Banca de DEFESA: PAULO MARCIO LARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO MARCIO LARA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei
TÍTULO:

DIAGNÓSTICO DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA DO ARTESANATO EM ESTANHO DE SÃO JOÃO DEL REI- MG

PALAVRAS-CHAVES:

Indicação Geográfica; Indicação de Procedência; Artesanato; Estanho; São João del Rei

RESUMO:

A indicação geográfica (IG) é um instituto legal para proteção de produtos e ou serviços que apresentam qualidades diferenciadas resultantes do meio geográfico originário e têm o potencial de gerar muitos benefícios, incentivando o desenvolvimento local. O artesanato em estanho de São João Del Rei é uma manifestação artística única, expressão da identidade e cultura da cidade, caracterizada pela sua produção diferenciada, desde os anos de 1.960, mas mantendo as características colônias de produção do século XVIII. O reconhecimento da notoriedade deste artesanato, foi solicitado em 2010 e reconhecido pelo INPI em 2012. Este trabalho teve como finalidade analisar as percepções dos artesãos sobre os resultados do registro da indicação de Procedência de São João Del Rei para peças artesanais em estanho nos dez anos após o seu registro. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, com a estratégia de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e questionários, com os produtores do artesanato em estanho sanjoanense. Quanto aos resultados verificou-se que os produtores esperavam como benefícios da IG, o aumento de vendas e no faturamento, a divulgação do artesanato, a criação de uma marca forte e a certificação da qualidade dos produtos. Para 87,5% dos produtores, estes resultados não foram percebidos. Verificou-se que desafios como a falta de conhecimento sobre IG pela população, a divulgação dos produtos e o fortalecimento do associativismo dos produtores com o consequente fortalecimento da associação dos artesãos, precisam ser abordados para que a IG alcance os benefícios esperados. No entanto, apesar dos benefícios não terem sido percebidos, os produtores do artesanato em estanho sanjoanense consideram relevante o registro da IG de São João Del Rei.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Interno - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Externo à Instituição - NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
Externa à Instituição - KELLY LISSANDRA BRUCH
Externo à Instituição - JOAO ROBERTO MARQUES LOBO - SEBRAE
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 17:23
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04