.533 de 1978, sendo descrita no quadro anexo do decreto nº 82.835 do mesmo ano. Além das bases legais, a pesquisa analisa materiais bibliográficos que apresentam definições do papel ou do ofício do cenotécnico e que acompanham o período das implementações das leis. O trabalho também apresenta como documento, entrevistas realizadas com cenotécnicos, em busca de uma compreensão atual do seu ofício, possibilitando uma reflexão dialética entre a prática testemunhada pelo trabalhador e as definições teóricas analisadas. Para atingir esse objetivo, convidamos a participarem desta pesquisa profissionais que atuam na área, cujo início de suas carreiras se deu na década de 1970 - momento este marcado pela regulamentação da categoria, com o advento da lei nº 6.533 de 1978. Considerando a importância da autodefinição desses profissionais sobre o trabalho desempenhado, para a compreensão do que é a função e o ofício da cenotécnica, a realização dessas entrevistas, diante do recorte, estabelece um diálogo através do compartilhamento da experiência individual de cada profissional entrevistado e da memória do ofício da cenotécnica.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation is a study about the understanding of the function and the craft of the cenotechnician worker in the city of São Paulo. The investigation and analysis of the cenotechnician craft takes place parting from a historical understanding based, initially, on legal regulations at the federal, state and municipal levels. The first document to be considered, Decree No. 5,942 of 1928, is the result of a bill presented by federal deputy Nicanor Nascimento in 1925. The text in question imposes on companies the obligation to follow the commercial labor code when hiring artists and theater assistants. The analysis of this and other pertinent laws is necessary, because it is through the nomenclatures used to define the technical offices that the career is established in the legal scope and, in a broad way, in the historical-social. The category of cenotechnician was regulated and is understood today through Law No. 6,533 of 1978, being described in the attached table of Decree No. 82,835 of the same year. In addition to the legal bases, the research analyzes bibliographic materials that present definitions of the role or the occupation of the cenotechnician and that follows the period of implementation of the laws. The work also presents as a document, interviews carried out with cenotechnicians, in search of a current understanding of their craft, enabling a dialectical reflection between the practice witnessed by the worker and the theoretical definitions analyzed. To achieve this objective, we invited professionals that work in the area to participate in this research, whose careers began in the 1970s - a moment marked by the regulation of the category with the advent of Law nº 6.533 of 1978. Considering the importance of the self-definition of these professionals about the work performed, for the understanding of what is the function and the craft of the cenotechnics, the accomplishment of these interviews, given the clipping, establishes a dialogue through the sharing of the individual experience of each interviewed professional and the memory of the cenotechnics craft
|
|
4
|
-
ALEXSANDRA LARA REIS GUIMARÃES
-
O trabalho da atriz-dançarina sobre si mesma: o Shivam-yoga como proposta de treinamento.
-
Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
ALBA PEDREIRA VIEIRA
-
Data: 14/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objeto de estudos o treinamento diário e a preparação corporal da atriz/dançarina Alexsandra Lara, baseando-se nas técnicas do ShivamYoga, que é de origem tântrica, aplicadas ao teatro, fundamentando-se na preparação do ator. Buscamos aqui uma relação estreitada entre o yoga e o fazer teatral entendendo haver entre as duas práticas um atravessamento, uma transdisciplinaridade e, dessa maneira, abordamos como os atravessamentos transdisciplinares possíveis entre estas duas disciplinas e outras, pode erigir/articular práticas, procedimentos, metodologias do processo criativo do ator-dançarino/performer, cuja resultante transdisciplinar estejam presentes nos modos do seu fazer artístico e realização de ações, espetáculos e práticas corporais
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to study the daily training and body preparation of actress/dancer Alexsandra Lara, based on ShivamYoga techniques, which is of tantric origin, applied to theater, based on the actor's preparation. We seek here a close relationship between yoga and theatrical work, understanding that between the two practices there is a crossing, a transdisciplinarity and, in this way, we approach how the possible transdisciplinary crossings between these two disciplines and others can erect/articulate practices, procedures, methodologies of the creative process of the actor-dancer/performer, whose transdisciplinary results are present in the ways of his artistic making and performance of actions, spectacles and bodily practices
|
|
5
|
-
Olívia Mara Rodrigues de Melo
-
Palhaça Birota: Debates entre memória e relações de poder na palhaçaria e no corpo feminino
-
Orientador : ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
CLAUDIO ALBERTO DOS SANTOS
-
DANIELE PIMENTA
-
Data: 12/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação busca analisar o trabalho da Mariana Gabriel, como Palhaça Birota. Ela atua como produtora cinematográfica e palhaça, e se apresenta durante as exibições do documentário: Minha avó era Palhaço. O documentário conta a história de sua avó Maria Eliza Alves, que atuou como palhaço Xamego no Circo-teatro Guarany, no início da década de 20. A partir desse primeiro sentido, discorremos sobre sua família tradicional circense, de sua ancestralidade, imbuída na cultura brasileira. Busco traçar análises e conexões sobre seu trabalho e o campo da historiografia de palhaços e palhaças. Considerando o pensamento paradoxal da impossibilidade da descrição fidedigna do trabalho de Mariana, de suas atuações, mas sendo possível pensá-las a partir do reconhecimento da inacessibilidade dessa totalidade, observando-os como algo não estático e fixo da história. Desdobrando no sentido empírico, assim, o arquivo aqui não está sendo considerado como conjunto de documentos reunidos, não como mera coincidência, em sua materialidade. As pesquisas estão atravessadas por questões filosóficas, entre biopoder e biopolítica, passando pelas noções de poder, dos sistemas hegemônicos, que afetam os campos da escrita da história das mulheres, das lutas feministas e sobre o debate de mulheres palhaças.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation seeks to analyze the work of Mariana Gabriel, as Palhaça Birota. She works as a film producer and clown, and performs during the screenings of the documentary: My grandmother was a clown. The documentary tells the story of his grandmother Maria Eliza Alves, who acted as clown Xamego at Circo-teatro Guarany, in the early 1920s. Brazilian. I seek to draw analyzes and connections between her work and the field of clown and clown historiography. Considering the paradoxical thought of the impossibility of a reliable description of Mariana's work, of her performances, but being possible to think about them from the recognition of the inaccessibility of this totality, observing them as something not static and fixed in history. Deploying in the empirical sense, therefore, the archive is not being considered here as a set of gathered documents, not as mere coincidence, in its materiality. The researches are crossed by philosophical questions, between biopower and biopolitics, passing through the notions of power, of hegemonic systems, which affect the fields of women's history writing, feminist struggles and the debate of clown women.
|
|
6
|
-
Flora Cunha Lucena
-
"A ENCRUZILHADA: O TEATRO E A CIDADE NA 'ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS' EM SÃO JOÃO DEL-REI”.
-
Orientador : CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
LILIANE FERREIRA MUNDIM
-
Data: 07/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Com a presente pesquisa, propõe-se observar através do estudo do ritual católico "Encomendação das Almas" e de seus registros nos séculos XIX, XX e XXI, aspectos relacionados ao entrelaçamento da cidade, do ritual e da cultura são-joanense. O ritual "Encomendação das Almas" não é exclusivo da cidade de São João del-Rei. Porém, no município em questão, esse ocorre de maneira diversa em relação a outros estados brasileiros que tem documentado e estudado esse ritual. Dessa maneira, a "Encomendação das Almas" torna-se um objeto de estudo importante por dois pontos: primeiramente, por ser pouco documentado; e, em segundo lugar, por demonstrar como um mesmo ritual de origem comum pode se transformar e ter diversas abordagens dependendo da maneira como é realizado. Aqui na presente pesquisa o interesse recai sobre as relações espetaculares do ritual e a cidade. Para possibilitar a pesquisa do objeto escolhido, a metodologia foi elaborada a partir das observações e acompanhamentos do Ritual de "Encomendação das Almas" feitos em 2020, nas análises de documentos (partituras, livros de irmandades, testamentos, etc.) e levantamento bibliográfico. O método de pesquisa utilizado será qualitativo, uma vez que permite explorar e compreender o ritual através das memórias e da análise documental, além da observação do objeto de pesquisa, possibilitando uma compreensão maior das relações existentes entre os processos envolvidos em tal devoção.
-
Mostrar Abstract
-
With this research, it is proposed to observe, through the study of the Catholic ritual "Encomendação das Almas" and its records in the 19th, 20th and 21st centuries, aspects related to the intertwining of the city, ritual and culture of São João. The "Ordering of Souls" ritual is not exclusive to the city of São João del-Rei. However, in the municipality in question, this occurs in a different way in relation to other Brazilian states that have documented and studied this ritual. In this way, the "Order of Souls" becomes an important object of study for two points: first, because it is poorly documented; and, secondly, by demonstrating how the same ritual of common origin can change and have different approaches depending on the way it is performed. Here, in the present research, the interest falls on the spectacular relations between ritual and the city. To enable the research of the chosen object, the methodology was developed based on the observations and monitoring of the Ritual of "Ordering the Souls” carried out in 2020, in the analysis of documents (scores, brotherhood books, wills, etc.) and a bibliographic survey. The research method used will be qualitative, as it allows exploring and understanding the ritual through memories and document analysis, in addition to the observation of the research object, enabling a greater understanding of the existing relationships between the processes involved in such devotion.
|
|
7
|
-
Vinicius Cristovão Ribeiro de Carvalho
-
Do espelho à coragem: uma jornada de um ator em busca de uma metodologia no campo da presença
-
Orientador : MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA
-
Veronica Fabrini Machado de Almeida
-
Data: 15/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação ressalta a importância da pesquisa dedicada ao Corpo Coletivo, um grupo brasileiro, mineiro, de teatro. Recomenda um recorte mais preciso do objeto de pesquisa, chamando atenção para a análise implicada do ator no/do objeto, sendo Vinicius, um performer do grupo. Neste caminho, acredita ser imprescindível que a análise esteja fundamentada pela prática do grupo, especificamente no modos como isso de fato o atravessa como intérprete.
-
Mostrar Abstract
-
x
|
|
8
|
-
Plínio Pereira Rezende
-
O artista/socente e a prática do teatro na escola pública: experiência e saber
-
Orientador : CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
ELISABETH GONCALVES DE SOUZA
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 30/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
o presente trabalho objetiva analisar o trabalho do professor de arte e sua lida diária nas escolas públicas e suas relações com as leis e regras a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para tanto, utilizou-se das falas e entrevistas de alguns professores que participaram do evento online “Conversações com professores da Rede Pública (Municipal e Estadual)”. 0 estudo contará com um olhar sobre o conceito de “experiência” no processo de ensino e aprendizagem artístico, através do pensamento de pesquisadores e estudos como Valéria Gianechini de Araújo (2016), Jorge Larrosa Bondía (2002), Paulo Freire (1578), entre outros. Com isso, observamos as disparidades existentes entre as leis e normas na escola pública.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to analy2e the work of the Art teacher and his daily dealing with Art in public schools and its relations with the laws and rules from the BNCC (Base Nacional Comum Curricula). For that, we used the sDeeches and interviews of some teachers who participated in the online event “Conversations with teachers from the Public Network (Municipal and State)” The study will have a look at the concept of “experience” in the process of artistic teaching and learning, through the thinking of researchers and scholars such as Valéria Gianechini de Araûjo (2016), Jorge Larrosa Bondia (2002), Paulo Freire (1978), among others. With that, we observe the existing disparities between the laws and norms in the public school.
|
|
9
|
-
LAURA DE PAULA RESENDE
-
A COR EM CENA: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação de iluminadoras brasileiras
-
Orientador : BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
CIBELE FORJAZ SIMOES
-
NADIA MOROZ LUCIANI
-
Data: 23/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem por objetivo investigar os aspectos sensoriais das cores e suas potencialidades para o campo da iluminação cênica, pensando a sensorialidade como fenômeno que acontece e se define na expansão do conceito de visualidade. Para tal investigação, a pesquisa foi separada em duas etapas que se complementam. Na primeira etapa foi realizada uma revisão bibliográfica e aprofundamento teórico acerca dos estudos sobre as cores partindo da obra de Johan Wolfgang von Goethe que resultaram nas publicações dos textos Contribuições para à óptica, O experimento como mediador entre objeto e sujeito e Doutrina das cores. O objetivo desta etapa é compreender quais foram os métodos utilizados por Goethe, os resultados obtidos de suas pesquisas e as contribuições destes estudos para diferentes abordagens sobre a teoria das cores utilizadas em pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, buscou-se fazer uma análise sobre como as pesquisas de Goethe se desdobram na elaboração de teorias das cores que foram, posteriormente, estruturadas por artistas atuantes dos movimentos de ruptura do final do século XIX e as vanguardas modernas do início do século XX. Como principais autores para esta análise, foram selecionados os artistas Wassily Kandinsky e Kazimir Maliévitch, devido suas contribuições para a sistematização do abstracionismo e suprematismo, movimentos que os impulsionaram a articular seus próprios estudos sobre as cores. Com base nesta análise e no cruzamento de características comuns e divergentes entre as teorias, este texto propõe uma reflexão sobre a manipulação dos conceitos de sensorialidade, percepção e sensação, associados às formas de se pensar e produzir o que nomeamos de visualidade cênica, compreendendo quais ferramentas técnicas, recursos científicos e conceitos específicos do campo da iluminação cênica podem ser utilizados nos processos de criação artística e, mais especificamente, como contribuem para o pensamento e a prática de artistas que atuam nesta área. A segunda etapa da pesquisa foi executada tendo como princípio o referencial teórico-conceitual estudado na primeira etapa. Foram realizadas entrevistas com oito iluminadoras brasileiras, que possuem formações e carreiras diversas, a fim de examinar como e de que maneira o pensamento sobre o uso das cores de forma sensorial atravessa os trabalhos e os processos criativos destas artistas. A definição de um roteiro de entrevista dialógico se fez necessário para que houvesse a condução da narrativa apresentada sobre o tema abordado. As entrevistas, assim como os demais materiais técnicos e registros, foram analisados buscando-se pensar de que modos a sensorialidade das cores se faz presente nos trabalhos das iluminadoras.
-
Mostrar Abstract
-
*
|
|
10
|
-
Vanessa Aparecida de Resende Gomes
-
A “PERSONAGILIZAÇÃO” DA FIGURA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO TEATRAL NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
HÉCTOR BRIONES VÁSQUEZ
-
MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
-
Data: 16/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa busca refletir sobre como atividades performáticas e a personagilização do professor em sala de aula podem auxiliar em propostas que sejam eficazes no Ensino Médio, visto o desinteresse dos alunos em aulas realizadas com métodos arcaicos de ensino. Tais reflexões foram efetivadas com base no percurso realizado através do surgimento, desenvolvimento e consolidação do personagem intitulado “Vanessão” que, inicialmente, surgiu apenas para chamar a atenção dos alunos e fazer com que os mesmos ficassem atentos às aulas de Arte; posteriormente, passou a ser uma figura importante, dando a sua contribuição através de conteúdos da matéria que eram passados aos alunos pelo personagem e não somente pela professora. Para tal intento, foram analisadas aulas nas quais os alunos experenciaram o uso de personagens, associando a matéria contida no livro didático com as vivências de cada um. Após análises dos resultados obtidos, a pesquisa propõe o compartilhamento das experiências vividas em sala de aula para futuros planejamentos de aulas não somente de Arte, como de outros conteúdos, na intenção de que os professores possam construir aulas mais orgânicas, dialógicas e integrativas dentro do processo de ensino- aprendizagem. Dentre os autores citados nessa pesquisa, alguns nomes e ideias são fundamentais quando se discute a questão da educação, da linguagem teatral e da performance dentro da escola, tais como Paulo Freire, Ingrid Dormien Koudela e Richard Schechner.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to reflect on how performing activities and the "personalization" of the teacher in classroom can help in proposals that are effective in High School, given the lack of interest of students in classes held with archaic methods of teaching. Such reflections were made on the basis of the path taken through the emergence, development and consolidation of the character entitled "Vanessão", which initially appeared just to draw the students attention and make them to be attentive to the Art classes, and, later, became an important figure, making its contribution through contents of the subject that were passed on to the students by the character and not only by the teacher. For this purpose, classes were analyzed in which students experienced the use of characters, associating the subject in the textbook with the experiences of each one. After analysis of the obtained results, the research proposes the sharing of lived experiences in classroom for future lesson planning, not only of Art, but also of other contents, with the intention that teachers can create more organic, dialogical and integrative classes within the teaching-learning process. Among the authors cited in this research, some names and ideas are fundamental when discussing the issue of education, theatrical language and performance in school, such as Paulo Freire, Ingrid Dormien Koudela, Schechner.
|
|
11
|
-
Eder Nunes Saldanha
-
JOGOS TEATRAIS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO JUNTO A PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
-
Orientador : ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA VALIENGO
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
-
Data: 21/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa desenvolve uma análise bibliográfica de pesquisas anteriores consideradas relevantes, que utilizavam ou utilizam jogos teatrais improvisacionais dirigidos a pessoas com Síndrome de Down. Para tal, as referências foram mais delimitadas àquelas que se baseiam em princípios que priorizam as obras de Viola Spolin (2010) e Augusto Boal (1977), fontes primárias dos conceitos e perspectivas utilizados. Esses autores auxiliarão na delimitação do objeto investigado, bem como na compreensão do contexto histórico, social, cultural e político da pedagogia teatral, universo no qual as pessoas com deficiência serão aqui consideradas. Neste direcionamento, busco com esta análise efetivar e dar enfoque às oficinas teatrais pedagógicas dirigidas para pessoas com Síndrome de Down, não somente no âmbito terapêutico inclusivo num sentido mais corporal ou individual, mas também no âmbito social, em seus componentes de socialização. Há também uma justaposição, nas análises, de propostas de situações teatrais que proporcionem aos participantes o contato com a cena teatral, através do lúdico, do poético e do estético, bem como a abertura para um repertório de trabalho que possa ser realizado de maneira simples e breve, tanto para quem estuda e conduz essas aulas como para quem participa delas, sem que haja a obrigação de aprofundar-se em técnicas teatrais que não tenham pertinência e/ou exequibilidade em tais situações. Outro aspecto do presente estudo são as considerações sobre o capacitismo e sua conceituação, que ainda inicia sua presença em debates, rodas discursivas e mídias sociais. É neste registro do teatro como ato social, perceptivo e consciente que investigo em pesquisas já existentes as possibilidades do contato da linguagem teatral como experimento atraente para a pessoa com Síndrome de Down, explicitando quais seriam as “limitações”, onde e em que elas estão; e também esclarecendo como elas não colocam impedimentos para essas ações teatrais. Através dos mais diferentes princípios das propostas teatrais defendidas, procuro aqui oportunizar e alcançar a fruição e as criações artísticas estabelecidas e analisadas.
-
Mostrar Abstract
-
This research develops a bibliographical analysis of previous research considered relevant, which used or used improvisational theatrical games aimed at people with Down Syndrome. To this end, the references were more delimited to those that are based on principles that prioritize the works of Viola Spolin (2010) and Augusto Boal (1977), primary sources of the concepts and perspectives used. These authors will assist in the delimitation of the object investigated, as well as in understanding the historical, social, cultural and political context of theatrical pedagogy, a universe in which people with disabilities will be considered here. In this direction, I seek with this analysis to effectively and focus on pedagogical theatrical workshops aimed at people with Down Syndrome, not only in the inclusive therapeutic context in a more bodily or individual sense, but also in the social sphere, in its socialization components. There is also a juxtaposition, in the analyses, of proposals of theatrical situations that provide participants with contact with the theatrical scene, through play, poetic and aesthetic, as well as the opening to a repertoire of work that can be carried out in a simple and brief way, both for those who study and conduct these classes and for those who participate in them, without the obligation to delve into theatrical techniques that have no relevance and/or feasibility in such situations. Another aspect of the present study are considerations about capacitive and its conceptualization, which still begins its presence in debates, discursive wheels and social media. It is in this record of theater as a social, perceptive and conscious act, that I investigate in previous research already existing the possibilities of contact of theatrical language as an attractive experiment for the person with Down Syndrome, explaining what would be the "limitations", where and in which they are, and also clarifying how they do not placeimpediments to these theatrical actions. Through the most different principles of the theatrical proposals defended, I try here to opportunistize and achieve the enjoyment and artistic creations established and analyzed.
|
|
12
|
-
André Luiz Moura Siqueira
-
POR UMA INSTALAÇÃO PERFORMATIVA - Trilhas, Rastros e Vestígios de um Processo de Criação
-
Orientador : CLAUDIO ALBERTO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO ALBERTO DOS SANTOS
-
MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 22/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Por uma Instalação Performativa: Trilhas, Rastros e Vestígios de um Processo de Criação, é uma proposta de pesquisa teórico-prática gerada a partir do percurso de mestrado. Trata-se de um conjunto de ações que transitam entre experimentos a partir da linguagem fronteiriça do campo ampliado das artes cênicas. Buscou-se apreender o conceito de instalação tendo em vista a abordagem dos dispositivos de criação aqui trabalhados. Para isso, procurou-se compreender as características dos aspectos conceituais e artísticos, propondo, assim, uma reflexão a partir da instalação e as possíveis aproximações com a linguagem cênica. Estabelecendo olhar e tendo enquanto principais referências artísticas e teóricas, Jorge Glusberg (2013); Gilberto Icle (2019); Jussara Janning Xavier (2019), Cecília Almeida Salles (2011), porque nessas pesquisas os processos de criação realçam o gesto inacabado. A partir dos artistas intercessores outras linhas foram esticadas desde grande novelo, Antonin Artaud (1896-1948), Chiharu Shiota (1972), Hélio Oiticica (1937-1980), Sónia Gomes (1948) e Edith Derdyk (1955), artistas que foram/são intercessores, inspiradores e com quais estão/são, enquanto alicerce com a constituição desta dissertação.Buscouse tecer um amplo panorama, parecido como uma grande colcha de retalho, esquadrinhando e apontando possíveis sentidos inventivos para a costura a partir da materialidade do papelão e o desenrolar de suas tramas. Por meio de dois momentos, a montagem e realização da Instalação Performativa, uma na cidade de São João del- Rei- MG e Gurupi- TO. Com estes deslocamentos se fez possível aproximação, interação e envolvimento com público participante. Apresento e analiso por meio de diversas imagens: as trilhas, rastros e vestígios destes percursos e processos do trabalho como um todo.
-
Mostrar Abstract
-
For a Performative Installation: Trails, Traces and Vestiges of a Process of Creation, is a theoretical-practical research proposal generated from the course of master's degree. It is a set of actions that transit between experiments from borderline language of the expanded field of performing arts. We sought to apprehend the concept of installation in view of the approach to creation devices here worked. For this, an attempt was made to understand the characteristics of the aspects conceptual and artistic, thus proposing a reflection from the installation and the possible approximations with the scenic language. Establishing gaze and having as main artistic and theoretical references, Jorge Glusberg (2013); gilbert Icle (2019); Jussara Janning Xavier (2019), Cecília Almeida Salles (2011), because in these researches, the creation processes highlight the unfinished gesture. Starting from intercessory artists other lines were stretched from the great ball, Antonin Artaud (1896-1948), Chiharu Shiota (1972), Hélio Oiticica (1937-1980), Sonia Gomes (1948) and Edith Derdyk (1955), artists who were/are intercessors, inspirers and with which they are/are, as a foundation with the constitution of this dissertation. weave a wide panorama, similar to a large patchwork quilt, scrutinizing and pointing out possible inventive directions for sewing from the materiality of the cardboard and the unfolding of its wefts. Through two moments, the assembly and realization of the Performative Installation, one in the city of São João del- Rei-MG and Gurupi-TO. With these displacements it was possible to approach, interaction and involvement with the participating public. I present and analyze through several images: the trails, traces and vestiges of these paths and processes of the work as a whole.
|
|