Banca de DEFESA: TÚLIO OLIVEIRA SILVA E ASSUNÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÚLIO OLIVEIRA SILVA E ASSUNÇÃO
DATA : 28/12/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Apresentação remota: meet.google.com/thp-zubk-yww
TÍTULO:

IMPACTO DO USO DE UNDERBUILT WIRES COMO MÉTODO COMPLEMENTAR DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Transitório Eletromagnético, Linhas de Transmissão, Underbuilt Wire, Descarga Atmosférica, Otimização da posição do Underbuilt Wire, ATP, Para-Raios.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Este trabalho se concentra na análise da influência do Underbuilt Wire (UBW) em sistemas elétricos de Alta Tensão e Extra Alta Tensão, particularmente no cenário em que ocorre a sobretensão devida a descargas atmosféricas. A modelagem dos sistemas elétricos leva em consideração a geometria das torres, complexidade e não-linearidades, integrando estudos de transitórios eletromagnéticos ao software Alternative Transients Program (ATP). Com intuito de verificar a alocação ótima do UBW, foi empregada a linguagem de programação Julia em conjunto com o ATP. Esse ambiente computacional integrado permite a aplicação do método meta-heurístico de otimização por enxame de partículas. Segundo os resultados, verifica-se a eficácia do UBW na redução de sobretensões, especialmente em solos de alta resistividade e incrementada quando sua posição é otimizada para minimizar as sobretensões. Dentre os resultados obtidos, os que possuem destaque são os que trazem sistemas que possuem o UBW em combinação com para-raios, mostrando redução na sobretensão e na energia absorvida pelos para-raios, parâmetro essencial para a manutenção desses equipamentos. Previstas tais análises, constata-se a efetividade de uma medida complementar de proteção concentrada na diminuição de sobretensões na cadeia de isoladores e proteção adicional aos níveis já proporcionados pelos para-raios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1418371 - MARCO AURELIO DE OLIVEIRA SCHROEDER
Interno - 1032696 - RODOLFO ANTONIO RIBEIRO DE MOURA
Externo ao Programa - 089.733.996-75 - MIGUEL DE BRITO GUIMARÃES NETO - NÃO INFORMADO
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS SIQUEIRA DE LIMA - UFRJ
Externo à Instituição - JAIMIS SAJID LEON COLQUI
Externo à Instituição - MÁRCIO ZAMBOTI FORTES - UFF
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 16:06
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03