SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO DE ESCOPO.
Oncologia; Oncologia pediátrica; Câncer infantil; Serviços farmacêuticos.
Introdução: Na oncologia pediátrica a equipe multiprofissional destaca-se como essencial e o farmacêutico apresenta sua relevância para assegurar a qualidade e segurança da terapia medicamentosa. Objetivo: Mapear estudos sobre serviços farmacêuticos na oncologia pediátrica. Elaborar cartilha de educação em saúde para disseminação da atuação farmacêutica na área. Métodos: Revisão de escopo conduzida em duas etapas: elaboração de protocolo e condução da revisão. Ambas seguiram as recomendações do Manual for Evidence Synthesis for Scoping Reviews do Joanna Briggs Institute (JBI), bem como pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) Checklist. Para a revisão de escopo foram utilizadas oito bases de dados eletrônicos. A elaboração da cartilha se deu em duas partes: planejamento e elaboração. Resultados: Na revisão de escopo foram incluídos 22 artigos, sendo que 59% (n=13) foram publicados entre 2018 e 2024. Baseado no IDH, 86,4% (n= 19) foram conduzidos em países com IDH muito alto/alto. Foram incluídos 5 (22,7%) estudos publicados no Brasil. Os hospitais foram locais de investigação em 86,4% (n= 19) dos estudos, sendo o regime de atendimento mais estudado a internação, representando 54,6% (n=12) do total. A maioria dos estudos descreveu os serviços de acompanhamento farmacoterapêutico (46,4%), análise de prescrições (18,2%) e manipulação de agentes antineoplásicos (18,2%). Dos serviços farmacêuticos estudados, 72,7% (n=16) foram serviços isolados e 27,3% (n=6) eram executados em equipe multidisciplinar. Os estudos selecionados apresentaram em sua maioria 68,2% (n=15) resultados clínicos. Espera-se que a revisão de escopo fomente estudos primários sobre como os serviços farmacêuticos são aplicados na oncologia pediátrica. Produto técnico: “Uso de medicamentos na oncopediatria: conhecer para não ter medo. Orientações farmacêuticas aos cuidadores”. Tipo: material didático; formato: cartilha educativa. Após validação e catalogação, o material ficará disponível em uma instituição hospitalar e site da Universidade.