O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) EM PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESTUDO DA PAISAGEM DO ENTORNO ESCOLAR
Educação Geográfica; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); Paisagem; Sequência Didática.
Esta pesquisa apresenta metodologias de ensino na educação geográfica através de uma confluência entre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o estudo da paisagem no ensino de Geografia para estudantes do Ensino Fundamental II numa perspectiva de participação ativa entre professores e estudantes como parte do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o objetivo principal deste estudo é conhecer o espaço do entorno escolar e desenvolver uma proposta didático-pedagógica, considerando nesta proposta o potencial do Google Earth e o estudo da paisagem como instrumento e conceito no ensino de geografia, voltado para alunos do 6º ano da Escola Municipal Walfrido Silvino dos Mares Guia, localizada no bairro Antônio Laranjo, em Oliveira – MG. Para atender esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo exploratório e estudo de caso, compreende três procedimentos distintos, mas interligados. Um refere-se ao fundamento teórico-conceitual e metodológico, realizado por meio de revisão bibliográfica na literatura pertinente com os objetivos da pesquisa. O segundo refere-se ao estudo empírico/descritivo da área do entorno escolar, a partir do Google Earth, em duas datas diferentes, por meio de mapeamento online, com produção de material visual, como imagem-mapa e perfis topográficos e de uso e ocupação. O terceiro procedimento, analítico e reflexivo, compreende o desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica, fundamentada na pedagogia crítica social do conteúdo (LIBÂNEO, 1991), utilizando-se da Sequência Didática para o ensino da noção de paisagem e cidade à luz da Geografia. Ao final da pesquisa e com base nesses levantamentos, mapeamentos e fundamentos teóricos, faz-se a discussão e reflexão sobre o potencial geográfico da paisagem do entorno escolar e da proposta didático-pedagógica.