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Romário Allef Ribeiro Silva
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O IMAGINÁRIO SOCIODISCURSIVO DE PROFESSORES DE FLAUTA TRANSVERSAL NOS CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS DE MÚSICA DE MINAS GERAIS
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Orientador : ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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CARLA SILVA REIS
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MARIA ODÍLIA DE QUADROS PIMENTEL
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LEONARDO LOUREIRO WINTER
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Data: 13/04/2023
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O estado de Minas Gerais possui doze conservatórios em sua rede de ensino, mantidos, integralmente, pela Secretaria de Estado de Educação e se destaca no cenário nacional no que tange à integração do ensino de música na rede pública de ensino, recebendo cerca de 30 mil alunos. Destes, aproximadamente, 11 mil atendidos diretamente pelos Conservatórios e os outros 19 mil através de convênios e projetos realizados em parceria com escolas de educação básica. Neste trabalho, buscaremos analisar o Imaginário Sociodiscursivo construído pelos professores dos conservatórios mineiros acerca do ensino da flauta transversal. Com esse propósito, a pesquisa foi fundamentada na proposta semiolinguística de Patrick Charaudeau (2016), na qual o Imaginário Sociodiscursivo é entendido como um engendramento de discursos que circulam nos grupos sociais, organizando-se em sistemas de pensamento coerentes, criadores de valores, desempenhando o papel de justificação da ação social e se depositando na memória coletiva deste grupo. A partir da análise das respostas coletadas, identificamos a recorrência de padrões discursivos e o nível de adesão dos professores a discursos específicos, identificando, assim, os saberes mobilizados em seus discursos. Desse modo, acreditamos ser possível identificar/constatar quais são os modos de ver, de julgar e interpretar o ensino de flauta, por meio de processos discursivos de discriminação, descrição, classificação e atribuição de valores. A caracterização dos professores participantes se fez a partir das configurações identitárias propostas por Vasconcelos (2001) em que os professores são categorizados como orientador, profissional, animador ou mentor. Na nossa análise, os professores participantes da pesquisa foram enquadrados em um desses perfis identitários, o que nos ajuda a compreender a construção dos imaginários que eles apresentam em seus discursos. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da posição/ atuação dos professores e do ensino de flauta transversal na rede de conservatórios mineiros.
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The State of Minas Gerais, Brazil, counts with twelve Music Conservatories in its Educational system. They are maintained and funded by the Minas Gerais State Education Secretariat, and they stand out in the nation by integrating music teaching into the public education system. The conservatories attend to thirty thousand music students in the State of Minas Gerais, from which eleven thousand are attended directly by the conservatories and the other nineteen thousand are attended in cooperation with regular public schools. The conservatories in Minas Gerais State, since their creation during the 1950’s, play important roles such as training musicians and promotion of arts, especially the music. These institutions, located in almost every region of the state, offer professional training on various music instruments, including the flute. The main purpose of this study is to analyse the sociodescursive imaginary built by the conservatories flute teachers about their own flute teaching.Considering this purpose, this research was based on the semiolinguistics of Patrick Charaudeau (2016), in which the sociodescursive imaginary is understanded as an speech engendering of social groups. This sociodescursive imaginary is organized in coherent thinking systems, which generate values and develop the role of social justification and create collective memories in this group. Based on data analysis, we seek to identify the reconrecy of discursive patterns and the level of flute teachers adherence to specific discourse patterns. Therefore, we believe we can identify the teacher’s comprehension aspects of their own flute teaching, by the means of their speeches of description, discrimination, classification and values. The characterization of the teachers was done following the identity configurations of Vasconcelos (2001). The results shows that teachers identities with this profile, which helps us to understand their sociodescursive imaginary on their speeches. We hope this work can enrich the discussion about the flute teacher activities and their teaching on the Conservatoires of Minas Gerais, Brazil
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Ana Carolina dos Santos Martins
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REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA PARA ATUAÇÃO JUNTO A ESTUDANTES SURDOS NA ESCOLA FORMAL
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Orientador : ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
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CARLA SILVA REIS
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CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
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VIVIANE DOS SANTOS LOURO
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Data: 10/07/2023
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Nos últimos anos, vimos as políticas públicas, a legalização de processos e o fomento das práticas da educação inclusiva avançarem no Brasil. Concomitantemente, a inclusão de estudantes com deficiências tornou-se uma realidade bastante presente no cotidiano escolar, o que exigiu das instituições: construções de processos arquitetônicos e pedagógicos, adaptações metodológicas ampliadas e professores especializados para atender a essa demanda. Por essa razão, desenvolvemos um estudo com o objetivo de analisar se a formação de futuros docentes dos cursos de Licenciatura em Música das instituições públicas do Brasil contempla o atendimento a esse público e, no caso específico desta pesquisa, os estudantes surdos no contexto da escola formal. Assim, a investigação seguiu uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de pesquisa documental, nos principais documentos norteadores da formação de professores – os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs); e ainda, nas dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via palavras-chave correlacionadas ao ensino de música para estudantes surdos, e em publicações realizadas pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), abrangendo os anos de 2019 a 2021 a fim de que, por meio dos materiais analisados, pudéssemos evidenciar a necessidade de uma formação especial para atender os estudantes surdos e evidenciar a urgência do desenvolvimento de estudos nessa área, acompanhando dessa maneira o avanço da educação inclusiva no Brasil. Com base em uma análise crítica dos documentos, a pesquisa pretendeu comprovar a hipótese de que há pouco sendo estudado, refletido e vivenciado na formação dos futuros docentes, no que se refere às possíveis relações do estudante surdo com a música. Por essa razão, buscou-se demostrar a imprescindibilidade de reformulações nos PPCs e nos processos formativos das Licenciaturas em Música das instituições públicas brasileiras, desde a inclusão da disciplina de Libras no currículo dos cursos, às conduções didático-metodológicas, às referências teóricas norteadoras dos processos e à compreensão desse sujeito enquanto estudante. Por fim, esta pesquisa esteve comprometida com a igualdade e a equidade de oportunidades educacionais a todos os estudantes, especialmente o estudante surdo no contexto da escola formal, e com a oferta de aulas de Música com qualidade, ministradas por professores metodologicamente preparados para que esses estudantes possam, de fato, vivenciar os diversos ganhos que o aprendizado da música oportuniza.
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In recent years, we have seen public policies, process legalization, and the promotion of inclusive education practices advancing in Brazil. Concomitantly, the inclusion of students with disabilities has become a very present reality in school life, requiring institutions to build architectural and pedagogical processes, expanded methodological adaptations, and specialized teachers to meet this demand. For this reason, we conducted a study to analyze if the formation of future teachers of the Music Licensure courses in Brazilian public institutions contemplates the attendance of this public and, in the specific case of this research, deaf students in the context of formal school. Thus, the study followed a qualitative approach, developing through documentary research, in the primary guiding documents of teacher formation - the Curricular Pedagogical Projects (PPCs); and also, in the dissertations and theses of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), through keywords related to the teaching of music for deaf students, and in publications made by the Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) and Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), covering the years from 2019 to 2021 for, through the analyzed materials, we could demonstrate the need for special training to meet deaf students and evidence the urgency of developing studies in this area, thus accompanying the advance of inclusive education in Brazil. Based on a critical analysis of the documents, the research intended to prove the hypothesis that there is little being studied, reflected, and experienced in forming future teachers regarding the possible relationships of deaf students with music. For this reason, it was sought to demonstrate the relentless need for reformulations in the PPCs and in the formative processes of the Music Licensure of the Brazilian public institutions, from the inclusion of the Libras (Brazilian Sign Language) discipline in the curricula of the courses to the didactic-methodological guidance to the theoretical references guiding the processes and to the understanding of this subject as a student. Finally, this research was committed to the equality and equity of educational opportunities for all students, mainly the deaf student in the context of formal school, and with the offering of Music classes with quality, taught by methodologically prepared teachers so that these students can experience the various gains that the learning of music offers.
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ADAILTON APARECIDO CORREA
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Catálogo temático das obras sacras de Cesário Mendes de Cerqueira na Corporação Musical Nossa Senhora das Dores de Itapecerica (MG)
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Orientador : JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE AZEVEDO COSTA
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EDILSON ASSUNCAO ROCHA
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JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
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MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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Data: 22/09/2023
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A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um catálogo das obras sacras de Cesário Mendes de Cerqueira (1896-1981) da Corporação Musical Nossa Senhora das Dores, de Itapecerica (MG), tendo como base, os princípios oriundos das teorias arquivísticas modernas. O volume documental que veio se acumulando nos arquivos das corporações musicais brasileiras, durante séculos, tem se vislumbrado enorme. Nesse sentido, emerge um vasto patrimônio documental musicográfico e iconográfico musical, revelando um capital cultural expressivo no âmbito brasileiro e, mais especificamente, mineiro. Nesse contexto, se encontra a Corporação Musical Nossa Senhora das Dores de Itapecerica e seu acervo, no qual, estão as obras do compositor e professor Cesário Mendes que contam com um volume de, aproximadamente, 400 composições. Nesse universo, destaca-se as obras sacras, e a proposta de se elaborar um catálogo das mesmas oferece possibilidades de novos trabalhos de pesquisa, facultando o acesso a pesquisadores e gerando novas perspectivas nesta área de conhecimento. Por sua vez, é premente a necessidade de se ter os conceitos básicos de “Gestão Documental” aplicados ao acervo desta instituição. Nesse contexto, a falta de conhecimento sobre o assunto, por vezes generalizada nas bandas de música, põe em risco princípios que estabelecem a identidade de um documento, junto ao seu órgão produtor, garantindo assim, uma individualidade no conjunto orgânico em que esse documento faz parte. É nesse sentido, que a arquivologia estabelece diretrizes para a ordenação e preservação de documentos, com uma gestão adequada dos mesmos, garantindo seu potencial informacional presente e futuro. O conjunto das obras de Cesário Mendes que vai do sacro ao profano, representa parte importante e significativa para a história de Itapecerica (MG) e para a cultura nacional. Com especial ênfase nas obras sacras foi possível realizar a catalogação de um número de 103 obras desse gênero musical. Em vista dos procedimentos e resultados alcançados ao final deste trabalho, esses poderão corroborar a revitalização, preservação e conservação do acervo que, por mais de dois séculos, vem consolidando uma identidade cultural do município de Itapecerica.
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This research aims to produce a catalogue of the sacred art pieces of Cesário Mendes de Cerqueira (1896-1981) at the Musical Corporation Our Lady of Sorrows, in Itapecerica (MG), based on the principles coming from modern archival theories. The documentary volume that has been amassed in Brazilian musical corporations archives for centuries is huge. In this sense, a vast music graphic and musical iconographic documentary heritage emerges, revealing an expressive cultural capital in Brazil and, more specifically, in Minas Gerais. In this context, there is the Musical Corporation Our Lady of Sorrows in Itapecerica and its collection, in which one can find works of composer and professor Cesário Mendes, a collection that has approximately 400 compositions. In this scope, the sacred works stand out, and the proposal to elaborate a catalogue offers possibilities of new research works, providing access to researchers and generating new perspectives in this branch of knowledge. In turn, it is urgent to have the basic concepts of "Document Management" applied to the collection of such institution. In this context, the lack of knowledge on the subject, at times widespread among music bands, puts at risk principles establishing the identity of a document together with its producer organ, ensuring thus an individuality in the organic set which this document is part of. It is in this sense that archival science establishes guidelines for both the ordering and the preservation of documents with proper management, ensuring their present and future informational potential. The set of works of Cesário Mendes, which goes from sacred to profane, represents important and significant part for the history of Itapecerica (MG) and for the national culture. With special emphasis on sacred works, it was possible to carry out the cataloging of a number of 103 compositions of this musical genre. As for the procedures and results achieved at the end of this work, they can corroborate the revitalization, preservation and conservation of such collection which, for over two centuries, has been consolidating a cultural identity of the city of Itapecerica.
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Cássia Mariza Resende
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O IMPACTO DAS PRÁTICAS MUSICAIS COMO FATOR PROTETIVO PARA A QUALIDADE DE VIDA OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE
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Orientador : SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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EDSON JOSÉ DE CARVALHO MAGACHO
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SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
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Data: 10/11/2023
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Contexto: A síndrome de Burnout é caracterizada quando o indivíduo sofre, muitas vezes de forma crônica, os efeitos somáticos dos agentes estressores que não são enfrentados. Evidências mostram como o indivíduo precisa buscar formas de minorar os efeitos nefastos do estresse em sua qualidade de vida, sobretudo na realidade da pandemia. Neste sentido, as práticas musicais têm um papel fundamental tanto no que se refere à mobilização emocional que pode auxiliar no equilíbrio mental e melhor enfrentamento de situações estressantes quanto na ampliação de funções cerebrais, tais como cognição, memória, emoção e inteligência. Objetivo: Verificar o impacto protetivo da experiência musical na incidência da síndrome de Burnout entre os profissionais da equipe de saúde do Hospital Nossa Senhora das Mercês (São João del-Rei/MG). Sujeitos e métodos: Foram recrutados 45 sujeitos para este estudo - funcionários do corpo de saúde do Hospital Nossa Senhora das Mercês - com mais de 18 anos, que não estiverem em tratamento psiquiátrico e sem uso de psicotrópicos. O desenho do estudo foi primário, observacional, transversal, retrospectivo, analítico e comparativo. Foram aplicados dois instrumentos de avaliação (questionários): Questionário preliminar de Identificação da Burnout (elaborado e adaptado por Chafic Jbeili a partir do Maslach Burnout Inventory – MBI) e a versão portuguesa do Brief Music Experience Questionnaire (Brief MEQ). Resultados: Os resultados indicam que os sujeitos com menores escores no Questionário de Chafic Jbeili (rastreio para Síndrome de Burnout) apresentam escores significativamente maiores em relação à experiência musical (p<0.05). Discussão e Conclusão: O presente estudo incluiu 45 sujeitos, funcionários do corpo de saúde do Hospital das Mercês (São João del-Rei/Minas gerais/Brasil). A amostra pode ser considerada reduzida devido ao período de preenchimento dos questionários, uma vez que este coincidiu com o início da Pandemia pelo Covid-19 em território nacional. Conforme ficou demonstrado, a tendência de que a experiência musical atua como fator protetivo no ambiente estressor no âmbito hospitalar pode indicar futuras estratégias preventivas em relação ao nível de estresse das equipes de saúde, como por exemplo a inclusão das práticas musicais para os membros da equipe.
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Context: Burnout syndrome is characterized when the individual suffers, often chronically, the somatic effects of stressors that are not coped with. Evidence shows how the individual needs to seek ways to mitigate the harmful effects of stress on his quality of life, especially in the pandemic reality. Concepts such as resilience and self-efficacy have been deepened in the search for ways that help the individual to better cope with the difficulties of life. In this sense, musical practices have a fundamental role both in terms of emotional mobilization that can help mental balance and better cope with stressful situations, and in the expansion of brain functions such as cognition, memory, emotion, and intelligence. Objetive: a) to verify the protective impact of musical experience on the incidence of Burnout syndrome among the health team professionals of the Nossa Senhora das Mercês Hospital (São João del-Rei/MG); Subjects and methods: 45 subjects were recruited for this study - healthcare workers from the Nossa Senhora das Mercês Hospital - over 18 years of age, not under psychiatric treatment and not using psychotropic drugs. The study design was primary, observational, cross-sectional, retrospective, analytical and comparative. Two evaluation instruments (questionnaires) were applied: preliminary Burnout Identification Questionnaire (prepared and adapted by Chafic Jbeili from the Maslach Burnout Inventory - MBI) and the Portuguese version of the Brief Music Experience Questionnaire (Brief MEQ). Results: the results indicate that subjects with lower scores on the Chafic Jbeili Questionnaire (screening for Burnout Syndrome) have significantly higher scores in relation to musical experience (p<0.05). Discussion and Conclusion: The present study is part of a research that will include about 300 subjects, employees of the Hospital das Mercês healthcare staff (São João del-Rei/Minas gerais/Brazil). The sample of 45 subjects will be used to show the trends of the study. Because of this still small sample universe, it was not possible to investigate other aspects such as possible gender differences or differences among the various sectors of the hospital. It is expected that such data can be generated from the target sample of 300 subjects. As demonstrated, the trend that musical experience acts as a protective factor in the stressful environment in the hospital setting may indicate future preventive strategies regarding the level of stress in the healthcare staff, such as the inclusion of musical practices for the healthcare team members.
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Leandro Mendes Pinheiro da Silva
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MÚSICA E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO COMPARATIVO NO CAMPO DA EXPERIÊNCIA MUSICAL ENTRE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LOBO DE MESQUITA (DIAMANTINA/MG)
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Orientador : SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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MARIA AMÉLIA CASTILHO FEITOSA CALLADO
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Data: 30/11/2023
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Por anos convivemos com o adoecimento mental e ao mesmo tempo também vamos buscando a sanidade mental, sendo mentalmente saudável aquele que consegue reagir positivamente ao que a vida exige, de forma a harmonizar aspirações, aptidões, anseios, conceitos e emoções. Nesse sentido a relação entre a saúde mental e as diversas experiências com a música precisam ser estudadas, pois ainda há temas importantes pouco ou não explorados, por isso essa pesquisa teve intenção de verificar como o nível de experiência musical se relaciona com os níveis de depressão, estresse e ansiedade. Foi realizado um estudo primário, observacional, transversal, retrospectivo, analítico e comparativo. Foram coletados 80 questionários como adultos (a partir de 18 anos) do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita em Diamantina-MG. Os dados coletados foram informações socioeconômicas e trajetória na música, aplicou-se também o MEQ, o Inventário de Ansiedade Traço e o Questionário de Depressão, Ansiedade e Estresse. Os resultados preliminares apresentaram uma amostra com homens (30,6%) e mulheres (69,4%) em maioria na faixa etária de 31 a 40 anos (37,5%), com ensino superior completo (26,3%), trabalhadores (as) e estudantes (35%), não declarados profissionais da música (90%), cursando violão (41,3%), sendo o tempo de estudo do instrumento entre seis meses a três anos (48,8%). Como motivação para estar no Lobo de Mesquita foram destacados em ordem: realização de sonho, aprender um novo instrumento, melhorar a mente, ocupar um tempo livre, melhorar a performance e por indicação de profissional de saúde. Sobre o MEQ constatamos que em se tratando de experiência com a música em geral não há diferenças significativas entre homens e mulheres, porém na análise das variáveis os homens tendem a perceber menos efeitos psicoativos e fatores emocionais, já as mulheres tem menos compromisso com a música e mais reações subjetivas e físicas. No grupo estudado a tendência para ansiedade, estresses e depressão encontram-se dentro dos limites esperados. A relação de homens e mulheres com maiores escores para experiência com a música também apresentam bons escores para não adoecimento mental (depressão, estresse ou ansiedade de algum tipo). Assim podemos inferir que a relação com música se dá de formas diferentes em homens e mulheres, mesmo que sejam ambos “protegidos” do adoecimento mental, as mulheres têm mais relações sentimentais e os homens menos, isso também se deve ao papel social, por exemplo: homens não choram. Portanto, a música é experimentada pelos estudantes do Lobo de Mesquita e sua relação com a saúde mental é diretamente proporcional, embora análises futuras possam nos mostrar aspectos mais intensos da experiência musical e como avalia-la.
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For years we live with mental illness and at the same time we are also looking for mental health, being mentally healthy the one who can react positively to what life requires, in order to harmonize aspirations, aptitudes, desires, concepts and emotions. In this sense, the relationship between mental health and the different experiences with music needs to be studied, as there are still important themes that are little or not explored, so this research was intended to verify how the level of musical experience is related to the levels of depression. , stress and anxiety. A primary, observational, cross-sectional, retrospective, analytical and comparative study was performed. Eighty questionnaires were collected as adults (from 18 years old) from the Lobo de Mesquita State Music Conservatory in Diamantina-MG. The data collected were socioeconomic information and trajectory in music, the MEQ, the Trait Anxiety Inventory and the Depression, Anxiety and Stress Questionnaire were also applied. Preliminary results showed a sample with men (30.6%) and women (69.4%) mostly in the age group of 31 to 40 years (37.5%), with complete higher education (26.3%), workers and students (35%), undeclared music professionals (90%), studying guitar (41.3%), and the time spent studying the instrument ranged from six months to three years (48.8%). As motivation to be at Lobo de Mesquita, they were highlighted in order: dream fulfillment, learning a new instrument, improving the mind, occupying free time, improving performance and by indication of a health professional. Regarding the MEQ, we found that in terms of experience with music in general, there are no significant differences between men and women, but in the analysis of variables, men tend to perceive less psychoactive effects and emotional factors, while women have less commitment to music. and more subjective and physical reactions. In the group studied, the tendency for anxiety, stress and depression are within the expected limits. The ratio of men and women with higher scores for experience with music also present good scores for not being mentally ill (depression, stress or anxiety of some kind). Thus, we can infer that the relationship with music occurs in different ways in men and women, even if they are both “protected” from mental illness, women have more sentimental relationships and men less, this is also due to their social role, for example. : men do not cry. Therefore, music is experienced by Lobo de Mesquita students and its relationship with mental health is directly proportional, although future analyzes may show us more intense aspects of the musical experience and how to evaluate it.
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Ana Maria Janunzzi de Salles
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“Meu tempo é hoje”: o processo de ensino-aprendizado do piano e as múltiplas velhices
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Orientador : CARLA SILVA REIS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA SILVA REIS
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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ADRIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO MENDES
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Data: 07/12/2023
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O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as particularidades do processo de ensino-aprendizagem de piano na velhice no âmbito do projeto de extensão universitária "Meu tempo é hoje: o piano na terceira idade" (PROEX/UFSJ). Pretende-se também abordar o conceito de múltiplas velhices na sociedade contemporânea por meio de diálogos epistêmicos com outras áreas de conhecimento; clarificar quais são as consonâncias e dissonâncias, possibilidades e dificuldades da Pedagogia do Piano em relação ao aluno idoso, a partir da perspectiva da educação inclusiva e também indicar estratégias e materiais didáticos adequados à faixa etária abordada. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório desenvolvida em duas vertentes, bibliográfica e experimental.
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The general objective of the present work is to investigate the particularities of the piano teaching-learning process in old age in the scope of the university extension project "My time is today: the piano in old age" (PROEX/UFSJ). It is also intended to approach the concept of multiple old ages in contemporary society through epistemic dialogues with other areas of knowledge; to clarify which are the consonances and dissonances, possibilities and difficulties of Piano Pedagogy in relation to the elderly student, from the perspective of inclusive education and also to indicate appropriate teaching strategies and materials for the age group addressed. This is an exploratory research developed in two strands, bibliographic and experimental.
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IGHOR PATRICK ANDRADE DOS ANJOS
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Travessias entre o erudito e o popular: um estudo a partir de narrativas biográficas de pianistas brasileiros
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Orientador : CARLA SILVA REIS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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CARLA SILVA REIS
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LEONARDO BARRETO LINHARES
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STEFANIE GRACE AZEVEDO DE FREITAS
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Data: 14/12/2023
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Considerando a recente inserção da música popular no campo acadêmico brasileiro e a força da tradição europeia no ensino do piano, é possível compreender como a dicotomia erudito/popular ainda prevalece. No entanto, a figura do “Músico Anfíbio” (AQUINO, 2007), que combina os saberes da música de concerto e da música popular em uma prática musical plural, inovadora e alinhada com o atual mercado musical, se faz cada vez mais presente no contexto brasileiro. Diante dessa premissa, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar o processo de formação musical e atuação profissional - nos universos da música de concerto e da música popular - de quatro pianistas atuantes no mercado musical brasileiro atual. Para tanto, será realizada uma investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR, 2010) utilizando a entrevista narrativa (FLICK, 2013) como ferramenta metodológica. Espera-se que os resultados da pesquisa esclareçam questões relacionadas à formação e atuação do pianista brasileiro na atualidade.
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Considering the recent introduction of popular music as scientific subject into the Brazilian Academic Community and the european tradition present in the piano education, it is possible to comprehend how the dichotomy erudite/popular still prevails. However, the “Amphibious Musician” profile (AQUINO, 2007), that combines both popular and concert music knowledge in a multiple and creative musical activities, are growing in numbers and showing itself more suitable to the actual work demand in the brazilian context. Given these considerations, this research aims to look into the musical education process and professional activity – in both popular music and concert music universes - of four pianists acting in brazilian territory. To achieve its objective, this research pretends to use the method of biographic-narrative investigation (BOLÍVAR, 2010) through the approach of narrative interview (FLICK, 2013). It is expected as result to clarify issues that concern the musical education and professional acting of the brazilian pianist nowadays.
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Jean Carlos Gomes da Costa
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EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE ARTÍSTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PERFORMANCE MUSICAL
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Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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MEMBROS DA BANCA :
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CATARINA LEITE DOMENICI
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GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
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ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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Data: 14/12/2023
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O presente trabalho apresenta uma pesquisa artística realizada a partir da autoetnografia. No primeiro capítulo, além de apresentar a metodologia aplicada, encontra-se uma discussão teórica acerca dos principais conceitos abordados, como performance, construção da performance e autenticidade da performance. No segundo capítulo, evidencia-se o processo de construção e preparação de um recital de violão solo, desde a seleção do repertório até a sua realização. Nele, identificamos tanto análises de cunho musicológico quanto discussões baseadas nas tomadas de decisões artísticas e suas implicações na construção de uma performance. Além disso, este capítulo dedica boa parte da discussão sobre o recital proposto. Nesse sentido, o trabalho apresenta um panorama geral de como organizar e planejar uma performance, abordando aspectos da prática instrumental, um possível caminho para seleção do repertório e questões extra musicais, referentes à produção do recital.
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Mostrar Abstract
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This research is based on autoethnography. The first chapter shows the metodology and theoretcal discussion about the more important concepts to this research: performance, performance construction and authenticity. The second chapter discuss about the process of a performance and preparing a solo guitar recital, which can be indentificated musicological analysis and implications of the decisions in performance. Furthermore, this chapter devotes much of the discussion to the proposed recital. In this sense, this research presents a general overview of how to organize and plan a performance, addressing aspects of instrumental practice, a possible path for selecting the repertoire and extra-musical issues relating to the production of the recital.
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MILENE ALICE DO SACRAMENTO
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Proposta para a elaboração de um catálogo de obras e documentos musicográficos de Presciliano José da Silva
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Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDÉSIO DE LARA MELO
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JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
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Lenita Waldige Mendes Nogueira
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MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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Data: 15/12/2023
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A obra musical do compositor mineiro Presciliano José da Silva é difundida, em sua maior parte, por manuscritos musicais sob a custódia de diferentes instituições. Orquestras no Campo das Vertentes em Minas Gerais executam algumas de suas composições anualmente, e ainda que seja um nome de destaque no cenário nacional brasileiro, não há notícias sobre a existência de um catálogo de suas obras, assim como das fontes que as transmitem. O principal objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de catalogação de obras e documentos musicográficos do compositor, de forma a proporcionar um instrumento com informações substanciais, permitindo aos interessados uma visão ampla e organizada da lavra musical de Presciliano José da Silva. Fundamentado em normas descritivas nacionais e internacionais, o processo da pesquisa se ancorou em leituras críticas de exemplares de catálogos de autores luso-brasileiros de reconhecida importância, assim como de ferramental metodológico aplicado ao estudo de documentos musicais. Como resultado apresentaremos uma proposta sólida, balizada tecnicamente em conceitos e teorias da arquivística e, acima de tudo, um instrumento de ampla difusão do insigne compositor.
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Mostrar Abstract
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The musical work of Minas Gerais composer Presciliano José da Silva is disseminated, for the most part, by musical manuscripts under the custody of different institutions. Orchestras in Campo das Vertentes in Minas Gerais perform some of his compositions annually, and although he is a prominent name in the Brazilian national scene, there is no news about the existence of a catalog of his works, as well as the sources that transmit them. The main objective of this research is to elaborate a proposal for cataloging the composer's musicographic works and documents, in order to provide an instrument with substantial information, allowing interested parties to have a broad and organized view of Presciliano José da Silva's musical work. Based on national and international descriptive standards, the research process was anchored in critical readings of catalogs by portuguese and brazilian authors of recognized importance, as well as methodological tools applied to the study of musical documents. As a result, we will present a solid proposal, technically based on archival concepts and theories and, above all, an instrument of wide diffusion of the renowned composer.
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PRISCILA LA GATTA CARMINATE
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CAPRICHO DE CHORO DE HAMILTON DE HOLANDA: ARRANJO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA CRAVO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE PERFORMANCE
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Orientador : BRUNO SOARES SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO SOARES SANTOS
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GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
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HELENA MARINHO
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MAYRA CRISTINA PEREIRA
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Data: 18/12/2023
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A pesquisa se destina à transcrição e ao arranjo de “Capricho de Choro”, de Hamilton de Holanda, para cravo, mediante uma série de escolhas formais e interpretativas, por meio das quais o idiomatismo do instrumento possa ser adequadamente explorado para a performance de música popular brasileira. Como motivação para a pesquisa, tem-se as semelhanças sonoras e idiomáticas entre bandolim e cravo, além do fato de que há um largo campo para a expansão do uso do cravo na música popular brasileira, como indica a revisão de literatura.
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This research aims to make a transcription and an arrangement for harpsichord of “Capricho de Choro”, by Hamilton de Holanda, through a series of formal and interpretative choices, by which idiomatism can be adequately explored in popular Brazilian music performance. Sound similitudes between the bandolin and the harpsichord as well as the space for the expantion for the use of the harpsichord in Brazilian popular music, as shown in the literature review, have been the motivation for this research.
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