A PRÁTICA DE CONJUNTO NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA Pe. JOSÉ MARIA XAVIER: UMA PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS COM PROFESSORES E ALUNOS SOBRE SUAS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS
Educação Musical; Ensino coletivo de Música; Prática de conjunto; Prática musical em conjunto
Esta pesquisa foi conduzida no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier (CEM PJMX) em São João del-Rei, com o objetivo geral de analisar o ensino da Prática de Conjunto nessa instituição. O estudo aborda os princípios pedagógicos da Prática de Conjunto, analisando documentos escolares e coletando relatos de professores e alunos sobre suas práticas e experiências. A ausência de pesquisas sobre esse tema em conservatórios de Minas Gerais motivou esta investigação. A metodologia empregada é a pesquisa de métodos mistos em um projeto paralelo convergente, combinando a coleta de dados qualitativos e quantitativos para uma análise integrada e interpretação dos resultados. Este trabalho visa contribuir para o campo da educação musical, especificamente no contexto do ensino de Prática de Conjunto em um grande conservatório mineiro.