Memorização para a Performance: o reflexo da utilização dos guias de execução para a formação e evocação das memórias declarativas de longo prazo.
Memória e performance musical, Memorização, Guias de execução, Memória declarativa, Chafin
A presente pesquisa investigou a eficácia dos guias de execução de Chaffin na formação e evocação da memória declarativa em alunos de performance musical da UFSJ, ao utilizá-los em repertórios de gêneros variados. A pesquisa valeu-se de delineamento semi experimental que focou em um único grupo de intervenção. A metodologia dividiu-se em três fases: revisão bibliográfica, experimentação e análise dos dados coletados. A análise foi feita com base em conteúdo qualitativo, buscando compreender as mudanças cognitivas e percepções dos participantes quanto ao uso consciente da memória na performance musical. Inspirado no trabalho de Chaffin, Imreh e Crawford (2002) e Gerber (2012), o estudo utilizou os guias de execução básicos, estruturais, interpretativos e expressivos, como ferramentas para recuperação da memória durante a performance. Esses guias se baseiam na teoria da expert memory, que valoriza a codificação significativa, estruturas de recuperação bem consolidadas e o rápido acesso à memória de longo prazo. Os resultados preliminares indicam que o uso consciente dos guias favorece a formação de uma memória mais segura e estratégica, servindo como âncoras cognitivas durante a performance. Os participantes relataram maior clareza nos “pontos de referência” memorizados, que atuaram como redes de segurança. Guias básicos e estruturais foram os mais utilizados, mas os guias expressivos e interpretativos também se mostraram úteis na memorização de aspectos subjetivos e artísticos da música.