Banca de QUALIFICAÇÃO: AGOSTINHO JOAO DE SOUZA

DISCENTE : AGOSTINHO JOAO DE SOUZA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei

PROPOSTA DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS PELO RECONHECIMENTO DO SELO DE IG: O CASO DE RESENDE COSTA - MG

Indicação Geográfica. Desenvolvimento Territorial. Dados socioeconômicos. Resende Costa.

A busca pelo reconhecimento por meio da obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG) tornou-se um importante fator no que tange às estratégias de desenvolvimento territorial, também uma importante ferramenta na promoção do desenvolvimento econômico que, a partir de um local, se estende às demais localidades vizinhas e a outras atividades de uma região. Visa-se com este reconhecimento, alavancar e impulsionar atividades em pequenas cidades e/ou desenvolver produtos com o objetivo de aumentar a produção ou fortalecer um mercado cada vez mais competitivo. Face ao crescente número de registros de IGs no Brasil, o desafio é saber o quanto esses reconhecimentos impactam para a vida dessas comunidades e a importância que podem representar para as pessoas. Nessa perspectiva, este trabalho tem por finalidade propor a criação de um banco de dados socioeconômicos antes e após o registro da Indicação Geográfica de Resende Costa - MG, provenientes das seguintes fontes: SEBRAE, CAGED, IBGE, Prefeitura Municipal e Associação dos produtores, de modo a servir de informações para avaliação dos indicadores geográficos. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada e um estudo de caso referente a IG de Resende Costa, a qual foi escolhida, uma vez que a IG se encontra em seu primeiro ano de vida e, por isso, ainda é possível ter acesso a informações relevantes antes do ano de implantação da IG iniciar e depois.

Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Interno - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Externa ao Programa - 1287688 - ELIZETE ANTUNES TEIXEIRA NOGUEIRA
Externa à Instituição - LÍGIA BARROS DE FREITAS - UEMG