Dissertações/Teses
2024
Dissertações
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  • CARLENE SILVA SANTOS
  • FREQUÊNCIA DE DESCONFORTOS FÍSICOS POSTURAIS EM MÚSICOS TECLADISTAS EM SÃO LUÍS (MA)

  • Orientador : MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • CARLA SILVA REIS
  • JOÃO GABRIEL MARQUES FONSECA
  • MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
  • Data: 24/05/2024

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  • Tocar um instrumento musical requer uma alta demanda física e, se realizada com desequilíbrio, pode levar a um afastamento do profissional das suas atividades. Sendo assim, pesquisadores reconhecem que esta demanda pode afetar a performance do músico instrumentista. Diante deste contexto, os objetivos deste trabalho foram (1) investigar a prevalência de desconfortos físicos posturais e (2) mapear os tipos de desconfortos físico-posturais e as regiões corporais posturais mais afetadas. O grupo de estudo foi formado por tecladistas residentes na cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. A partir da conceituação de postura, foram discutidos os aspectos fundamentais da biomecânica da postura corporal nas posições em pé e sentada; foi realizado um estudo sobre os desequilíbrios posturais mais frequentes, buscando suas causas e consequências. Após isto, foi feita a transposição destes aspectos fundamentais da biomecânica da postura corporal para a performance do teclado. Os métodos adotados para o delineamento da pesquisa são classificados em pesquisa bibliográfica com levantamento de campo. A presente pesquisa adotou a abordagem quantitativa (coleta de dados numéricos), e possui o caráter exploratório. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação do questionário estruturado (perguntas fechadas) não participante. O questionário foi enviado de forma virtual (WhatsApp e e-mail). De acordo com o estudo foi possível concluir que os músicos tecladistas têm um alto índice de desconfortos físicos posturais; o tipo de desconforto predominante foi o cansaço/fadiga muscular; a região mais afetada foi a dos membros superiores; não realizam trabalhos posturais e provavelmente realizam sua atividade profissional sentindo desconfortos físicos posturais; a busca por ajuda acontece após o adoecimento e/ou interrupção das atividades laborais; a predominância pela forma de ensino foi o informal e a prática de exercícios físicos, a pausa e descansos não aturaram como forma protetiva para o surgimento dos desconfortos físicos posturais.


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  • Playing a musical instrument requires a high physical demand, which, once unbalanced,
    can lead to the professional being removed from their work activities. Therefore,
    researchers recognize that this demand can affect the instrumental musician's career.
    Given this context, the objectives of this work are to evaluate the frequency of physical
    postural discomforts in keyboard players living in the city of São Luís, Maranhão,
    Brazil and to analyze the types and body regions of the most frequent physical postural
    discomforts in keyboard players living in the city of São Luís, Maranhão, Brazil. From
    the conceptualization of posture, the fundamental aspects of the biomechanics of body
    posture in standing and sitting positions were discussed; A study was carried out on the
    most frequent postural imbalances, looking for their causes and consequences. After
    this, these fundamental aspects of the biomechanics of body posture were transposed to
    the universe of keyboard performance. The methods adopted to design the research are
    classified as bibliographical research with field survey. This research adopted a
    quantitative approach (collection of numerical data), and is exploratory in nature. The
    data collection technique used was the application of a non-participant structured
    questionnaire (closed questions). The questionnaire was sent virtually (WhatsApp and
    email). According to the study, it was possible to analyze, through biomechanics, the
    possible physical postural discomforts that keyboard players are prone to.

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  • Carmem Célia Gomes
  • O Canto das Heus da cidade de Congonhas - MG: um estudo para identificação e resgate em um rito da Sexta-feira da Paixão

  • Orientador : JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • FABIO HENRIQUE VIANA
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 31/05/2024

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  • Este trabalho tem por objetivo fazer o registro de possíveis formas e como era executado o canto das Heus no passado da cidade de Congonhas, Minas Gerais, possibilitando, assim, o resgate do mesmo. A cerimônia da Semana Santa marca a tradição católica de celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Durante essa semana, cada dia tem um significado marcado por passagens descritas na Bíblia Sagrada e expressos por ritos específicos, repletos de simbolismos. Dentre esses ritos, um que é bastante acompanhado pelos fiéis católicos acontece na Sexta-feira Santa, dia em que, especificamente, se celebra a Paixão de Cristo. Este rito, que se destaca tanto pela sua solenidade quanto pelo seu simbolismo, é a Procissão do Enterro. É um evento que ainda é amplamente realizado em muitas cidades do interior do estado de Minas Gerais, destacando-se Congonhas, localizada na região do Alto Paraopeba. Nessa cidade a Semana Santa é um importante elemento de identidade cultural e atrai milhares de fiéis e turistas às ruas para acompanhar o rito da procissão que representa o enterro de Jesus, após seu corpo ter sido tirado da cruz, e conduzido por seus familiares e amigos para ter o corpo depositado em um sepulcro. Durante esta procissão há uma personagem que, de ponto em ponto do trajeto, entoa um cântico de devoção monódico a capella e mostra um tecido branco com o rosto de Jesus estampado. Esta personagem é a Verônica. Logo após Verônica entoar seu canto, há outro canto de resposta, também sem acompanhamento, feito por três mulheres, as chamadas Heus. Em várias cidades do interior do estado estas três personagens ainda aparecem durante a Procissão do Enterro. Já na cidade de Congonhas o canto das Heus já não existe mais sendo executado durante o referido rito, nem existe em registro escrito ou gravado. Sendo assim, através de entrevistas com pessoas ligadas à Semana Santa da cidade supracitada espera-se identificar este canto, bem como fazer o registro escrito e gravado do mesmo. Com isso, estar-se-á contribuindo para a preservação e difusão da cultura identitária de um povo, manifestada na sua religiosidade e expressões artísticas, expressas nos ritos católicos praticados no Brasil.


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  • The aim of this research is to rescue/preserve possible ways in which the Heus’s Song was performed in the past of the city of Congonhas, Minas Gerais. The ceremonies of the so called Holy Week mark the celebration of Jesus Christ’s Passion, Death and Resurrection in the Catholic tradition. During that week, each day mark a specific passage of the Holy Bible which is celebrated with specific rites, full of symbolism. Among these rites, one that stands out, both for its solemnity and for its symbolism, is the Burial Procession. It takes place on Hole Friday, the day on which, specifically, the Passion of Christ is celebrated, and is quite followed by the Catholic faithful. It is an event that is still widely held in many cities in the interior of the state of Minas Gerais, especially Congonhas, located in the Alto Paraopeba region. In this city, Holy Week is an important element of cultural identity and attracts thousands of faithful and tourists to the streets to follow the Burial Procession, which represents Jesus’s funeral, after his body was taken from the cross and carried by his family and friends to be deposited in a tomb. During this procession, there is a character, Veronica, who sings a monodic song of devotion a capella, from point to point along the way, and shows a white cloth with the Jesus’s face stamped on it. Right after Veronica sings her song, there is an answering song, also a capella, sung by three women, called Heus. In several cities in the interior of the state these three characters still appear during the Burial Procession. In the city of Congonhas, however, the Heus Song does not exist anymore during the Burial Procession, nor in a written or a recorded way. Thus, in order to identify this song and to make a written and a recorded record of it, interviews with people linked to the Holy Week of the aforementioned city will be made.  It is expected to contribute to the preservation and diffusion of the cultural identity of a people, which is expressed in the Catholic rites practiced in Brazil and manifested in their religiosity and artistic expressions.

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  • WESLEY SOUZA SILVA
  • TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DO SOLO DE NELSON VERAS PARA O TEMA “BODY AND SOUL”

  • Orientador : GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SOARES SANTOS
  • Bernardo Vescovi Fabris
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • Data: 04/07/2024

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  • Visando contribuir para uma compreensão técnica do fazer musical e da improvisação ao violão solo, o presente trabalho propõe transcrever e analisar o solo de Nelson Veras sobre o standard de Jazz “Body and Soul”, presente no álbum Prélude com a trompetista Airelle Besson, visto que o violonista consegue desenvolver um discurso criativo que supre a ausência de acompanhamento em seus solos. Abordaremos por meio de pesquisa bibliográfica os termos: Transcrição, Análise, Textura, Idiomatismo, Digitação e Impulso Instrumental, no interesse de compreender os recursos adotados por Nelson Veras em sua improvisação. A transcrição de caráter “descritivo” e “prescritivo” buscará esclarecer os caminhos harmônicos/melódicos conduzidos por ele. Com a análise apontaremos a relação com a harmonia original do tema, relação escala/acorde, padrões, fórmulas, combinações intervalares e os elementos técnicos presentes em seu impulso instrumental (Bailey, 1993). O presente trabalho se justifica, portanto, no interesse da ampliação de recursos práticos na improvisação solo ao violão, buscando contribuir com a pesquisa na área da performance musical.


  • Mostrar Abstract
  • Aiming to contribute to a technical understanding of musical creation and improvisation in solo guitar performance, the present study proposes to transcribe and analyze Nelson Veras' solo on the Jazz standard "Body and Soul," featured on the album "Prélude" with trumpeter Airelle Besson. This is because the guitarist manages to develop a creative discourse that compensates for the absence of accompaniment in his solos. Through bibliographic research, we will address the following terms: Transcription, Analysis, Texture, Idiomatic Expression, Fingering, and Instrumental Impulse, with the intention of understanding the resources adopted by Nelson Veras in his improvisation. The transcription, both descriptive and prescriptive, will seek to clarify the harmonic/melodic paths he takes. Through analysis, we will identify the relationship with the original harmony of the theme, the scale/chord relationship, patterns, formulas, interval combinations, and the technical elements present in his instrumental impulse (Bailey, 1993). Therefore, this study is justified by the interest in expanding practical resources in solo guitar improvisation, aiming to contribute to research in the field of musical performance.

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  • MARISTELA ROCHA DE ALMEIDA MAGALHÃES
  • O MAXIXE “EXCOMUNGADO”: Uma análise comparativa entre peças de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Julio Reis e Benjamim de Oliveira

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MARTA CARDOSO CASTELLO BRANCO GARZON
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 12/07/2024

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  • Pretendemos abordar o maxixe, enquanto gênero na música brasileira que mais desencadeou repercussão na passagem do século XIX para o XX, por ser considerado escandaloso; embora não seja tão contemplado em publicações acadêmicas e editoriais. Para tal investigação, trataremos, especialmente, de quatro compositores: os cariocas Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, o paulista Júlio Reis e o mineiro Benjamim de Oliveira. Enfatizaremos a análise de quatro peças dos compositores elencados, respectivamente: Corta-Jaca, Dengoso, Passo Miúdo e Tutu. A análise será feita com base em referenciais sociológicos e históricos, utilizando, ainda, metodologia comparativa. No entanto, as peças serão tratadas, particularmente, do ponto de vista morfológico. Evidenciaremos como o maxixe contribuiu para a projeção artística desses artistas, bem como para o incremento do capital financeiro por meio da comercialização de partituras.  


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  • This project intends to approach the maxixe, as a genre in Brazilian music, which triggered the most repercussions in the turn of the 19th to the 20th century because it was considered scandalous, although it is not so contemplated in academic and editorial publications. We will deal, especially, with four composers: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Júlio Reis and Benjamim de Oliveira. We will emphasize the analysis of four pieces by the listed composers, respectively: Corta-Jaca, Dengoso, Passo Miúdo and Tutu. In addition to biographical aspects, the analysis will be based on sociological and historical references, also using a comparative methodology. However, the pieces will be treated, especially, from the morphological point of view. We will show how the maxixe contributed to the artistic projection of these artists, as well as to the increase of financial capital through the commercialization of musical scores.

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  • WESLEY SANTOS PROCÓPIO
  • VARIAÇÃO PARA OPHICLEIDE: uma proposta de edição prática

  • Orientador : PEDRO FRANCISCO MOTA JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO BARRETO LINHARES
  • MARCOS FLAVIO DE AGUIAR FREITAS
  • PEDRO FRANCISCO MOTA JUNIOR
  • SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • Data: 22/08/2024

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  • A presente dissertação pretende traçar um panorama histórico acerca do oficleide, seus princípios básicos de funcionamento e a edição de uma obra tradicional do repertorio do instrumento, a partir da visão de um instrumentista moderno seguindo os parâmetros estabelecidos, principalmente, por FIGUEIREDO (2014). Traz, ainda, informações sobre as técnicas construtivas que culminaram no aparecimento de outros instrumentos da família dos metais e que, de certa maneira contribuíram, também, para o ostracismo em que o oficleide chegou. Tratamos sobre a origem, dificuldades técnicas, repertório e função do oficleide nos grupos em que ele se fazia presente e, como base para a construção deste trabalho, utilizamos como principais referências as publicações de CORNETTE (1835) e CLODOMIR (1866) além de fontes iconográficas que ilustraram os caminhos e o desenvolvimento do oficleide.

     


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to provide a historical overview of the oficleide, its basic operating principles and the edition of a traditional work from the instrument's repertoire, from the perspective of a modern instrumentalist following the parameters established, mainly, by FIGUEIREDO (2014). It also provides information about the construction techniques that culminated in the appearance of other instruments from the brass family and that, in a certain way, also contributed to the ostracism in which the ophicleide came to be. We deal with the origin, technical difficulties, repertoire and function of the oficleide in the groups in which it was present and, as a basis for the construction of this work, we use as main references the publications of CORNETTE (1835) and CLODOMIR (1866) in addition to sources iconographic images that illustrated the paths and development of the ophicleide.

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  • NARA FRANCA RODRIGUES
  • O solo de flauta de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel:  os significados do texto do libreto na construção interpretativa do flautista

  • Orientador : ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • BRUNO SOARES SANTOS
  • RODRIGO MANOEL FRADE
  • SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • Data: 22/08/2024

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  • O objetivo da pesquisa foi investigar se a compreensão dos significados do texto do libreto do ballet e Suíte Orquestral Nº2 de Daphnis et Chloé de Ravel podem influenciar os flautistas na construção interpretativa do solo de flauta. Escolhemos o trecho do solo de flauta de  Daphnis et Chloé de Maurice Ravel (1875 – 1937) como objeto central deste estudo, por caracterizar o diálogo entre outras linguagens artísticas além da música, como o ballet e a prosa, em que, no decorrer da partitura, encontramos o libreto que descreve as Cenas. A pesquisa foi fundamentada sob os conceitos da  tradução intersemiótica de Peirce (1977) e Jakobson (1987) e Haroldo de Campos (1929 - 2003). Recorremos também a referenciais da literatura da flauta transversal que relacionam o contexto da obra à didática da construção da expressividade musical. Em um estudo de múltiplos casos, realizamos um experimento com uma amostra de 4 flautistas para observarmos se a compreensão dos significados do texto do libreto pode influenciar na construção da interpretação do solo. O experimento envolveu gravações do excerto antes e depois de serem expostos ao libreto, questionário, entrevista semi-estruturada, e análise espectrográfica. Os dados coletados nas entrevistas revelaram que os flautistas selecionados se sentiram incentivados a criar novos subsídios interpretativos a partir do contato com o texto do libreto. Os flautistas revelaram que compreenderam os significados do texto e como os traduziram em linguagem sonora manipulando elementos sonoros como vibrato, dinâmicas, realização rítmica, dentre outros. Além disso, os entrevistados relataram se sentir mais livres para interpretar o excerto após o contato com o libreto.


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  • The objective of this research was to investigate whether understanding the meanings of the text of the libretto of the ballet and Orchestral Suite No. 2 of Daphnis et Chloé by Ravel can influence flutists in the interpretative construction of the flute solo. We chose the excerpt from the flute solo of Daphnis et Chloé by Maurice Ravel (1875 – 1937) as the central object of this study, because it characterizes the dialogue between other artistic languages besides music, such as ballet and prose, in which, in the course of the score, we find the libretto that describes the Scenes. The research was based on the concepts of intersemiotic translation by Peirce (1977) and Jakobson (1987) and Haroldo de Campos (1929 - 2003). We also used references from the literature on the transverse flute that relate the context of the work to the didactics of the construction of musical expressiveness. In a multiple case study, we conducted an experiment with a sample of four flutists to observe whether understanding the meanings of the libretto text can influence the construction of the solo interpretation. The experiment involved recordings of the excerpt before and after being exposed to the libretto, a questionnaire, a semi-structured interview, and spectrographic analysis. The data collected in the interviews revealed that the selected flutists felt encouraged to create new interpretative subsidies from contact with the libretto text. The flutists revealed that they understood the meanings of the text and how they translated them into sound language by manipulating sound elements such as vibrato, dynamics, rhythmic realization, among others. In addition, the interviewees reported feeling freer to interpret the excerpt after contact with the libretto.

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  • FRANCIS VILELA REZENDE SOUZA
  • MEMÓRIA DA PERFORMANCE E DO ENSINO DE PIANO EM VARGINHA/MG

  • Orientador : CARLA SILVA REIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SOARES SANTOS
  • CARLA SILVA REIS
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MYRIAN RIBEIRO AUBIN
  • Data: 23/08/2024

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  • Esta dissertação investiga a história da prática e do ensino do piano em Varginha, MG, com foco no período de 1901 a 1987, visando trazer à tona documentos e relatos sobre as práticas pianísticas e traçar um panorama da evolução musical da cidade. A metodologia adotada inclui um levantamento de documentos como livros, jornais, programas de recitais, fotos etc, associado à entrevistas semi-estruturadas. O primeiro capítulo contextualiza a prática e o ensino do piano no Brasil, abordando algumas transformações e tendências que moldaram a tradição pianística nacional. O segundo capítulo concentra-se em Varginha, explorando a trajetória de figuras marcantes da cena pianística local, como os músicos e professores Marceliano Braga e Cecílio Fernández, a poeta e musicóloga Oneyda Alvarenga, e a pianista Adrienne Diniz Vallim, além de suas alunas e outros nomes encontrados. O terceiro capítulo analisa instituições, espaços e eventos que foram fundamentais na promoção do piano na cidade, incluindo a Academia de Música Lorenzo Fernândez e o Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga, bem como o Theatro Capitólio e outros. Tal pesquisa historiográfica, constata os papéis essenciais na formação e na transformação da tradição pianística em Varginha através dos personagens estudados, as instituições e espaços analisados.

     


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation examines the history of piano practice and teaching in Varginha, MG, with a particular focus on the period between 1901 and 1987. The objective is to identify and analyze relevant documents and reports on piano practice, and to present a comprehensive overview of the city's musical evolution. The methodology employed encompasses a review of pertinent documents, including books, newspapers, recital programs, photographs, and other materials, in conjunction with semi-structured interviews. The initial chapter provides a contextual framework for the practice and teaching of the piano in Brazil, elucidating the transformations and trends that have shaped the national pianistic tradition. The second chapter is devoted to an examination of the local piano scene in Varginha. It profiles a number of significant figures, including Marceliano Braga and Cecílio Fernández, who were prominent musicians and educators, as well as the poet and musicologist Oneyda Alvarenga and the pianist Adrienne Diniz Vallim. It also discusses their students and other notable individuals associated with the piano in Varginha. The third chapter presents an analysis of the institutions, spaces, and events that were instrumental in promoting piano culture in the city. These include the Lorenzo Fernândez Music Academy and the Maestro Marciliano Braga State Conservatory, as well as the Capitólio Theater and others. This historiographical research demonstrates the pivotal roles played by the individuals, institutions, and spaces examined in shaping the evolution of piano traditions in Varginha.

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  • CARLOS FERNANDO SECOMANDI
  • Arnulpho Mattos, um compositor capixaba: construção do perfil biográfico a partir de fontes documentais da imprensa periódica

  • Orientador : EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUÍZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • GINA DENISE BARRETO SOARES
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 23/08/2024

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  • O compositor capixaba Arnulpho Mattos (1877-1972), natural de Cachoeiro do Itapemirim, ES, é um dos raros expoentes na produção musical de caráter erudito no estado, de cuja obra restou um acervo de manuscritos autógrafos, bastante fragmentado, datando das primeiras décadas de 1900. Apesar de sua proeminência no cenário cultural capixaba, corroborada por notícias da imprensa periódica da época, nota-se a ausência de trabalhos voltados à construção de seu perfil biográfico e da sua produção musical. Essa pesquisa tem por objetivo sanar essa lacuna a partir das premissas da História Nova, correlacionando as informações constantes nos documentos do acervo com aquelas presentes na imprensa periódica local e em outras fontes documentais. Pretende-se com esse trabalho resgatar a sua memória e o seu percurso musical, fornecendo subsídios para futuras ações de edição e divulgação de sua obra


  • Mostrar Abstract
  • The capixaba composer Arnulpho Mattos (1877-1972), born in Cachoeiro do Itapemirim, ES, is one of the rare exponents of erudite musical production in the state, whose work remains a collection of autograph manuscripts, quite fragmented, dating back to the first decades of 1900. Despite his prominence in the Espírito Santo cultural scene, corroborated by news from the periodical press of the time, there is a lack of work focused on the construction of his biographical profile and his musical production. This research aims to remedy this gap based on the premises of the New History, correlating the information contained in the documents in the collection with that present in the local periodical press and other documentary sources. The aim of this work is to rescue his memory and his musical journey, providing subsidies for future editing and dissemination actions of his work.

     

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  • RAFAEL MENDES AVILA
  • A CRIAÇÃO DA PERFORMANCE DOS ARRANJOS DE PEDRO CAMERON, PARA VIOLÃO SOLO, DAS OBRAS “DESPREZADO” E “NAQUELE TEMPO”, DE PIXINGUINHA

  • Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • JAMES CORREA SOARES
  • ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • Data: 29/08/2024

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  • Esta pesquisa propõe discutir o processo de criação da performance dos arranjos de
    Desprezado e Naquele Tempo, para violão solo, de Pixinguinha, elaborados por Pedro
    Cameron, a partir de suas características idiomáticas. O foco dessa pesquisa está na relação
    entre o estudo de características idiomáticas presentes nessas músicas e o processo de criação
    da performance das mesmas, onde foi feito um estudo comparativo entre as partituras dos
    arranjos e as partituras que serviram como referência para a elaboração dos mesmos, além de
    gravações dessas peças feitas por outros intérpretes e do próprio autor desta pesquisa. O
    estudo analítico segmentado em duas etapas nos trouxe elementos importantes para a
    fundamentação da performance desses arranjos. Como a performance não depende apenas
    desse tipo de estudo para se concretizar, pôde fornecer embasamento para o momento de
    enunciação dessas músicas.


  • Mostrar Abstract
  • This research proposes to discuss the process of creating the performance of the arrangements
    of Desprezado and Naquele Tempo, for solo guitar, by Pixinguinha, modified by Pedro
    Cameron, based on their idiomatic characteristics. The focus of this research is on the
    relationship between the study of idiomatic characteristics present in these songs and the
    process of creating their performance, where a comparative study was made between the
    scores of the arrangements and the scores that served as a reference for their elaboration, in
    addition to recording these pieces made by other performers and the author of this research
    himself. The analytical study segmented into two stages brought us important elements to
    support the performance of these arrangements. As the performance did not depend solely on
    this type of study to come to fruition, it could provide a basis for the moment of enunciation
    of these songs.

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  • MONALISA BASTOS TOLEDO SCARDUA
  • UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE A EVASÃO DOS ESTUDANTES NO PROJETO SOCIAL VALE MÚSICA/ES

     

  • Orientador : ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
  • EDÉSIO DE LARA MELO
  • WILSON ROGÉRIO DOS SANTOS
  • Data: 10/10/2024

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  • Resumo: O ensino de música nas escolas regulares do Brasil não usufrui do mesmo prestígio que as demais disciplinas do sistema curricular, nem tão pouco alcançou a mesma importância que se observa em outros países (Paes e Santos, 2015). Desse modo, a ausência do ensino de música, especialmente instrumental na escola regular e a predominância desse tipo de ensino a cargo das poucas escolas especializadas tem dificultado o acesso a aprendizagem de música ou de um instrumento musical a um número alargado de jovens que querem aprender um instrumento. Assistimos nas duas últimas décadas do século XX um crescimento exponencial do número de organizações da sociedade civil (ONGs) e de projetos socioculturais que oferecem atividades artísticas, especialmente no âmbito do ensino da música. Essas ações por parte das ONGs e dos projetos sociais, acabam chamando para si a responsabilidade social e educacional com o propósito de combater a exclusão sociocultural. Este é o caso do Projeto Vale Música, desenvolvido na cidade de Serra no Espírito Santo. Apesar do sucesso desse projeto em atender um número grande de crianças e adolescentes, observa-se, também um elevado nível de evasão. Assim, ao questionar - qual a razão que leva os alunos desse projeto a desistirem da formação musical? Considerou-se importante estudar e investigar as causas que conduzem ao abandono do estudo musical. Na busca de resposta ao nosso questionamento desenvolvemos este estudo com base em uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos conduziram à realização de um estudo de caso (STAKE, 2006), com o objetivo de investigar sobre os fatores que levam crianças e adolescentes do projeto Vale Música no Espírito Santo ao insucesso, culminando com o abandono das atividades de aprendizagem musical. Os dados da pesquisa foram recolhidos por meio de observação participativa nos ensaios de orquestra, nas aulas de instrumento e de entrevistas semiestruturadas feitas com a coordenadora do projeto, o maestro, os professores, os alunos desistentes e os seus pais. Os resultados mostraram que a falta do suporte familiar, entre outros fatores, pode contribuir para o abandono da aprendizagem de música em projetos sociais. Espera-se que os resultados deste estudo possibilitem identificar as causas da evasão e possa apontar caminhos para reverter essa situação, possibilitando que a música e o estudo de um instrumento passem a fazer parte das escolhas dos pais e dos estudantes como atividade de ocupação dos tempos livres, de enriquecimento cultural, intelectual e social e, eventualmente como futura profissionalização.


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  • ABSTRACT

    Music teaching in regular schools in Brazil does not have the same prestige as other disciplines in the curriculum., it also does not have achieved the same importance as in other countries (PAES and SANTOS, 2015). In this way, the absence of music teaching, especially instrumental music, in regular schools, and the predominance of this type of teaching in the few specialized schools has made it more difficult for a large number of young people who want to learn an instrument to have access to the study of music or a musical instrument. In the last two decades of the 20th century, we saw an exponential growth in the number of civil society organizations (NGOs) and socio-cultural projects offering artistic activities, especially in the field of music teaching. These NGOs and social projects actions end up taking on social and educational responsibility with the aim of combating socio-cultural exclusion. This is the case of the Vale Música Project, developed in the city of Serra, in Espírito Santo. Despite the success of this project attending a large number of children and adolescents, there is also a high level of evasion. So, when we asked - what is the reason why the students in this project quit musical training? We felt it was important to study and investigate the causes that lead to the abandonment of musical study. In order to answer to our question, we developed this study based on a qualitative approach, which technical procedures led to a case study (STAKE, 2006), with the aim of investigating the factors that lead children and adolescents from the Vale Música Project in Espírito Santo to fail, culminating in their abandonment of musical learning activities. The research data was collected through participant observation at orchestra rehearsals, instrument lessons and semi-structured interviews with the project coordinator, the conductor, teachers, evaded students, and their parents. The results showed that a lack of family support, among other factors, can contribute to students’ evasion on learning music in social projects. It is expected that the results of this study will make it possible to identify the causes of evasion and point to ways of reversing this situation, allowing music and the study of an instrument to become part of parents' and students' choices as a leisure activity, cultural, intellectual and social enrichment and, eventually, as future professionalization.

2023
Dissertações
1
  • Romário Allef Ribeiro Silva
  • O IMAGINÁRIO SOCIODISCURSIVO DE PROFESSORES DE FLAUTA TRANSVERSAL NOS CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS DE MÚSICA DE MINAS GERAIS


  • Orientador : ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • CARLA SILVA REIS
  • MARIA ODÍLIA DE QUADROS PIMENTEL
  • LEONARDO LOUREIRO WINTER
  • Data: 13/04/2023

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  • O estado de Minas Gerais possui doze conservatórios em sua rede de ensino, mantidos, integralmente, pela Secretaria de Estado de Educação e se destaca no cenário nacional no que tange à integração do ensino de música na rede pública de ensino, recebendo cerca de 30 mil alunos. Destes, aproximadamente, 11 mil atendidos diretamente pelos Conservatórios e os outros 19 mil através de convênios e projetos realizados em parceria com escolas de educação básica. Neste trabalho, buscaremos analisar o Imaginário Sociodiscursivo construído pelos professores dos conservatórios mineiros acerca do ensino da flauta transversal. Com esse propósito, a pesquisa foi fundamentada na proposta semiolinguística de Patrick Charaudeau (2016), na qual o Imaginário Sociodiscursivo é entendido como um engendramento de discursos que circulam nos grupos sociais, organizando-se em sistemas de pensamento coerentes, criadores de valores, desempenhando o papel de justificação da ação social e se depositando na memória coletiva deste grupo. A partir da análise das respostas coletadas, identificamos a recorrência de padrões discursivos e o nível de adesão dos professores a discursos específicos, identificando, assim, os saberes mobilizados em seus discursos. Desse modo, acreditamos ser  possível identificar/constatar quais são os modos de ver, de  julgar e interpretar o ensino de flauta, por meio de processos discursivos de discriminação, descrição, classificação e atribuição de valores. A caracterização dos professores participantes se fez a partir das configurações identitárias propostas por Vasconcelos (2001) em que os professores são categorizados como orientador, profissional, animador ou mentor. Na nossa análise, os professores participantes da pesquisa foram enquadrados em um desses perfis identitários, o que nos ajuda a compreender a construção dos imaginários que eles apresentam em seus discursos. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da posição/ atuação dos professores e do ensino de flauta transversal na rede de conservatórios mineiros.




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  • The State of Minas Gerais, Brazil, counts with twelve Music Conservatories in its Educational system. They  are maintained and funded by the Minas Gerais State Education Secretariat, and they stand out in the nation by integrating music teaching into the public education system. The conservatories attend to thirty thousand music students in the State of Minas Gerais, from which eleven thousand are attended directly by the conservatories and the other nineteen thousand are attended in cooperation with regular public schools. The conservatories in Minas Gerais State, since their creation during the 1950’s, play important roles such as training musicians and promotion of arts, especially the music. These institutions, located in almost every region of the state, offer professional training on various music instruments, including the flute. The main purpose of this study is to analyse the sociodescursive imaginary built by the conservatories flute teachers about their own flute teaching.Considering this purpose, this research was based on the semiolinguistics of Patrick Charaudeau (2016), in which the sociodescursive imaginary is understanded as an speech engendering of social groups. This sociodescursive imaginary is organized in coherent thinking systems, which generate values and develop the role of social justification and create collective memories in this group. Based on data analysis, we seek to identify the reconrecy of discursive patterns and the level of flute teachers adherence to specific discourse patterns. Therefore, we believe we can identify the teacher’s comprehension aspects of their own flute teaching, by the means of their speeches of description, discrimination, classification and values. The characterization of the teachers was done following the identity configurations of Vasconcelos (2001). The results shows that teachers identities with this profile, which helps us to understand their sociodescursive imaginary on their speeches. We hope this work can enrich the discussion about the flute teacher activities and their teaching on the Conservatoires of Minas Gerais, Brazil

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  • Ana Carolina dos Santos Martins
  • REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA PARA ATUAÇÃO JUNTO A ESTUDANTES SURDOS NA ESCOLA FORMAL

  • Orientador : ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
  • CARLA SILVA REIS
  • CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
  • VIVIANE DOS SANTOS LOURO
  • Data: 10/07/2023

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  • Nos últimos anos, vimos as políticas públicas, a legalização de processos e o fomento das práticas da educação inclusiva avançarem no Brasil. Concomitantemente, a inclusão de estudantes com deficiências tornou-se uma realidade bastante presente no cotidiano escolar, o que exigiu das instituições: construções de processos arquitetônicos e pedagógicos, adaptações metodológicas ampliadas e professores especializados para atender a essa demanda. Por essa razão, desenvolvemos um estudo com o objetivo de analisar se a formação de futuros docentes dos cursos de Licenciatura em Música das instituições públicas do Brasil contempla o atendimento a esse público e, no caso específico desta pesquisa, os estudantes surdos no contexto da escola formal. Assim, a investigação seguiu uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de pesquisa documental, nos principais documentos norteadores da formação de professores – os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs); e ainda, nas dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via palavras-chave correlacionadas ao ensino de música para estudantes surdos, e em publicações realizadas pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), abrangendo os anos de 2019 a 2021 a fim de que, por meio dos materiais analisados, pudéssemos evidenciar a necessidade de uma formação especial para atender os estudantes surdos e evidenciar a urgência do desenvolvimento de estudos nessa área, acompanhando dessa maneira o avanço da educação inclusiva no Brasil. Com base em uma análise crítica dos documentos, a pesquisa pretendeu comprovar a hipótese de que há pouco sendo estudado, refletido e vivenciado na formação dos futuros docentes, no que se refere às possíveis relações do estudante surdo com a música. Por essa razão, buscou-se demostrar a imprescindibilidade de reformulações nos PPCs e nos processos formativos das Licenciaturas em Música das instituições públicas brasileiras, desde a inclusão da disciplina de Libras no currículo dos cursos, às conduções didático-metodológicas, às referências teóricas norteadoras dos processos e à compreensão desse sujeito enquanto estudante. Por fim, esta pesquisa esteve comprometida com a igualdade e a equidade de oportunidades educacionais a todos os estudantes, especialmente o estudante surdo no contexto da escola formal, e com a oferta de aulas de Música com qualidade, ministradas por professores metodologicamente preparados para que esses estudantes possam, de fato, vivenciar os diversos ganhos que o aprendizado da música oportuniza.


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  • In recent years, we have seen public policies, process legalization, and the promotion of inclusive education practices advancing in Brazil. Concomitantly, the inclusion of students with disabilities has become a very present reality in school life, requiring institutions to build architectural and pedagogical processes, expanded methodological adaptations, and specialized teachers to meet this demand. For this reason, we conducted a study to analyze if the formation of future teachers of the Music Licensure courses in Brazilian public institutions contemplates the attendance of this public and, in the specific case of this research, deaf students in the context of formal school. Thus, the study followed a qualitative approach, developing through documentary research, in the primary guiding documents of teacher formation - the Curricular Pedagogical Projects (PPCs); and also, in the dissertations and theses of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), through keywords related to the teaching of music for deaf students, and in publications made by the Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) and Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), covering the years from 2019 to 2021 for, through the analyzed materials, we could demonstrate the need for special training to meet deaf students and evidence the urgency of developing studies in this area, thus accompanying the advance of inclusive education in Brazil. Based on a critical analysis of the documents, the research intended to prove the hypothesis that there is little being studied, reflected, and experienced in forming future teachers regarding the possible relationships of deaf students with music. For this reason, it was sought to demonstrate the relentless need for reformulations in the PPCs and in the formative processes of the Music Licensure of the Brazilian public institutions, from the inclusion of the Libras (Brazilian Sign Language) discipline in the curricula of the courses to the didactic-methodological guidance to the theoretical references guiding the processes and to the understanding of this subject as a student. Finally, this research was committed to the equality and equity of educational opportunities for all students, mainly the deaf student in the context of formal school, and with the offering of Music classes with quality, taught by methodologically prepared teachers so that these students can experience the various gains that the learning of music offers.

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  • ADAILTON APARECIDO CORREA
  • Catálogo temático das obras sacras de Cesário Mendes de Cerqueira na Corporação Musical Nossa Senhora das Dores de Itapecerica (MG)

  • Orientador : JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE AZEVEDO COSTA
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 22/09/2023

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  • A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um catálogo das obras sacras de Cesário Mendes de Cerqueira (1896-1981) da Corporação Musical Nossa Senhora das Dores, de Itapecerica (MG), tendo como base, os princípios oriundos das teorias arquivísticas modernas. O volume documental que veio se acumulando nos arquivos das corporações musicais brasileiras, durante séculos, tem se vislumbrado enorme. Nesse sentido, emerge um vasto patrimônio documental musicográfico e iconográfico musical, revelando um capital cultural expressivo no âmbito brasileiro e, mais especificamente, mineiro. Nesse contexto, se encontra a Corporação Musical Nossa Senhora das Dores de Itapecerica e seu acervo, no qual, estão as obras do compositor e professor Cesário Mendes que contam com um volume de, aproximadamente, 400 composições. Nesse universo, destaca-se as obras sacras, e a proposta de se elaborar um catálogo das mesmas oferece possibilidades de novos trabalhos de pesquisa, facultando o acesso a pesquisadores e gerando novas perspectivas nesta área de conhecimento. Por sua vez, é premente a necessidade de se ter os conceitos básicos de “Gestão Documental” aplicados ao acervo desta instituição. Nesse contexto, a falta de conhecimento sobre o assunto, por vezes generalizada nas bandas de música, põe em risco princípios que estabelecem a identidade de um documento, junto ao seu órgão produtor, garantindo assim, uma individualidade no conjunto orgânico em que esse documento faz parte. É nesse sentido, que a arquivologia estabelece diretrizes para a ordenação e preservação de documentos, com uma gestão adequada dos mesmos, garantindo seu potencial informacional presente e futuro. O conjunto das obras de Cesário Mendes que vai do sacro ao profano, representa parte importante e significativa para a história de Itapecerica (MG) e para a cultura nacional. Com especial ênfase nas obras sacras foi possível realizar a catalogação de um número de 103 obras desse gênero musical. Em vista dos procedimentos e resultados alcançados ao final deste trabalho, esses poderão corroborar a revitalização, preservação e conservação do acervo que, por mais de dois séculos, vem consolidando uma identidade cultural do município de Itapecerica.


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  • This research aims to produce a catalogue of the sacred art pieces of Cesário Mendes de Cerqueira (1896-1981) at the Musical Corporation Our Lady of Sorrows, in Itapecerica (MG), based on the principles coming from modern archival theories. The documentary volume that has been amassed in Brazilian musical corporations archives for centuries is huge. In this sense, a vast music graphic and musical iconographic documentary heritage emerges, revealing an expressive cultural capital in Brazil and, more specifically, in Minas Gerais. In this context, there is the Musical Corporation Our Lady of Sorrows in Itapecerica and its collection, in which one can find works of composer and professor Cesário Mendes, a collection that has approximately 400 compositions. In this scope, the sacred works stand out, and the proposal to elaborate a catalogue offers possibilities of new research works, providing access to researchers and generating new perspectives in this branch of knowledge. In turn, it is urgent to have the basic concepts of "Document Management" applied to the collection of such institution. In this context, the lack of knowledge on the subject, at times widespread among music bands, puts at risk principles establishing the identity of a document together with its producer organ, ensuring thus an individuality in the organic set which this document is part of. It is in this sense that archival science establishes guidelines for both the ordering and the preservation of documents with proper management, ensuring their present and future informational potential. The set of works of Cesário Mendes, which goes from sacred to profane, represents important and significant part for the history of Itapecerica (MG) and for the national culture. With special emphasis on sacred works, it was possible to carry out the cataloging of a number of 103 compositions of this musical genre. As for the procedures and results achieved at the end of this work, they can corroborate the revitalization, preservation and conservation of such collection which, for over two centuries, has been consolidating a cultural identity of the city of Itapecerica.

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  • Cássia Mariza Resende
  • O IMPACTO DAS PRÁTICAS MUSICAIS COMO FATOR PROTETIVO PARA A QUALIDADE DE VIDA OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE 

  • Orientador : SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • EDSON JOSÉ DE CARVALHO MAGACHO
  • SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • Data: 10/11/2023

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  • Contexto: A síndrome de Burnout é caracterizada quando o indivíduo sofre, muitas vezes de forma crônica, os efeitos somáticos dos agentes estressores que não são enfrentados. Evidências mostram como o indivíduo precisa buscar formas de minorar os efeitos nefastos do estresse em sua qualidade de vida, sobretudo na realidade da pandemia. Neste sentido, as práticas musicais têm um papel fundamental tanto no que se refere à mobilização emocional que pode auxiliar no equilíbrio mental e melhor enfrentamento de situações estressantes quanto na ampliação de funções cerebrais, tais como cognição, memória, emoção e inteligência. Objetivo: Verificar o impacto protetivo da experiência musical na incidência da síndrome de Burnout entre os profissionais da equipe de saúde do Hospital Nossa Senhora das Mercês (São João del-Rei/MG). Sujeitos e métodos: Foram recrutados 45 sujeitos para este estudo - funcionários do corpo de saúde do Hospital Nossa Senhora das Mercês - com mais de 18 anos, que não estiverem em tratamento psiquiátrico e sem uso de psicotrópicos. O desenho do estudo foi primário, observacional, transversal, retrospectivo, analítico e comparativo. Foram aplicados dois instrumentos de avaliação (questionários): Questionário preliminar de Identificação da Burnout (elaborado e adaptado por Chafic Jbeili a partir do Maslach Burnout Inventory – MBI) e a versão portuguesa do Brief Music Experience Questionnaire (Brief MEQ). Resultados: Os resultados indicam que os sujeitos com menores escores no Questionário de Chafic Jbeili (rastreio para Síndrome de Burnout) apresentam escores significativamente maiores em relação à experiência musical (p<0.05). Discussão e Conclusão: O presente estudo incluiu 45 sujeitos, funcionários do corpo de saúde do Hospital das Mercês (São João del-Rei/Minas gerais/Brasil). A amostra pode ser considerada reduzida devido ao período de preenchimento dos questionários, uma vez que este coincidiu com o início da Pandemia pelo Covid-19 em território nacional. Conforme ficou demonstrado, a tendência de que a experiência musical atua como fator protetivo no ambiente estressor no âmbito hospitalar pode indicar futuras estratégias preventivas em relação ao nível de estresse das equipes de saúde, como por exemplo a inclusão das práticas musicais para os membros da equipe.


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  • Context: Burnout syndrome is characterized when the individual suffers, often chronically, the somatic effects of stressors that are not coped with. Evidence shows how the individual needs to seek ways to mitigate the harmful effects of stress on his quality of life, especially in the pandemic reality. Concepts such as resilience and self-efficacy have been deepened in the search for ways that help the individual to better cope with the difficulties of life. In this sense, musical practices have a fundamental role both in terms of emotional mobilization that can help mental balance and better cope with stressful situations, and in the expansion of brain functions such as cognition, memory, emotion, and intelligence. Objetive: a) to verify the protective impact of musical experience on the incidence of Burnout syndrome among the health team professionals of the Nossa Senhora das Mercês Hospital (São João del-Rei/MG); Subjects and methods: 45 subjects were recruited for this study - healthcare workers from the Nossa Senhora das Mercês Hospital - over 18 years of age, not under psychiatric treatment and not using psychotropic drugs. The study design was primary, observational, cross-sectional, retrospective, analytical and comparative. Two evaluation instruments (questionnaires) were applied: preliminary Burnout Identification Questionnaire (prepared and adapted by Chafic Jbeili from the Maslach Burnout Inventory - MBI) and the Portuguese version of the Brief Music Experience Questionnaire (Brief MEQ). Results: the results indicate that subjects with lower scores on the Chafic Jbeili Questionnaire (screening for Burnout Syndrome) have significantly higher scores in relation to musical experience (p<0.05). Discussion and Conclusion: The present study is part of a research that will include about 300 subjects, employees of the Hospital das Mercês healthcare staff (São João del-Rei/Minas gerais/Brazil). The sample of 45 subjects will be used to show the trends of the study. Because of this still small sample universe, it was not possible to investigate other aspects such as possible gender differences or differences among the various sectors of the hospital. It is expected that such data can be generated from the target sample of 300 subjects. As demonstrated, the trend that musical experience acts as a protective factor in the stressful environment in the hospital setting may indicate future preventive strategies regarding the level of stress in the healthcare staff, such as the inclusion of musical practices for the healthcare team members.

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  • Leandro Mendes Pinheiro da Silva
  • MÚSICA E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO COMPARATIVO NO CAMPO DA EXPERIÊNCIA MUSICAL ENTRE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LOBO DE MESQUITA (DIAMANTINA/MG)

  • Orientador : SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • MARIA AMÉLIA CASTILHO FEITOSA CALLADO
  • Data: 30/11/2023

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  • Por anos convivemos com o adoecimento mental e ao mesmo tempo também vamos buscando a sanidade mental, sendo mentalmente saudável aquele que consegue reagir positivamente ao que a vida exige, de forma a harmonizar aspirações, aptidões, anseios, conceitos e emoções. Nesse sentido a relação entre a saúde mental e as diversas experiências com a música precisam ser estudadas, pois ainda há temas importantes pouco ou não explorados, por isso essa pesquisa teve intenção de verificar como o nível de experiência musical se relaciona com os níveis de depressão, estresse e ansiedade. Foi realizado um estudo primário, observacional, transversal, retrospectivo, analítico e comparativo. Foram coletados 80 questionários como adultos (a partir de 18 anos) do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita em Diamantina-MG. Os dados coletados foram informações socioeconômicas e trajetória na música, aplicou-se também o MEQ, o Inventário de Ansiedade Traço e o Questionário de Depressão, Ansiedade e Estresse. Os resultados preliminares apresentaram uma amostra com homens (30,6%) e mulheres (69,4%) em maioria na faixa etária de 31 a 40 anos (37,5%), com ensino superior completo (26,3%), trabalhadores (as) e estudantes (35%), não declarados profissionais da música (90%), cursando violão (41,3%), sendo o tempo de estudo do instrumento entre seis meses a três anos (48,8%). Como motivação para estar no Lobo de Mesquita foram destacados em ordem: realização de sonho, aprender um novo instrumento, melhorar a mente, ocupar um tempo livre, melhorar a performance e por indicação de profissional de saúde. Sobre o MEQ constatamos que em se tratando de experiência com a música em geral não há diferenças significativas entre homens e mulheres, porém na análise das variáveis os homens tendem a perceber menos efeitos psicoativos e fatores emocionais, já as mulheres tem menos compromisso com a música e mais reações subjetivas e físicas. No grupo estudado a tendência para ansiedade, estresses e depressão encontram-se dentro dos limites esperados. A relação de homens e mulheres com maiores escores para experiência com a música também apresentam bons escores para não adoecimento mental (depressão, estresse ou ansiedade de algum tipo). Assim podemos inferir que a relação com música se dá de formas diferentes em homens e mulheres, mesmo que sejam ambos “protegidos” do adoecimento mental, as mulheres têm mais relações sentimentais e os homens menos, isso também se deve ao papel social, por exemplo: homens não choram. Portanto, a música é experimentada pelos estudantes do Lobo de Mesquita e sua relação com a saúde mental é diretamente proporcional, embora análises futuras possam nos mostrar aspectos mais intensos da experiência musical e como avalia-la.


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  • For years we live with mental illness and at the same time we are also looking for mental health, being mentally healthy the one who can react positively to what life requires, in order to harmonize aspirations, aptitudes, desires, concepts and emotions. In this sense, the relationship between mental health and the different experiences with music needs to be studied, as there are still important themes that are little or not explored, so this research was intended to verify how the level of musical experience is related to the levels of depression. , stress and anxiety. A primary, observational, cross-sectional, retrospective, analytical and comparative study was performed. Eighty questionnaires were collected as adults (from 18 years old) from the Lobo de Mesquita State Music Conservatory in Diamantina-MG. The data collected were socioeconomic information and trajectory in music, the MEQ, the Trait Anxiety Inventory and the Depression, Anxiety and Stress Questionnaire were also applied. Preliminary results showed a sample with men (30.6%) and women (69.4%) mostly in the age group of 31 to 40 years (37.5%), with complete higher education (26.3%), workers and students (35%), undeclared music professionals (90%), studying guitar (41.3%), and the time spent studying the instrument ranged from six months to three years (48.8%). As motivation to be at Lobo de Mesquita, they were highlighted in order: dream fulfillment, learning a new instrument, improving the mind, occupying free time, improving performance and by indication of a health professional. Regarding the MEQ, we found that in terms of experience with music in general, there are no significant differences between men and women, but in the analysis of variables, men tend to perceive less psychoactive effects and emotional factors, while women have less commitment to music. and more subjective and physical reactions. In the group studied, the tendency for anxiety, stress and depression are within the expected limits. The ratio of men and women with higher scores for experience with music also present good scores for not being mentally ill (depression, stress or anxiety of some kind). Thus, we can infer that the relationship with music occurs in different ways in men and women, even if they are both “protected” from mental illness, women have more sentimental relationships and men less, this is also due to their social role, for example. : men do not cry. Therefore, music is experienced by Lobo de Mesquita students and its relationship with mental health is directly proportional, although future analyzes may show us more intense aspects of the musical experience and how to evaluate it.

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  • Ana Maria Janunzzi de Salles
  • “Meu tempo é hoje”: o processo de ensino-aprendizado do piano e as múltiplas velhices

  • Orientador : CARLA SILVA REIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA SILVA REIS
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • ADRIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO MENDES
  • Data: 07/12/2023

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  • O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as particularidades do processo de ensino-aprendizagem de piano na velhice no âmbito do projeto de extensão universitária "Meu tempo é hoje: o piano na terceira idade" (PROEX/UFSJ). Pretende-se também abordar o conceito de múltiplas velhices na sociedade contemporânea por meio de diálogos epistêmicos com outras áreas de conhecimento; clarificar quais são as consonâncias e dissonâncias, possibilidades e dificuldades da Pedagogia do Piano em relação ao aluno idoso, a partir da perspectiva da educação inclusiva e também indicar estratégias e materiais didáticos adequados à faixa etária abordada. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório desenvolvida em duas vertentes, bibliográfica e experimental. 


  • Mostrar Abstract
  • The general objective of the present work is to investigate the particularities of the piano teaching-learning process in old age in the scope of the university extension project "My time is today: the piano in old age" (PROEX/UFSJ). It is also intended to approach the concept of multiple old ages in contemporary society through epistemic dialogues with other areas of knowledge; to clarify which are the consonances and dissonances, possibilities and difficulties of Piano Pedagogy in relation to the elderly student, from the perspective of inclusive education and also to indicate appropriate teaching strategies and materials for the age group addressed. This is an exploratory research developed in two strands, bibliographic and experimental.

     

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  • IGHOR PATRICK ANDRADE DOS ANJOS
  • Travessias entre o erudito e o popular: um estudo a partir de narrativas biográficas de pianistas brasileiros 

  • Orientador : CARLA SILVA REIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • CARLA SILVA REIS
  • LEONARDO BARRETO LINHARES
  • STEFANIE GRACE AZEVEDO DE FREITAS
  • Data: 14/12/2023

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  • Considerando a recente inserção da música popular no campo acadêmico brasileiro e a força da tradição europeia no ensino do piano, é possível compreender como a dicotomia erudito/popular ainda prevalece. No entanto, a figura do “Músico Anfíbio” (AQUINO, 2007), que combina os saberes da música de concerto e da música popular em uma prática musical plural, inovadora e alinhada com o atual mercado musical, se faz cada vez mais presente no contexto brasileiro. Diante dessa premissa, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar o processo de formação musical e atuação profissional - nos universos da música de concerto e da música popular - de quatro pianistas atuantes no mercado musical brasileiro atual. Para tanto, será realizada uma investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR, 2010) utilizando a entrevista narrativa (FLICK, 2013) como ferramenta metodológica. Espera-se que os resultados da pesquisa esclareçam questões relacionadas à formação e atuação do pianista brasileiro na atualidade.

     


  • Mostrar Abstract
  • Considering the recent introduction of popular music as scientific subject into the Brazilian Academic Community and the european tradition present in the piano education, it is possible to comprehend how the dichotomy erudite/popular still prevails. However, the “Amphibious Musician” profile (AQUINO, 2007), that combines both popular and concert music knowledge in a multiple and creative musical activities, are growing in numbers and showing itself more suitable to the actual work demand in the brazilian context. Given these considerations, this research aims to look into the musical education process and professional activity – in both popular music and concert music universes - of four pianists acting in brazilian territory. To achieve its objective, this research pretends to use the method of biographic-narrative investigation (BOLÍVAR, 2010) through the approach of narrative interview (FLICK, 2013). It is expected as result to clarify issues that concern the musical education and professional acting of the brazilian pianist nowadays.

     

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  • Jean Carlos Gomes da Costa
  • EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE ARTÍSTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PERFORMANCE MUSICAL

  • Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CATARINA LEITE DOMENICI
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • Data: 14/12/2023

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  • O presente trabalho apresenta uma pesquisa artística realizada a partir da autoetnografia. No primeiro capítulo, além de apresentar a metodologia aplicada, encontra-se uma discussão teórica acerca dos principais conceitos abordados, como performance, construção da performance e autenticidade da performance. No segundo capítulo,
    evidencia-se o processo de construção e preparação de um recital de violão solo, desde a seleção do repertório até a sua realização. Nele, identificamos tanto análises de cunho musicológico quanto discussões baseadas nas tomadas de decisões artísticas e suas implicações na construção de uma performance. Além disso, este capítulo dedica boa parte da discussão sobre o recital proposto. Nesse sentido, o trabalho apresenta um panorama geral de como organizar e planejar uma performance, abordando aspectos da prática instrumental, um possível caminho para seleção do repertório e questões extra musicais, referentes à produção do recital.
     

  • Mostrar Abstract
  • This research is based on autoethnography. The first chapter shows the metodology and theoretcal discussion about the more important concepts to this research: performance, performance construction and authenticity. The second chapter discuss about the process of a performance and preparing a solo guitar recital, which can be indentificated musicological analysis and implications of the decisions in performance. Furthermore, this chapter devotes much of the discussion to the proposed recital. In this sense, this research presents a general overview of how to organize and plan a performance, addressing aspects of instrumental practice, a possible path for selecting the repertoire and extra-musical issues relating to the production of the recital.

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  • MILENE ALICE DO SACRAMENTO
  • Proposta para a elaboração de um catálogo de obras e documentos musicográficos de Presciliano José da Silva

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDÉSIO DE LARA MELO
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • Lenita Waldige Mendes Nogueira
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A obra musical do compositor mineiro Presciliano José da Silva é difundida, em sua maior parte, por manuscritos musicais sob a custódia de diferentes instituições. Orquestras no Campo das Vertentes em Minas Gerais executam algumas de suas composições anualmente, e ainda que seja um nome de destaque no cenário nacional brasileiro, não há notícias sobre a existência de um catálogo de suas obras, assim como das fontes que as transmitem. O principal objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de catalogação de obras e documentos musicográficos do compositor, de forma a proporcionar um instrumento com informações substanciais, permitindo aos interessados uma visão ampla e organizada da lavra musical de Presciliano José da Silva. Fundamentado em normas descritivas nacionais e internacionais, o processo da pesquisa se ancorou em leituras críticas de exemplares de catálogos de autores luso-brasileiros de reconhecida importância, assim como de ferramental metodológico aplicado ao estudo de documentos musicais. Como resultado apresentaremos uma proposta sólida, balizada tecnicamente em conceitos e teorias da arquivística e, acima de tudo, um instrumento de ampla difusão do insigne compositor.


  • Mostrar Abstract
  • The musical work of Minas Gerais composer Presciliano José da Silva is disseminated, for the most part, by musical manuscripts under the custody of different institutions. Orchestras in Campo das Vertentes in Minas Gerais perform some of his compositions annually, and although he is a prominent name in the Brazilian national scene, there is no news about the existence of a catalog of his works, as well as the sources that transmit them. The main objective of this research is to elaborate a proposal for cataloging the composer's musicographic works and documents, in order to provide an instrument with substantial information, allowing interested parties to have a broad and organized view of Presciliano José da Silva's musical work. Based on national and international descriptive standards, the research process was anchored in critical readings of catalogs by portuguese and brazilian authors of recognized importance, as well as methodological tools applied to the study of musical documents. As a result, we will present a solid proposal, technically based on archival concepts and theories and, above all, an instrument of wide diffusion of the renowned composer.

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  • PRISCILA LA GATTA CARMINATE
  • CAPRICHO DE CHORO DE HAMILTON DE HOLANDA:  ARRANJO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA CRAVO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE PERFORMANCE

  • Orientador : BRUNO SOARES SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BRUNO SOARES SANTOS
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • HELENA MARINHO
  • MAYRA CRISTINA PEREIRA
  • Data: 18/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa se destina à transcrição e ao arranjo de “Capricho de Choro”, de Hamilton de Holanda, para cravo, mediante uma série de escolhas formais e interpretativas, por meio das quais o idiomatismo do instrumento possa ser adequadamente explorado para a performance de música popular brasileira. Como motivação para a pesquisa, tem-se as semelhanças sonoras e idiomáticas entre bandolim e cravo, além do fato de que há um largo campo para a expansão do uso do cravo na música popular brasileira, como indica a revisão de literatura.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to make a transcription and an arrangement for harpsichord of “Capricho de Choro”, by Hamilton de Holanda, through a series of formal and interpretative choices, by which idiomatism can be adequately explored in popular Brazilian music performance. Sound similitudes between the bandolin and the harpsichord as well as the space for the expantion for the use of the harpsichord in Brazilian popular music, as shown in the literature review, have been the motivation for this research.

2022
Dissertações
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  • Caio Vitor Priori dos Santos
  • O VIOLÃO INOVADOR DO GAROTO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA DA PEÇA LAMENTOS DO MORRO

  • Orientador : LEONARDO BARRETO LINHARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO BARRETO LINHARES
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • NILTON ANTONIO MOREIRA JUNIOR
  • Data: 02/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo investigar a estilística composicional da peça Lamentos do Morro do compositor e violonista Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), o Garoto, e suas possíveis implicações nas práticas de performance. Presume-se que essa composição aponte para a escolha de elementos formais, harmônicos e rítmicos menos recorrentes em relação à linguagem violonística brasileira da época. Desta forma, realizar-se-á uma transcrição, a partir do áudio da peça interpretada pelo próprio compositor, uma edição de performance da mesma, que será analisada formal, harmônica e estilisticamente. Além disso, torna-se necessária uma análise comparativa com outras composições de violonistas contemporâneos a Garoto, a fim de se chegar a constatações mais assertivas acerca da estilística adotada na peça (Cook, 1987). Os referenciais que sustentarão as análises serão: Guest (2006), La Rue (1989; 1992; 2001), Pereira (2007); as reflexões a respeito das práticas de performance e suas interfaces com o processo analítico terão como referenciais os trabalhos de Cook (2006), Rink (2007), Hill (2002) e Almeida (2011).


  • Mostrar Abstract
  • This work intends to investigate the compositional stylistic of the piece Lamentos do Morro by the composer and guitarist Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), nicknamed Garoto, and its possible implications for the performance practices. It is probable that this composition reveals choices of formal, harmonic and rhythmic elements, less recurrent in relation to the Brazilian guitar language from that period. In this way, there will be made a transcription from the original audio interpreted by the composer himself and, a performance edition, which will be analyzed formally, harmonically and stylistically. In addition, it becomes necessary a comparative analysis with other compositions by contemporary guitarists to Garoto, in order to come more solid the discoveries about the style adopted in the piece (Cook, 1987). The references that will support the analyzes will be: Guest (2006), La Rue (1989; 1992; 2001), Pereira (2007); the reflections about performance practices and their interfaces with the analytical process will be based on the works of Cook (2006), Rink (2007), Hill (2002) and Almeida (2011).

     

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  • Alessandra Albuquerque de Carvalho Arão Silva
  • Técnicas de respiração na performance da flauta transversal na versão de professores de Conservatórios e Universidades de Minas Gerais

  • Orientador : MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
  • NILTON ANTONIO MOREIRA JUNIOR
  • Data: 21/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste trabalho foi investigar as técnicas de respiração na performance da flauta
    transversal na visão de professores de Conservatórios e Universidades de Minas Gerais. Devido
    aos procedimentos técnicos utilizados, esta pesquisa consistiu em um estudo de casos múltiplos.
    A partir da utilização de entrevista semiestruturada, buscamos compreender as perspectivas de
    professores de flauta transversal sobre uma respiração funcional na performance do instrumento.
    As questões da entrevista foram elaboradas a partir da revisão da literatura. Com base nas
    revisões da literatura, sobre a respiração na performance da flauta transversal e sobre a
    biomecânica da respiração, consideramos relevante formular perguntas sobre como inspirar e
    expirar para tocar, sobre o apoio respiratório, sobre como respirar para tocar frases longas, sobre
    a respiração circular, sobre os exercícios de respiração e sobre a importância do conhecimento do
    funcionamento do sistema respiratório para o aprendizado das técnicas de respiração. A análise
    dos dados foi feita por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Primeiramente, apresentamos a
    revisão da literatura sobre a biomecânica da respiração e sobre a respiração na performance da
    flauta transversal. Em seguida, expusemos as análises das entrevistas e verificamos a possível
    relação entre as técnicas de respiração ensinadas pelos professores na performance da flauta
    transversal e a biomecânica da respiração. Concluímos que os professores utilizam algumas
    técnicas gerais para a respiração, como a abertura da boca e a liberação das vias aéreas, a
    inspiração predominantemente abdominal, a utilização dos músculos expiratórios no processo da
    expiração, principalmente os abdominais, a retenção do ar e o apoio respiratório, para possibilitar
    uma inspiração profunda e um controle eficiente da expiração. Verificamos a ação de músculos
    inspiratórios no procedimento da inspiração e a ação de músculos inspiratórios e expiratórios no
    procedimento da expiração. Constatamos a utilização de orientações verbais, recursos visuais,
    atividades práticas e exercícios de respiração como estratégias, para o ensino das técnicas de
    respiração, e que para todos os professores o aprendizado e o aprimoramento das técnicas de
    respiração dependem de uma vivência corporal do aluno. Considerações feitas pelos professores
    apontam para a importância da respiração funcional e da conexão entre a respiração funcional
    com o sentido musical para o desenvolvimento de outros aspectos técnicos-musicais e da
    expressividade musical na performance do instrumento.

  • Mostrar Abstract
  • The objective of this work was to investigate the breathing techniques in the performance of the
    transverse flute in the view of professors from Conservatories and Universities of Minas Gerais.
    Due to the technical procedures used, this research consisted of a multiple case study. Using a
    semi-structured interview, we sought to understand the perspectives of flute teachers on
    functional breathing in the performance of the instrument. The interview’s questions were
    elaborated from the literature’s review. Based on literature’s reviews about flute breathing and
    about the biomechanics of breathing, we considered it was relevant to ask questions about how
    to inhale and exhale the air during the flute performance, respiratory support, how to breathe to
    play long phrases, circular breathing, breathing exercises and about the importance of knowing
    the functioning of the respiratory system for the learning of breathing techniques. Data analysis
    was made using the Content Analysis technique. First, we presented a review of the literature on
    the biomechanics of breathing and on breathing techniques during the flute performance. Then,
    we exposed the analysis of the interviews and verified the possible relationship between the
    breathing techniques taught by the teachers in the performance of the flute and biomechanics of
    breathing. We concluded that teachers use some general techniques for breathing, such as
    opening the mouth and releasing the airways, predominantly abdominal inspiration, use of
    expiratory muscles in the process of expiration, especially the abdominals, air retention and
    respiratory support to enable deep inspiration and efficient control of expiration. We verified the
    action of inspiratory muscles in the inspiration procedure and the action of inspiratory and
    expiratory muscles in the expiration procedure. We found the use of verbal guidelines, visual
    resources, practical activities and breathing exercises as strategies for teaching breathing
    techniques and that for all teachers, learning and improving breathing techniques depends on the
    student's bodily experience. Considerations made by the teachers’ point to the importance of
    functional breathing and the connection between functional breathing and the musical sense for
    the development of other technical-musical aspects and musical expressiveness in the
    performance of the instrument.
3
  • Willer Douglas Silveira
  • MATINAS DE QUINTA-FEIRA SANTA DE ANTÔNIO DE PÁDUA ALVES FALCÃO (1848-1927): PROBLEMAS TEXTUAIS E EDIÇÃO CRÍTICA

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • PAULO AUGUSTO CASTAGNA
  • Data: 22/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação pretende discutir os problemas textuais – erros, variantes, lacunas, rasuras e correções - identificados em duas fontes autógrafas do Ofício de Quinta-feira Santa do compositor tiradentino Antônio de Pádua Alves Falcão (1848-1927) e a realização da edição crítica da obra. A primeira fonte, em formato de partitura, sem data, manuscrita, pertencente ao arquivo da Orquestra Ribeiro Bastos, acreditamos ser a fonte original, e a segunda, que se encontra no arquivo da Orquestra Lira Sanjoanense, em partes cavadas, vocais e instrumentais, sem data, manuscrita pelo autor, tomamos como fonte de transmissão, sendo derivada da anterior. Para compreendermos os conceitos que permeiam a crítica textual, abordaremos neste trabalho as bases teóricas que irão nortear a detecção e classificação dos problemas textuais encontrados no Oficio de Quinta-feira Santa, de Falcão. Faremos também uma pesquisa histórica levantando dados sobre a vida do autor, o que contribuirá sobremaneira para o complemento da história da música e dos músicos da cidade de Tiradentes, Minas Gerais.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to discuss the textual problems - errors, variants, gaps, erasures and corrections - identified in two autograph sources of Ofício de Quinta-feira Santa (Holy Thursday Office) by the Tiradentine composer Antônio de Pádua Alves Falcão (1848-1927) and the realization of the critical edition of the work. The first source, in score format, undated, handwritten, belonging to the Ribeiro Bastos Orchestra archive, we believe to be the original source, and the second, which is found in the Lira Sanjoanense Orchestra archive, in vocal and instrumental parts, undated, handwritten by the author, we take as a transmission source, being derived from the previous one. To understand the concepts that permeate textual criticism, we will address in this paper the theoretical bases that will guide the detection and classification of the textual problems found in the Oficio de Quinta-feira Santa, by Falcão. We will also make a historical research gathering data about the author's life, which will greatly contribute complement the history of music and musicians of the city of Tiradentes, Minas Gerais, Brazil.

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  • Silas de Lelis Silva Freitas
  • Análise das características caligráficas de manuscritos autógrafos atribuídos a Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita: uma proposta de identificação da autoria

  • Orientador : JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALBERTO FIGUEIREDO PINTO
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 25/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem por objetivo identificar as características caligráficas de Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita ([1746?]-1805) em autógrafos musicais atribuídos ao compositor, a fim de gerar catálogos com os principais elementos de sua caligrafia, evidentes nas palavras e frases presentes em três obras específicas: Regina Cæle Lætere (1779), Tercio (1783) e Salve Regina (1787). A organização e catalogação de acervos musicais é etapa fundamental que precede às demais pesquisas realizadas por musicólogos nos documentos de arquivos históricos. Por sua vez, muitos dos documentos que vem sendo catalogados no Brasil somam uma enorme diversidade de conjuntos de manuscritos musicais ou partes isoladas, muitos deles sem identificação quanto ao autor ou copista. Nesse contexto, muitas obras são arquivadas como tendo compositores anônimos ou, ainda, atribuídas a certos compositores, através de métodos musicológicos tradicionais e especulativos. Tais atribuições estão vulneráveis a contestações de autoria e aguardam provas concretas ou hipóteses que reforcem a autenticidade do documento. É no intuito de fortalecer o ferramental de autenticação de manuscritos musicais, que esse trabalho se apoia na metodologia da existência de autógrafos certificados por exame. Sob essa perspectiva, para dar cabo à proposta desta pesquisa, as análises das obras de Lobo de Mesquita se baseiam nas fundamentações da Diplomática e da Grafoscopia como ferramentas que proporcionam o levantamento de características recorrentes do autor do documento. Espera-se que os resultados obtidos permitam ampliar as possibilidades de identificação da autoria de manuscritos musicais.


  • Mostrar Abstract
  • The present study aims to identify the calligraphic characteristics of Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita ([1746?] - 1805) in autographs attributed to the composer in order to produce catalogs of the main elements of his handwriting, shown in words and phrases found in three specific works credited to him: Regina Cæle Lætere (1779), Tercio (1783) and Salve Regina (1787). The organization and cataloging of musical collections is a fundamental step that precedes other researches carried out by musicologists, in documents of historical archives. In turn, many documents that have been cataloged in Brazil add up to a huge diversity of sets of musical manuscripts or complete parts, many of them without identification of the author or copyist. In this context, many works are filed as having anonymous composers or attributed to certain composers, using traditional and speculative musicological methods. These attributes are vulnerable to objections about their authorship and await concrete evidence or hypotheses that reinforce the authenticity of the document. To strengthen the musical manuscript authentication tools, this work is supported by the methodology of existence of certified autographs per exam. So, to carry out the purpose of this research, the analyzes of Lobo de Mesquita's works are based on the foundations of Diplomatic and Grafoscopy as tools that provide the data of recurrent characteristics of the document's author. It is expected that the results obtained expand the possibilities of identifying the authorship of musical manuscripts.

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  • Marcio Luiz Ribeiro Bacelar
  • ARRANJOS DE SERRA DA MANTIQUEIRA, É BOM CHEGAR À MARIANA E CHORO DA GAIVOTA DE IAN GUEST: IDIOMATISMOS E TEXTURAS DO VIOLÃO DE SETE CORDAS SOLISTA

  • Orientador : PEDRO FRANCISCO MOTA JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PEDRO FRANCISCO MOTA JUNIOR
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • MARCOS FLAVIO DE AGUIAR FREITAS
  • Data: 03/03/2022

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  • Adhemar Campos Neto
  • A flauta transversal, a clarineta e o pistom na obra musical do Padre José Maria Xavier

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • RUBENS RUSSOMANNO RICCIARDI
  • Data: 11/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • O Padre José Maria Xavier (1819-1887) nascido em São João del-Rei MG é um importante e reconhecido compositor brasileiro de música religiosa do século XIX. Observa-se em algumas obras do Mestre Xavier, a utilização de um padrão de escrita para o trio de instrumentos de sopro: a flauta transversal, a clarineta e o pistom executando, simultaneamente, um mesmo fragmento melódico e de forma específica entre eles. Essa forma de escrita tornou-se o objeto da pesquisa e análise do projeto de mestrado, tendo como objetivo destacar na obra do compositor o uso desse padrão como parte de seu processo composicional.


  • Mostrar Abstract
  • The clergyman José Maria Xavier (1819-1887), who was born in São João del-Rei MG, is one of the most distinguished and recognized Brazilian composers of religious music from the 19th century. In some of his pieces there is an appreciated use of a writing pattern for the trio of wind instruments: the transverse flute, clarinet, and cornet playing, simultaneously, the same melodic fragment in a specific way between them. This writing pattern became the objective of analysis and investigation of thise master’s project, which aims to highlight some part of his work and the use of this writing pattern as part of his compositional process.

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  • Silvia Rocha Costa
  • Formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular: um estudo multicaso

  • Orientador : CARLA SILVA REIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA SILVA REIS
  • ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
  • LILIANA PEREIRA BOTELHO
  • HELENA LOPES DA SILVA
  • Data: 16/03/2022

  • Mostrar Resumo
  •  

    No Brasil, o papel marcante de Chiquinha Gonzaga como instrumentista, compositora e maestrina abriu novos caminhos para a atuação das mulheres enquanto protagonistas da música brasileira. No entanto, para além da notável figura de Chiquinha, percebemos uma invisibilização do trabalho das mulheres como instrumentistas, principalmente no campo da música popular. Considerando esse panorama de pouca visibilidade do trabalho das mulheres instrumentistas, nos interessa agora a subversão da tradição, ou seja, a formação e recente ocupação, ainda minoritária, das mulheres na condução e execução de instrumentos em grupos musicais profissionais. Utilizando o retrato sociológico como dispositivo metodológico, esta pesquisa apresentará um estudo multicaso sobre a formação musical e atuação profissional de quatro mulheres instrumentistas do campo da música popular oriundas de diferentes regiões do Brasil. Em diálogo com a microssociologia e com os estudos de gênero e música, este trabalho pretende investigar as tensões nas relações de gênero na formação musical das instrumentistas, e também compreender os desafios que estão em jogo, desde a escolha do instrumento, passando pela trajetória de estudos, até a consolidação de um trabalho profissional em música popular e sua consequente legitimação em seu contexto de atuação.


  • Mostrar Abstract
  •  

     In Brazil, Chiquinha Gonzaga's remarkable career as an instrumentalist, composer and conductor opened new paths for women to act as brazilian music protagonists. However, after this period we noticed an invisibility of women's work as instrumentalists, mainly in the context of popular music. Considering this panorama of low visibility of women instrumentalists’ work, we are now interested in the subversion of tradition, that is, the education and occupation, even if minority, of women in conducting and playing instruments in professional musical groups. Using the sociological portrait as a methodological device, this ongoing research will present a multi-case study on the musical education and professional performance of six women instrumentalists in the field of popular music in different regions of Brazil. In dialogue with microsociology and gender theories, this work aims to investigate the tensions in 

    gender relations in the musical education of the instrumentalists. This study also aims to understand the challenges that are at stake, from the choice of the instrument, through the trajectory of studies, to the consolidation of professional work in popular music and its consequent legitimation in its context of performance.

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  • Larissa da Costa Novo
  • PANORAMA DAS PRÁTICAS MUSICAIS PRESENTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FLAUTA TRANSVERSAL DE MINAS GERAIS: DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO E PROFISSÃO.

  • Orientador : ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • CARLA SILVA REIS
  • LILIANA PEREIRA BOTELHO
  • RAUL COSTA DAVILA
  • Data: 18/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa aborda um estudo multicasos realizado com cursos de graduação em Flauta Transversal das universidades públicas de Minas Gerais. A pesquisa busca compreender o momento atual dos cursos de Graduação em Flauta Transversal sob o ponto de vista de como se relacionam com a sociedade, com especial atenção aos repertórios e práticas musicais abordadas.


  • Mostrar Abstract
  • This research presents a multiple case study which is being conducted among Flute undergraduate courses of public universities in the State of Minas Gerais, Brazil. The research aims to understand the present moment of Flute undergraduate courses under the perspective of how they relate to society, with special attention to the repertoire and musical practices.

     

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  • Lucas Roberto de Souza Oliveira
  • Subsídios para uma interpretação retórica da Antífona e Lamentações do Ofício De Quinta-Feira Santa de Lobo de Mesquita

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • ELIEL ALMEIDA SOARES
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 25/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho investiga a obra Antífona e Lamentações do Ofício De Quinta-Feira Santa de Lobo de Mesquita. Buscando retirar subsídios retóricos para a sua interpretação musical, nosso olhar percorre a dinâmica existente entre o texto verbal e o texto musical , explorando o processo de ressignificação musical do texto litúrgico e revelando a dialética existente entre ambos os polos, de forma a expor os pontos significativos do discurso musical empregue e demonstrar a carga afetiva aproveitada em sua interpretação. Entendemos que a manipulação adotada por Lobo de Mesquita no tratamento sonoro do texto litúrgico veio a gerar um novo discurso musical. Por isso, optamos pela retórica no procedimento analítico, pois esta prescreve um caminho adequado para revelar a sistematização dos afetos racionalmente organizados no discurso. Assim, nos apoiamos em autores que tenham publicado livros, teses, dissertações, artigos e afins, observando o aproveitamento dos princípios de retórica na construção discursiva em Música. Dentre eles, Eliel Almeida Soares, com a observação de figuras retóricas na Música Colonial Brasileira; Bruce Haynes, mostrando como os princípios da retórica musical e da oratória estiveram historicamente presentes na própria performance musical; e principalmente, Ana Margarida Madeira Minhós da Paixão, que em sua tese (2008) aborda obras teóricas produzidas em Portugal entre os séculos XVII e XIX, verificando os princípios e técnicas de construção textual comuns à literatura e à música e a proximidade entre as duas artes em procedimentos, normas e etapas da criação retórica. Deste último estudo, ainda é válido destacar que a autora discorre sobre os modos de enunciação e recepção ao nível do intérprete/performer e dos efeitos do discurso. Pretendemos, portanto, explorar retoricamente o campo afetivo invocado na obra de Lobo de Mesquita retirando dessa experiência fatos que aumentam a amplitude de sua interpretação musical. A pesquisa vai no sentido de explorar a obra sem necessariamente percorrer sua realização sonora a nível de performance, mas apontando a expressividade musical a partir de seu material escrito.


  • Mostrar Abstract
  • The present research investigates the Antiphon and Lamentations of the Holy Thursday Office by Lobo de Mesquita. Seeking to extract rhetorical subsidies for its musical interpretation, our looking goes through the dynamics existing between the verbal text and the musical text, exploring the process of musical reframing of the liturgical text and revealing the dialectic existing between both poles, in order to expose the examined points of the musical discourse employed and enabling the affective charge used in its interpretation. We understand that the manipulation adopted by Lobo de Mesquita in the sound treatment of the liturgical text came to generate a new musical discourse. For this reason, we opted for rhetoric in the analytical procedure, as it prescribes an adequate path to reveal the rational systematization of affects organized in the discourse. Thus, we rely on authors who published books, theses, dissertations, articles and similars, observing the use of the principles of rhetoric in the discursive construction in Music. Among them, Eliel Almeida Soares, with the observation of rhetorical figures in Brazilian Colonial Music; Bruce Haynes, showing how the principles of musical rhetoric and oratory have historically been present in musical performance itself; and mainly, Ana Margarida Madeira Minhós da Paixão, who in her thesis (2008) addresses theoretical works produced in Portugal between the 17th and 19th centuries, verifying the principles and techniques of textual construction common to literature and music and proximity between the two arts in procedures, norms and stages of rhetorical creation. From this study, it is still worth noting that the author discusses the modes of enunciation and reception at the level of the interpreter/performer and the effects of the discourse. We intend, therefore, to rhetorically explore the affective field invoked in the work of Lobo de Mesquita, taking from this experience facts that increase the breadth of his musical interpretation. The research goes in the direction of exploring the musical work without necessarily going through the musical performance act itself, but indicating musical expressiveness from its written material.

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  • Rafael Mendes de Resende
  • TRANSCRIÇÃO PARA PARTITURA DOS TOQUES DOS SINOS DA SEMANA SANTA DA CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR DE SÃO JOÃO DEL-REI

  • Orientador : EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • RODRIGO TEODORO DE PAULA
  • Data: 30/06/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa teve como objetivo principal a transcrição dos Toques dos Sinos da Semana Santa da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei, através do registro dessa linguagem em um documento técnico com notação musical, indicando ritmo, alturas e demais nuances realizadas durante a execução dos toques. Para isso, a pesquisa passou por etapas que se destinaram a desenvolver os objetivos específicos. Primeiramente, foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental, buscando identificar as principais fontes sobre o tema. No segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo que se destinou as gravações dos toques dos sinos. Com isso, a partir deste material, foi possível alcançar os resultados pretendidos: análise e transcrição. Ao final, ficou comprovado a importância da pesquisa em contribuir com uma documentação que permite visualizar alturas, duração e demais nuances que estão presentes na Linguagem dos Sinos de São João del-Rei.


  • Mostrar Abstract
  • CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR DE SÃO JOÃO DEL-REI

2021
Dissertações
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  • Jéfrey Antônio de Andrade
  • A CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE DA SONATINA PARA VIOLÃO SOLOCO DE SÉRGIO VASCONCELLOS-CORRÊA: ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E TÉCNICA.

  • Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES
  • ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • Data: 19/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa caracteriza-se pelo processo de construção da performance da obra Sonatina para violão solo do compositor Sérgio de Vasconcellos-Corrêa a partir de considerações analíticas, interpretativas e técnicas. Inicialmente foi apresentada uma revisão de literatura acerca do tema análise e performance, a fim de investigar os principais conceitos e autores, além de traçar relações com a nossa prática musical. O processo de construção da performance ocorreu a partir da análise musical em constante diálogo com o estudo prático da Sonatina, além de uma análise das demandas técnicas necessárias para sua interpretação e de uma revisão da digitação. Esse processo se construiu não de forma consecutiva, mas através de interações simultâneas, onde análise musical, concepção interpretativa e questões técnicas dialogam constantemente influenciando um ao outro. Espera-se que a interatividade mencionada entre análise, interpretação e questões técnicas possam contribuir para o estabelecimento de uma performance mais consistente, sustentada a partir de nossas pesquisas, reflexões e contribuições ativas enquanto intérprete-pesquisador.


  • Mostrar Abstract
  • The research is characterized by the process of construction of the performance of the work Sonatina for solo guitar by the composer Sérgio de Vasconcellos-Corrêa based on analytical, interpretative and technical considerations. Initially, a literature review on the topic of analysis and performance was presented, in order to investigate the main concepts and authors, in addition to drawing relationships with our musical practice. The performance construction process took place from the musical analysis in constant dialogue with the practical study of Sonatina, in addition to an analysis of the technical demands necessary for its interpretation and a review of fingering. This process was built not in a consecutive way, but through simultaneous interactions, where musical analysis, interpretive conception and technical issues constantly dialogue, influencing each other. It is hoped that the aforementioned interactivity between analysis, interpretation and technical issues can contribute to the establishment of a more consistent performance, supported by our research, reflections and active contributions as an interpreter-researcher

2
  • ELISANGELA NAVES VIVAS
  • “O IMPACTO DAS PRÁTICAS MUSICAIS E ATIVIDADE FÍSICA
    COMO FATORES PROTETIVOS PARA A RESERVA COGNITIVA EM IDOSOS
    OCTOGENÁRIOS EM SÃO JOÃO DEL-REI: UM ESTUDO RETROSPECTIVO
    COMPARATIVO”

  • Orientador : SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAURO HELENO CHAGAS
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • LUCIANA CARINA JOLY
  • SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • Data: 11/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • Contexto: Existe uma tendência mundial para o aumento da expectativa de vida. Tal tendência se deu com o advento de estratégias preventivas e curativas de doenças antes consideradas fatais. Além disso, a aquisição de hábitos de vida saudáveis pode contribuir para o envelhecimento saudável. A música é uma ferramenta muito apropriada à senescência na medida em que estimula áreas que poderiam estar em desuso. As estratégias combinadas são algo de grande potencial e merecem atenção no contexto acadêmico. A presente pesquisa foi um estudo retrospectivo e comparativo. Objetivos: Geral: Verificar o impacto das práticas musicais e atividade física na cognição de idosos octogenários da cidade de São João del-Rei. Específico: detectar eventuais diferenças de gênero nos desempenhos cognitivos na população estudada. Hipótese principal: Idosos praticantes de atividade física e música possuem um desempenho significativamente maior nos testes de rastreio cognitivo. Local da pesquisa, sujeitos e métodos: O estudo foi realizado no município de São João del-Rei/MG. A população estudada foi composta por idosos octogenários residentes em São João del-Rei, incluídos, além da sede, os 05 distritos. A população estimada de octogenários no município de São João del-Rei é de aproximadamente 1400 indivíduos. O total da amostra foi de 84 sujeitos, distribuídos em 37 homens e 47 mulheres, com média de idade de 84.3 anos. Os critérios de inclusão foram os seguintes: encontrar-se com idade entre 80 e 89 anos, 11 meses e 29 dias até a finalização da coleta; encontrar-se em condições psíquicas para preenchimento de questionários; não se encontrar em tratamento psiconeurológico; e ter pelo menos 05 anos de escolaridade. O projeto de pesquisa foi submetido à Plataforma Brasil para avaliação ética e aprovado em 05/11/2019. Foram aplicados 04 instrumentos de avaliação: Mini Exame do Estado Mental (rastreio da cognição); Questionário de Matsudo & Araújo (avaliação das práticas de atividade física); Breve Questionário sobre a Experiência Musical e Questionário sobre a prática de atividades de estimulação cognitiva. Resultados: Foi possível se verificar algumas tendências que apontam uma proteção para os indivíduos com maiores níveis de experiência musical, bem como aqueles que têm na sua rotina atividades de estimulação cognitiva e atividade física, mesmo que entre os melhores resultados do Mini-Mental (4º quartil) tenham apresentado um perfil variado. A experiência musical, quando observada isoladamente enquanto estímulo, parece tender a proteger ainda mais os sujeitos em relação a outros estímulos cognitivos.


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  • Context: There is a world tendency towards the increase of life expectancy. Such tendency occurs due to the advent of preventive and curative strategies for diseases which were considered fatal. Besides, healthy life habits acquisitions can contribute to a healthy aging. Music is a very appropriate tool to senescence as it stimulates areas which could be in disuse. The combined strategies have a great potential and deserve attention on the academic context. The present research is a retrospective comparative study. Objectives: General: Check the impact of musical and physical practices in the octogenarian elderly cognition in the city of São Joao del-Rei. Specifics: Detect eventual gender differences in the cognitive performances in the studied population; point out the different profiles according to variables related to IDH. Main Hypothesis: The elderly who practice musical and physical activities have a significantly higher performance in the cognitive screening test. Research place, subjects and methods: The study was carried out in São João del-Rei municipality, Minas Gerais State. The studies’ population is formed by octogenarian elderlies’ residents in São João del-Rei municipality, including, besides the principal one, the other 5 districts, too. The octogenarian estimated population in São João del-Rei municipality is of approximately 1.400 individuals. The total sample, up to now, was of 24 individuals, distributed in 05 males and 19 females, with an age average of 83.7. The inclusion criteria were the following: be within the age range of 80 to 89 years old, 11 months and 29 days until the end of the data collection; be in perfect physic conditions to fulfil the questionnaires; not be under any psychoneurological treatment; and have at least 5 years of schooling. The research project was submitted to the Brazil Platform for ethical evaluation and was approved on 11/05/2019. Four evaluation instruments were applied: Mental State Mini Exam (for cognitive screening); Matsudo & Araújo questionnaire (for physical practices evaluation); Brief questionnaire about Musical Experience and a Questionnaire about cognitive stimulation activities practices. Preliminary Results and Conclusion: It was possible to verify some tendencies that evidence a protection for the individuals with greater levels of musical experience, as well as those who have in their routine, cognitive stimulation activities, even if among the best results of Mini-Mental (4th quartile) they showed a varied profile. The musical experience, when observed separately as stimuli, seems to tend to protect even more the subjects in relation to other cognitive stimulus. It is still important to apply the physical activity questionnaire. Therefore, there will be more variables and new statistical analyses will be possible comparing the categories among themselves (Active X Sedentary combined to the variables [Musical Experience] and [Cognitive Stimuli]). The sample size will be another factor which will have a greater impact since, with the unfolding of the pandemic, we count on returning the presential data collection. We hope to have a more robust sampling. The inclusion of individuals from the districts can clarify potential differences in the cognitive performance between the Principal Area X Rural Areas.

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