|
Dissertações |
|
1
|
-
GUSTAVO FERNANDO DE FRAZÃO LIMA
-
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SONDA LUMINESCENTE DO TIPO BODIPY ACOPLADA A CHALCONA
-
Orientador : JOSE AUGUSTO FERREIRA PEREZ VILLAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE AUGUSTO FERREIRA PEREZ VILLAR
-
JEFFERSON LUIZ PRINCIVAL
-
RAFAEL AUGUSTO SOLDI
-
Data: 04/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Moléculas bioativas sintéticas foram o alvo de pesquisa do Laboratório de Síntese Orgânica e Nano Estruturas-LABSONE nos últimos anos, principalmente como antitumorais, antimicrobianos e antiparasitários. Estudar as imagens geradas por compostos fluorescentes in vivo e/ou in vitro é uma ferramenta potente para entender o mecanismo de ação e estudar formas de diagnosticar doenças. Diante disso, a síntese de compostos bioativos contendo grupos fluorescentes vem sendo preparados para tal uso, visando à preparação de novos compostos com essa propriedade. Para tanto, o emprego de compostos derivados do BODIPY é a estratégia para esse projeto. Tendo como objetivo, desenvolver uma metodologia de acoplamento de uma sonda fluorescente do tipo BODIPY a compostos bioativos. Até o momento foi realizado a síntese e caracterização de um fluoróforo modificado BODIPY com o grupamento azida que pretendemos introduzir em ambos os compostos, BODIPY e compostos bioativo de interesse, uma porção capaz de se acoplar entre si através de uma reação simples. Para tanto pretendemos colocar um grupo azida em uma extremidade e outro grupo acetileno na outra a fim de realizar uma reação do tipo “click”, ciclo adição 1,3-dipolar, para esse acoplamento. Dentre as classes de compostos bioativos que o grupo vem trabalhando damos destaque a compostos com núcleos chalconicos como agentes antimicrobianos. Os aldeídos propostos foram sintetizados com a porção azida, a metodologia para a síntese do 2,4-dimetilpirrol foi realizada para a produção em escala multigrama além da síntese do BODIPY de maneira sequencial para evitar a degradação do 2,4-dimetilpirrol. As sínteses do BODIPY-Azida e da 2’,4’-dihidroxichalcona foram realizadas com sucesso e a metodologia para a síntese do 2,4-dimetilpirrol foi realizada para a produção em escala multigrama. Precisamos otimizar a etapa de síntese do BODIPY com maior rendimento possível e terminar as sínteses além de realizar os estudos foto-físicos e biológicos. Este trabalho também constituiu como um contributo para o conhecimento em síntese orgânica através da preparação, purificação e análises da Chalcona, além das etapas iniciais e intermediarias do BODIPY.
-
Mostrar Abstract
-
-
|
|
2
|
-
DENNER HENRIQUE ISAIAS SOUZA
-
Análise da qualidade das evidências científicas sobre a eficácia e segurança nas bulas de anticoagulantes orais diretos comercializados no Brasil.
-
Orientador : DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
LEILISMARA SOUSA NOGUEIRA
-
MARIA AUXILIADORA PARREIRAS MARTINS
-
NAYARA RAGI BALDONI COUTO
-
Data: 07/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Os anticoagulantes orais diretos (DOACs) vêm se apresentando como importantes opções na prevenção do tromboembolismo. Imprecisões no desenho, condução e análise de estudos para avalia-los podem ter feito com que o efeito da intervenção seja subestimado ou superestimado. Objetivo: Analisar a qualidade das evidências científicas sobre a eficácia dos DOACs disponíveis nas bulas brasileiras. Método: Para o alcance do objetivo do trabalho, este foi dividido em duas etapas, sendo elas: (i) identificação e análise da disponibilidade das referências bibliográficas contidas nas bulas dos DOACs consultadas por meio do bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e (ii) análise da qualidade dos estudos contidos nas bulas utilizando. Na última etapa utilizou-se a ferramenta da Cochrane Risk of Bias. Este instrumento avalia setes domínios da evidência, sendo que, cada um deles é classificado como apresentando alto, incerto ou baixo risco de viés. A análise foi realizada por dois autores independentes. Em caso de divergência, um terceiro revisor foi consultado. Após a avaliação gerou-se gráficos das análises utilizando o programa Revman 5.4. Resultados: Foram avaliados 25 estudos citados nas bulas. Os ensaios clínicos utilizados como referências bibliográficas nas bulas profissionais dos DOACs, possuem grandes incertezas metodológicas. Conclusão: evidenciou-se que a qualidade dos ensaios clínicos utilizados para referencias nas bulas dos DOACs apresentou muitas incertezas e deve ser analisada com cautela. Sugere-se a necessidade de protocolos rígidos que estabeleçam a descrição dos métodos de forma clara e coesa.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Direct oral anticoagulants (DOACs) have been presented as a new anticoagulant front in the prevention of thromboembolism. Imprecisions in design, conduct, and analysis may bias the effect of the intervention to be underestimated or overestimated. Objective: To analyze the quality of scientific evidence on the efficacy of DOACs available in package leaflets. Method: To achieve the objective, the study was divided into two stages: (i) identification and analysis of the availability of bibliographic references contained in the package leaflets of DOACs consulted through the electronic bularium of the Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); and (ii) analysis of the quality of the studies contained in the package leaflets using. In this step the Cochrane Risk of Bias tool was used. This tool has seven domains, and each domain was classified as high, uncertain, or low risk of bias according to the authors' assessment. The analysis was performed by two independent authors. In case of disagreement, a third reviewer was consulted. After evaluation, graphs of the analyses were generated using Revman 5.4 software. Results: Twenty-five studies were evaluated. The results showed that the clinical trials used as references in the professional package leaflets of DOACs have great methodological uncertainties. Conclusion: Therefore, the present study evidenced that the quality of clinical trials used as references for DOACs' package inserts showed many uncertain domains in their clinical trials and should be analyzed with caution. It is suggested the need for strict protocols that establish the description of the methods in a clear and cohesive way.
|
|
3
|
-
MARLON SILVA TINOCO
-
DESPRESCRIÇÃO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM IDOSOS: ANÁLISE DE BULAS E E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA
-
Orientador : ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
CAMILO MOLINO GUIDONI
-
LORENA ROCHA AYRES
-
Data: 10/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Com o envelhecimento populacional e o uso irracional de benzodiazepínicos pela sociedade, os profissionais de saúde precisam de evidências de qualidade para realizar a desprescrição desses medicamentos, bem como instrumentos para que este processo ocorra de forma efetiva e segura para os idosos. Dito isto, este estudo foi dividido em dois capítulos.
Capítulo 1: Objetivo: Analisar a presença e a qualidade do conteúdo sobre desprescrição em bulas brasileiras de benzodiazepínicos. Metodologia: Realizou-se um estudo do tipo documental, em que se analisaram dados contidos nas bulas brasileiras de benzodiazepínicos (BZDs). Buscaram-se as palavras-chave “redução”, “retirada” e “desprescrição”. Ademais, foram verificadas informações relevantes para o tema (relacionadas diretamente com o processo de desprescrição), como o tempo máximo de uso, os riscos de uso prolongado e reações adversas. Para fins de comparação das informações, foram consideradas orientações explícitas e sistemáticas de desprescrição e alerta de reações adversas encontrados na literatura. Resultados: Encontraram-se 12 bulas de BZD com registro válido e as bulas (100%) abordam o tema desprescrição por meio da sugestão de redução gradual da dose. Apenas uma (8,33%) apresentou uma orientação explícita e sistemática para a redução de dose. Quanto ao tempo máximo de uso, a informação various de acordo com cada medicamento, e uma bula (8,33%) não apresentou essa informação. Sobre os riscos de uso prolongado do medicamento, 11 (91,67%) bulas relataram risco de dependência e/ou tolerância e uma (8,33%) afirmou que os dados disponíveis na literatura não oferecem uma estimativa real do risco.Quatro (33,33%) bulas não abordaram o risco de queda e cinco (41,67%) não abordaram o risco de fraturas em idosos. O risco de comprometimento cognitivo não está relatado em seis (50,00%) bulas. Já o risco de acidente automobilístico consta nas 12 (100%) bulas analisadas. Conclusão: As bulas não trazem a desprescrição de forma detalhada ou esquematizada. É de suma importância que os profissionais de saúde sejam orientados em sua conduta e, por isso, há grande necessidade de atualização das bulas.
Capítulo 2: Objetivo: desenvolver e realizar a validação de um instrumento adequado para avaliação dos sinais e sintomas de abstinência do processo de desprescrição de benzodiazepínicos em idosos brasileiros. Metodologia: foi realizado um estudo metodológico de duas etapas, sendo a primeira, a elaboração de um instrumento para identificação de sinais e sintomas provenientes da desprescrição gradual de benzodiazepínicos em idosos brasileiros. A segunda etapa, consistiu na validação do instrumento através da técnica delphi por pareceristas da área de saúde e especialistas em saúde do idoso. Resultados: Foi realizada uma elaboração sistematizada e validação com 36 pareceristas experientes no cuidado de idosos, sendo possível construir um instrumento para a identificação adequada dos sinais e sintomas de abstinência presentes durante o processo de desprescrição de benzodiazepínicos em idosos brasileiros. O porcentual de concordância encontrado foi superior à taxa mínima estabelecida de 80% e a avaliação crítica dos avaliadores permitiu o aprimoramento do questionário. Conclusão: O instrumento elaborado compreendeu os sinais e sintomas comuns ao processo de desprescrição dos BZD em idosos, validado por parecerista para ser aplicável no contexto de saúde brasileiro.
-
Mostrar Abstract
-
With population aging and the irrational use of benzodiazepines by society, health professionals need quality evidence to perform the deprescription of these drugs, as well as instruments for this process to occur effectively and safely for the elderly. That said, this study has been divided into two chapters.
Chapter 1: Objective: To analyze the presence and quality of content on drug deprescribing in Brazilian package inserts for benzodiazepine drugs Methodology: A documentary study was carried out, in which data contained in Brazilian package inserts for benzodiazepines (BZDs) were analyzed. The keywords “reduction”, “withdrawal” and “non-prescription” were sought. Furthermore, information relevant to the topic (directly related to the describing process) was verified, such as the maximum time of use, the risks of prolonged use and adverse reactions. For purposes of comparison of information, explicit and systematic guidelines for describing and warning of adverse reactions found in the literature were considered. Results: Twelve BZD inserts were found with valid registration and the inserts (100%) address the topic of descrip- tion through the suggestion of gradual dose reduction. Only one (8.33%) presented explicit and systematic guidance for dose reduction. As for the maximum time of use, different information according to each drug, and a package insert (8.33%) did not present this information. Regarding the risks of prolonged use of the drug, 11 (91.67%) package inserts reported a risk of dependence and/or tolerance and one (8.33%) stated that the data available in the literature do not provide a true estimate of the risk. 33.33% package inserts did not address the risk of falls and five (41.67%) did not address the risk of fractures in the elderly. The risk of cognitive impairment was not reported in six (50.00%) package inserts. The risk of a car accident is included in the 12 (100%) package inserts analyzed. Conclusion: The package inserts do not provide detailed or schematic descriptions. It is extremely important that health professionals are guided in their conduct and, therefore, there is a great need to update the package inserts.
Chapter 2: Objective: to develop and carry out the validation of an adequate instrument to assess the signs and symptoms of withdrawal from the benzodiazepine deprescription process in Brazilian elderly. Methodology: a two-step methodological study was carried out, the first being the preparation of an instrument to identify signs and symptoms arising from the gradual descrip- tion of benzodiazepines in elderly Brazilians. A second stage consisted of the validation of the instrument using the delphi technique by experts in the area of health and specialists in elderly health. Results: A systematized elaboration and validation was carried out with 36 experienced reviewers in elderly care, making it possible to build an instrument for the proper identification of withdrawal signs and symptoms present during the process of describing benzodiazepines in elderly Brazilians. The agreement percentage found was higher than the minimum awarded rate of 80% and the critical evaluation of the evaluators updated the improvement of the questionnaire. Conclusion: The instrument elaborated understood the signs and common to the process of describing BZD in the elderly, validated by a reviewer to be applicable in the Brazilian health context.
|
|
4
|
-
ADRIANO LOPES DA SILVA
-
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E LARVICIDA DOS EXTRATOS, ÁCIDOS GRAXOS E ÉSTERES METÍLICOS DO PERICARPO DE Tecoma stans (L.) Juss. Ex Kunth (BIGNONIACEAE)
-
Orientador : LUCIANA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS LIMA
-
MAIRON CESAR COIMBRA
-
NATHÁLIA LUCCA SILVA
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Atualmente, há um crescente interesse pelos antioxidantes e inseticidas provenientes dos extratos vegetais a partir de plantas aromáticas e medicinais, cereais, frutas, consideradas fontes de antioxidantes naturais e bioinseticidas, e isso também é economicamente interessante. O controle de insetos com inseticidas sintéticos causa grande impacto ambiental e, consequentemente, também à saúde pública, por não serem biodegradáveis e por serem bioacumulativos. Nesse contexto, o ipê-mirim, guarã-guarã, ipê-de-jardim, amarelinho e caroba amarela, alguns dos nomes pelos quais a espécie Tecoma stans (L.) Juss. Ex Kunth (Bignoniaceae) é conhecida, se torna interessante. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar as atividades antioxidante e o potencial larvicida do pericarpo de T. stans a partir dos extratos hexânico (EH), extrato metanólico (EM) e seus ácidos graxos (AG) e ésteres metílicos (FAMES). Os extratos foram obtidos com hexano e metanol em aparelho Soxhlet, hidrolisados e esterificados para obtenção de AG e FAME, respectivamente, sendo analisados por Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massa (CG-EM), para determinar sua composição. Na triagem fitoquímica, foi detectada a presença de esteroides, triterpenos, alcaloides e cumarinas para EH, já para EM somente verificou-se a presença de alcaloides e cumarinas. Na análise por CG-EM, foi identificado como composto majoritário (81,69%) no extrato hexânico, o hidrocarboneto nonacosano. No FAME (EH), os compostos majoritários foram o hexadecanoato ou palmitato de metila (C16:0), 9, 12-octadecadienoato ou linoleato de metila (C18:2) e 9, 12, 15 -octadecatrienoato ou linolenato de metila (C18:3), já no FAME (EM), o composto majoritário foi o hexacosanoato de metila (C26:0). Na avaliação da atividade antioxidante, as amostras foram efetivas em todas as concentrações testadas (1, 10, 100, 250 e 500 µg/mL) pelo método DPPH, com potencial antioxidante, com porcentagens de inibição que variaram de 63,70 a 96,10% na concentração de 500 µg/mL. As amostras foram mais efetivas que o BHT na captura dos radicais DPPH, porque apresentaram menores valores de CE50. No teste FRAP, as amostras apresentaram um menor potencial antioxidante. Por essa metodologia, o destaque foi para o extrato metanólico que teve uma atividade similar ao do BHT. Os resultados para a letalidade em A. salina mostraram que o FAME do extrato hexânico e o FAME do extrato metanólico podem ser considerados tóxicos com DL50 < 1000 µg/mL. Já no teste de suscetibilidade em larvas de Culex quinquefasciatus, foi possível observar que o extrato hexânico e seus ácidos graxos possuem atividade larvicida, porque promoveram a mortalidade das larvas. Entretanto, esse efeito é considerado pouco efetivo de acordo com a literatura. Dessa forma, pode-se concluir que este trabalho é inédito e importante porque contribuiu para a identificação de compostos presentes no pericarpo de T. stans, assim como para a avaliação das atividades biológicas dessa espécie.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, there is a growing interest in antioxidants and insecticides from plant extracts from aromatic and medicinal plants, cereals, fruits, considered sources of natural antioxidants and bioinsecticides, and this is also economically interesting. The control of insects with synthetic insecticides causes a great impact on the environment and, consequently, on public health, as they are not biodegradable and because they are bioaccumulative. In this context, the ipê-mirim, guarã-guarã, ipê-de-jardim, amarelinho and yellow caroba, some of the names by which the species Tecoma stans (L.) Juss. Ex Kunth (Bignoniaceae) is known, it becomes interesting. Thus, this study aimed to evaluate the antioxidant activities and larvicidal potential of the T. stans pericarp from hexane extracts (HE), methanol extract (ME) and their fatty acids (FA) and methyl esters (FAMES). The extracts were obtained with hexane and methanol in a Soxhlet apparatus, hydrolyzed and esterified to obtain AG and FAME, respectively, and analyzed by Gas Chromatography and Mass Spectrometry (GC-MS) to determine their composition. In the phytochemical screening, the presence of steroids, triterpenes, alkaloids and coumarins was detected for HE, whereas for ME only the presence of alkaloids and coumarins was verified. In the analysis by GC-MS, the nonacosane hydrocarbon was identified as the major compound (81.69%) in the hexane extract. In FAME (EH), the major compounds were methyl hexadecanoate or palmitate (C16:0), methyl 9, 12-octadecadienoate or linoleate (C18:2) and methyl 9, 12, 15-octadecatrienoate or linolenate (C18:3), whereas in FAME (ME), the major compound was methyl hexacosanoate (C26:0). In the evaluation of antioxidant activity, the samples were effective at all concentrations tested (1, 10, 100, 250 and 500 µg/mL) by the DPPH method, with antioxidant potential, with percentages of inhibition ranging from 63.70 to 96.10% at a concentration of 500 µg/mL. The samples were more effective than BHT in capturing DPPH radicals, because they had lower EC50 values. In the FRAP test, the samples showed a lower antioxidant potential. By this methodology, the highlight was for the methanolic extract that had an activity like that of BHT. The results for lethality in A. salina showed that the FAME of the hexane extract and the FAME of the methanolic extract can be considered toxic with LD50 < 1000 µg/mL. In the susceptibility test in Culex quinquefasciatus larvae, it was possible to observe that the hexane extract and its fatty acids have larvicidal activity, because they promoted larval mortality. However, this effect is considered ineffective according to the literature. Thus, it can be concluded that this work is unprecedented and important because it contributed to the identification of compounds present in the pericarp of T. stans, as well as to the evaluation of the biological activities of this species.
|
|
5
|
-
AMANDA MARIA DE PAIVA
-
Uso de medicamentos em pediatria: uma análise dos aspectos técnicos e legais das bulas
-
Orientador : ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO MAX MOREIRA REIS
-
ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
MARCIA CHRISTINA CAETANO ROMANO
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O uso de medicamentos em pediatria deve ser realizado com cautela. A escassez de estudos na área e de medicamentos formulados específicos para as crianças e adolescentes que contemplem as necessidades fisiológicas dessa população, fazem com que a ocorrência de eventos adversos relacionados a medicamentos seja mais comum nessa população, quando comparados aos adultos. As bulas são documentos legais que fornecem informações sobre o uso de medicamentos a pacientes e profissionais de saúde e devem conter dados que orientem a administração e informem os potenciais riscos associados aos riscos dos medicamentos. Ante ao exposto, esse trabalho tem por objetivo realizar a análise técnica e legal de bulas de medicamentos usados em pediatria, verificando se as bulas contemplam os aspectos técnicos e legais e corroboram as recomendações dos protocolos clínicos e dispositivos legais. Métodos: Foi realizado um estudo documental de análise de bulas dividido em dois subestudos. A consulta das bulas foi realizada através do portal eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O subestudo 1 consiste na análise técnica e legal de bulas de medicamentos comumente utilizados via bomba de infusão contínua (BIC) em unidades de terapia intensiva (UTI) neopediátricas. Foram selecionados 13 medicamentos utilizadas via bomba de infusão contínua (BIC) e buscadas nas bulas informações sobre o uso em pacientes neonatais e pediátricos. A fim de comparação das informações técnicas, foram consultadas as bases de dados Micromedex Neofax®, Micromedex Pediatrics® e Lexicomp®. Para análise dos aspectos legais, foi utilizada a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 47/2009 da ANVISA. O subestudo 2 consiste na busca das recomendações sobre reações adversas a medicamentos (RAM) na pediatria contidas na Guideline Key Potentially Inappropriate Drugs in Pediatrics: The KIDs List nas bulas de medicamentos comercializados no Brasil. Resultados: o subestudo 1 demonstrou que dos 13 medicamentos analisados, 46% (n=6) apresentaram alguma não conformidade com a RDC 47/2009. Apenas 46% (n=6) dos medicamentos possuem indicação para uso pediátrico e somente a bula do midazolam (7,7%) continha as informações consideradas essenciais para uso via BIC na pediatria. O subestudo 2 evidenciou que, dos medicamentos indicados para uso pediátrico, apenas 26% (n=6) apresentaram nas bulas os riscos da ocorrência de RAMs semelhantes aos da Guideline KIDs List e as mesmas recomendações. Os demais (74%) apresentaram alguma discordância. Conclusões: As bulas são documentos técnicos e legais que dispõem de informações indispensáveis para o uso seguro de medicamentos e, conforme observado, apresentam deficiências que podem comprometer a segurança do uso dos medicamentos, principalmente quando se trata de pacientes neonatais e pediátricos.
-
Mostrar Abstract
-
Background: The use of medication in pediatrics should be performed with caution. The shortage of studies in the area and of specific medicines formulated for children and adolescents that address the physiological needs of this population make the occurrence of adverse drugrelated events more common in this population when they’re compared to adults. The medication package inserts are legal documents that provide information about the use of medicines to patients and health professionals and must contain data that guide the administration and inform the potential risks associated with medicines. Based on the above, this study aims to perform the technical and legal analysis of package inserts for medicines used in pediatrics, verifying whether the package inserts include technical and legal aspects and corroborate the recommendations of clinical protocols and legal provisions. Methods: A documental study of medication package inserts analysis was carried out, divided into two substudies. The search of the medication package inserts was carried out through the electronic portal of the National Health Surveillance Agency (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA). Substudy 1 consists of the technical and legal analysis of drug inserts commonly used via continuous infusion (CI) pump in neopediatric intensive care units (ICU). Thirteen drugs used via IC were selected and information on the use in neonatal and pediatric patients was searched in the package inserts. In order to compare the technical information, the Micromedex Neofax®, Micromedex Pediatrics® and Lexicomp® databases were consulted. To analyze the legal aspects, ANVISA's Resolution of the Collegiate Board (Resolução da diretoria colegiada - RDC)47/2009 was used. Substudy 2 consists of the search for recommendations on adverse drug reactions (ADR) in pediatrics contained in the Guideline Key Potentially Inappropriate Drugs in Pediatrics: The KIDs List in the package inserts of drugs sold in Brazil. Results: substudy 1 showed that of the 13 drugs analyzed, 46% (n=6) showed some non-compliance with RDC 47/2009. Only 46% (n=6) of the drugs are indicated for pediatric use and only the midazolam package insert (7.7%) contained information considered essential for use via CI in pediatrics. Substudy 2 showed that, of the drugs indicated for pediatric use, only 26% (n=6) presented the risks of ADRs similar to the Guideline KIDs List and the same recommendations on the package inserts. The others (74%) showed some disagreement. Conclusions: The package inserts are technical and legal documents that provide essential information for the safe use of medications and, as noted, they have deficiencies that can compromise the safety of medication use, especially when dealing with neonatal and pediatric patients.
|
|
6
|
-
MARA LUIZA DE PAIVA DOMINGUES
-
Avaliação do risco de viés de ensaios clínicos referenciados nas Notas Técnicas para solicitação de Anticoagulantes orais diretos
-
Orientador : ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
CARINA CARVALHO SILVESTRE
-
KÉRILIN STANCINE SANTOS ROCHA
-
LEILISMARA SOUSA NOGUEIRA
-
Data: 04/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Iniciada na década de 1990, a judicialização da saúde no Brasil contempla os anticoagulantes orais diretos (DOAC). O aumento da demanda resultou na criação do sistema “e-NatJus”, que armazena Notas Técnicas (NTs) que auxiliam nas decisões dos processos de saúde. Assim, estudos para avaliar a qualidade dos ensaios clínicos utilizados na elaboração das NTs são necessários e possibilitam maior segurança nas decisões. Objetivo: Avaliar os ensaios clínicos que compõem as NTs referentes a solicitação dos DOAC por meio da classificação do risco de viés. Métodos: As NTs relacionadas a solicitação dos DOAC apixabana, dabigatrana, edoxabana e rivaroxabana foram selecionadas no website e-NatJus e, após exclusão das referências bibliográficas duplicadas, foi realizada uma análise dos ensaios clínicos utilizados para a redação das mesmas. O risco de viés dos ensaios clínicos (baixo, alto ou viés incerto) foi avaliado utilizando a ferramenta Cochrane Risk of Bias e os resultados das análises foram adicionados no Review Manager 5.4 (Revman 5.4) para elaboração dos gráficos. Resultados: Foram selecionadas 181 NTs, analisados 236 artigos e após aplicação dos critérios de inclusão, resultou em 28 ensaios clínicos analisados na íntegra. Nenhum dos ensaios clínicos ficou isento de viés. A maioria dos ensaios clínicos, 71% (20/28), apresentou baixo risco de viés em relação ao viés de atrito e viés de relato. Por outro lado, 61% (17/28) dos estudos não controlaram o viés de seleção, performance e detecção, uma vez que apresentam incertezas e alto risco de viés. Além disso, foi observado que 21% (6/28) dos ensaios clínicos apresentaram alto risco de viés para conflito de interesses. Conclusão: Os vieses presentes nos ensaios clínicos citados como referência bibliográfica das NT referentes a solicitação dos DOAC são significativos e comprometem a sua qualidade.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Started in the 1990s, the judicialization of health care in Brazil contemplates direct oral anticoagulants (DOAC). The increase in demand resulted in the creation of the “eNatJus” system, which stores Technical Notes (NTs) that assist in the decisions of health processes. Thus, studies to evaluate the quality of clinical trials used in the elaboration of NTs are necessary and allow greater security in decisions. Objective: To evaluate the clinical trials that make up the NTs referring to the DOAC by classifying the risk of bias. Methods: The NTs related to apixaban, dabigatran, edoxaban and rivaroxaban DOAC requests were selected on the e-NatJus website and, after excluding duplicate bibliographic references, an analysis of the clinical trials used for their writing was performed. The risk of bias of clinical trials (low, high or uncertain bias) was assessed using the Cochrane Risk of Bias tool and the results of the analyzes were added in Review Manager 5.4 (Revman 5.4) for graphing. Results: 181 NTs were selected, 236 articles were analyzed and after applying the inclusion criteria, 28 clinical trials were analyzed in full. None of the clinical trials were free from bias. The majority of clinical trials, 71% (20/28) showed low risk of bias with respect to attrition bias and reporting bias. On the other hand, 61% (17/28) of the trials did not control for selection, performance and detection bias, since they present uncertainties and high risk of bias. In addition, it was observed that 21% (6/28) of clinical trials had risk of bias for conflict of interest. Conclusion: The biases present in the clinical trials cited as a bibliographic reference of the NT referring to the DOAC request are significant and compromise their quality.
|
|
7
|
-
Jéssica Spínola Silva
-
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM MÉTODO SOROLÓGICO POR CITOMETRIA DE FLUXO PARA O DIAGNÓSTICO GENÓTIPO-ESPECÍFICO DA DOENÇA DE CHAGAS
-
Orientador : MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
-
GUSTAVO MACHADO ROCHA
-
GLAUCIA DINIZ ALESSIO
-
LEILISMARA SOUSA NOGUEIRA
-
Data: 12/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O Trypanosoma cruzi foi subdividido em seis grupos genéticos distintos, denominados Discrete Typing Units (DTUs), de TcI a TcVI. A variabilidade genética do T. cruzi pode influenciar nas características biológicas do parasito, na epidemiologia e na clínica da doença de Chagas (DCh). Além disso, os indivíduos infectados com diferentes genótipos do T. cruzi podem apresentar uma resposta terapêutica distinta ao tratamento da DCh. Portanto, o desenvolvimento de novos métodos para o diagnóstico genótipo-específico da DCh é de grande importância para estudos clínicos, epidemiológicos e de monitoração pós-terapêutica. Alguns métodos moleculares usados para essa proposta apresentam limitações, tais como: a necessidade do isolamento prévio do parasito do sangue por técnicas de baixa sensibilidade (hemocultura e xenodiagnóstico) que podem selecionar as DTUs do T. cruzi, além da necessidade de se utilizar vários alvos do genoma do parasito para a correta identificação dos grupos genéticos que infectam o hospedeiro. Já os métodos sorológicos desenvolvidos para o diagnóstico genótipo- específico da DCh não foram capazes de reconhecer todas as DTUs do T. cruzi presentes em amostras de indivíduos de diferentes regiões geográficas. Neste sentido, foi padronizada a técnica de pesquisa de anticorpos anti-amastigota (A), tripomastigota (T) e epimastigota (E) do T. cruzi por citometria de fluxo (Chagas-Flow ATE), para o diagnóstico da DCh. A princípio, a Chagas-Flow ATE foi desenvolvida para o diagnóstico genótipo-específico da infecção experimental pelo T. cruzi, apresentando um bom desempenho para discriminar as diferentes DTUs do parasito que infectavam os camundongos. Desde modo, dando continuidade a estes estudos, o objetivo deste projeto foi avaliar o desempenho da Chagas-Flow ATE no diagnóstico universal e genótipo-específico da DCh, usando amostras de soros humanas. Foram avaliados 102 soros de pacientes com doença de Chagas (CH), na fase crônica, infectados com as DTUs TcI, TcVI ou TcII do T. cruzi, pela Chagas-Flow ATE. Os resultados demonstraram que essa nova metodologia apresentou excelente acurácia (100%) no diagnóstico universal da DCh, sendo capaz de segregar todas as amostras de soros dos pacientes portadores da doença de Chagas (CH) das amostras dos não infectados (NI) pelo T. cruzi, utilizando determinados conjuntos de atributos (antígenos alvo, diluições do soro e pontos de corte). Além disso, as análises por árvores de decisão, utilizando conjuntos de atributos selecionados, indicaram um excelente desempenho da Chagas-Flow ATE no diagnóstico genótipo-específico da DCh, com uma acurácia de 92% e 97% para discriminar as infecções por “TcI vs TcVI vs TcII” e “TcI vs TcII”, respectivamente. Os dados obtidos sugerem a utilização da Chagas-Flow ATE no diagnóstico universal e genótipo-específico da DCh. Assim, por meio desse novo método será possível interferir quais os genótipos do T. cruzi que infectam o paciente, tendo um impacto prático na vigilância epidemiológica dessa enfermidade, na clínica e na monitoração pós-terapêutica de indivíduos com doença de Chagas.
-
Mostrar Abstract
-
Trypanosoma cruzi was subdivided into six distinct genetic groups, called Discrete Typing Units (DTUs), from TcI to TcVI. The genetic variability of T. cruzi can influence the biological characteristics of the parasite, the epidemiology and clinical features of Chagas disease (DCh). Furthermore, individuals infected with different T. cruzi genotypes may present a distinct therapeutic response to the treatment of DCh. Therefore, the development of new methods for the genotype-specific diagnosis of DCh is of great importance for clinical, epidemiological and post-therapeutic monitoring studies. Some molecular methods used for this proposal have limitations, such as: the need for previous isolation of the parasite from the blood by low-sensitivity techniques (blood culture and xenodiagnosis) that can select T. cruzi DTUs, in addition to the need to use multiple targets of the parasite's genome for the correct identification of the genetic groups that infect the host. The serological methods developed for the genotype-specific diagnosis of DCh were not able to recognize all T. cruzi DTUs present in samples of individuals from different geographic regions. In this sense, the technique of investigation of anti-amastigote (A), trypomastigote (T) and epimastigote (E) antibodies of T. cruzi by flow cytometry (Chagas-Flow ATE) for the diagnosis of DCh was standardized. Initially, Chagas-Flow ATE was developed for the genotype-specific diagnosis of experimental infection by T. cruzi, showing a good performance to discriminate the different DTUs of the parasite that infect mice. Therefore, continuing these studies, the objective of this project was to evaluate the performance of Chagas-Flow ATE in the universal and genotype-specific diagnosis of DCh, using human serum samples. 102 sera from patients with Chagas disease (CH) in the chronic phase, infected with TcI, TcVI or TcII of T. cruzi DTUs, using the Chagas-Flow ATE, were evaluated. The results showed that this new methodology showed excellent accuracy (100%) in the universal diagnosis of DCh, being able to segregate all serum samples from CH patients from those not infected with T. cruzi (NI), using certain sets of attributes (target antigens, serum dilutions and cut-off points). Furthermore, analysis by decision trees, using selected sets of attributes, indicated an excellent performance of Chagas-Flow ATE in the genotype-specific diagnosis of DCh, with an accuracy of 92% and 97% to discriminate infections by “TcI vs TcVI vs TcII” and “TcI vs TcII”, respectively. The data obtained suggest the use of Chagas-Flow ATE in the universal and genotype-specific diagnosis of DCh. Thus, through this new method, it will be possible to interfere with the T.cruzi genotypes that infect the patient, having a practical impact on the epidemiological surveillance of this disease, in the clinic and in the post-therapeutic monitoring of individuals with Chagas disease.
|
|
8
|
-
Magda Cesar Raposo
-
Interação Medicamento-Alimento Nas Bulas Brasileiras De Medicamentos: Há Concordância Com A Literatura?
-
Orientador : DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
RAFAEL SANTOS SANTANA
-
RENATA ADRIANA LABANCA
-
Data: 19/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivo: Analisar a existência de informações sobre interações medicamento-alimento em bulas brasileiras de medicamentos e se há concordância com a literatura. Metodologia: Analisamos bulas eletrônicas destinadas a pacientes e profissionais de saúde, disponibilizadas pela Anvisa. A seleção dos medicamentos, cuja administração era por via oral, se deu a partir do Anexo I da lista da RENAME. Em seguida verificamos
qual desses possuíam interação com alimentos utilizando o Handbook of Drug Nutrient
Interactions como fonte de consulta. Posteriormente, realizou-se uma análise comparativa entre as informações contidas no Handbook, na bula do profissional e do paciente, e, em seguida, esses resultados foram categorizados. Resultados: Dos 123 medicamentos administrados por via oral, 66 (53,7%) possuíam
alguma interação com alimentos. Ao compararmos as informações do Handbook com a
bula do profissional de saúde, havia concordância das informações em 6 (9,1%),
concordância parcial em 22 (33,3%), sem concordância em 22 (33,3%) e dado inexistente
em 16 (24,3%) das bulas profissionais. Ao comparar as informações contidas no
Handbook com a bula do paciente, havia uma concordância em 6 (9,0%) concordância
parcial em 19 (28,8%), sem concordância em 17 ((25,8%) e ausência de dados na bula do
paciente em 24 (36,4%). Ao compararmos as informações da bula do profissional de
saúde e na do paciente, havia uma concordância em 36 (54,5%), concordância parcial em
2 (3,1%), não concordância em 8 (12,1%) e ausência de dados sobre as interações
medicamento alimento em 20 (30,3%) das bulas. As interações farmacocinéticas,
envolvendo os processos de absorção, distribuição, metabolização e excreção são as mais
comuns. Entre os alimentos específicos que fazem interações com medicamentos a
toranja, representa a maior frequência nas interações. Além deste, foram apontados a
cafeína, leite e derivados, as proteínas, os lipídios, as fibras, suco de laranja, o cranberry,
e alimentos que contém fitatos e oxalatos.
Considerações Finais: Encontramos divergências e ausências de informações, tanto na
bula profissional quanto na bula do paciente, sobre as interações entre medicamento e
alimento. Essas lacunas de informações, reduz o seu valor enquanto material
informativo/educativo e podem levar a uma maior exposição a riscos relacionados a
mudanças na resposta aos medicamentos e na segurança do paciente.
-
Mostrar Abstract
-
Objective: To analyze the existence of information about drug-food interactions in Brazilian drug package inserts and whether there is agreement with the literature. Methodology: Electronic package inserts for patients and health professionals, made available by Anvisa, were analyzed. We identified 144 drugs with food interactions, of these 15 were excluded, because they were registered as expired/canceled or non- existent in Anvisa's files. After identifying all package inserts, a comparative analysis was performed between the information contained in the Interactions Manual, the health care professional's package insert, and the patient's package insert, and then we categorized these results. For data analysis and interpretation, a database was constructed in spreadsheet form using Microsoft Office Excel 2016. Results: Of the 129 package leaflets analyzed, in 66 (51.2%), the information contained in the professional and patient leaflets agreed with each other, in 45 (34.9%) there was no information about interactions between drugs with food in both the professional and patient leaflets, in 13 (10.0%) the data contained in the professional and patient leaflets partially agreed, and in 05 (3.9%) there was information that did not agree between the two information sheets. In addition, there is no information on interactions between drugs and food in the professional package leaflet. In the comparison between the patient package insert and the Interactions Manual, in 45 (34.9%) there was no data on drug-food interactions in the patient package insert. In 36 (27.9%) the information agreed with each other, in 30 (23.3%) the information in the patient package leaflet partially agreed with the Interactions Manual, and in 18 (13.9%) there was no agreement between the two sources of information. Partial Considerations: We found considerable divergence and absence of information, both in professional and patient package leaflets, about drug- food interactions. The absence or poor quality of information about drug-food interactions in package leaflets reduces their value as informational/educational material for the health care professional and patient. These factors may lead to risk exposure related to changes in drug response and patient safety.
|
|
9
|
-
LIVIAN RABELO LOPES
-
Reposicionamento de fármaco: avaliação da atividade anti-inflamatória e antinociceptiva da nitazoxanida
-
Orientador : ADRIANA CRISTINA SOARES DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA CRISTINA SOARES DE SOUZA
-
ALINE APARECIDA SALDANHA RAFANTE
-
GLAUCIA MARIA LOPES REIS
-
MELISSA GRAZIELLE MORAIS
-
PRISCILA TOTARELLI MONTEFORTE
-
Data: 05/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A nitazoxanida (NTZ) é um medicamento amplamente utilizado para tratamento de uma ampla variedade de parasitoses. Algumas descobertas recentes sugerem novas funções terapêuticas deste medicamento, a partir do processo denominado por reposicionamento de fármacos. O desenvolvimento de novos medicamentos é um processo vagaroso e oneroso, sendo assim o reposicionamento de fármacos é uma abordagem alternativa eficaz. Processos inflamatórios fazem parte da patogenia de várias doenças muito prevalentes. A inflamação é um processo biológico, complexo e sua cronicidade podem levar a efeitos deletérios no organismo. O tratamento da inflamação envolve o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais, glicocorticoides e opioides, porém o uso prolongado desses medicamentos, podem causar efeitos adversos graves. Sendo assim, a busca por novos medicamentos mais seguros é necessária. Os objetivos desse trabalho foram avaliar as atividades anti-inflamatória e antinociceptiva da NTZ; utilizando para isso modelos experimentais de edema de pata induzido pela carragenina (Cg), modelo de contorções abdominais induzidas pelo ácido acético, teste de formalina induzido por injeções intraplantar de solução de formaldeído e rota rod para análise de comprometimento motor e equilíbrio. O tratamento por via oral (v.o.) dos animais com o NTZ induziu uma inibição significativa do edema da pata de 60% e 68% nas doses de 10 e 30 mg/Kg, respectivamente, já na primeira hora após a injeção de Cg. Também houve uma inibição significativa de 57,14% e 21,27% nas doses 10 mg/Kg e 69,25% e 61,70% na dose de 30 mg/Kg, no periodo de 2 e 4 horas após o estímulo inflamatório; e 40,47% na dose 30 mg/Kg até 6 horas após o estímulo. A análise histológica dos coxins plantares dos animais tratados com NTZ 30 mg/Kg (4 horas após o estímulo de Cg) demonstrou uma redução da migração de células inflamatórias em 65,77%. Da mesma forma, o tratamento com NTZ 30 mg/Kg reduziu os níveis do fator de necrose tumoral-α (TNF-α) no coxim plantar 2 e 4 horas após a inflamação induzida por Cg. A NTZ apresentou atividade antinociceptiva, inibindo significativamente o número de contorções abdominais induzidas pelo ácido acético nas doses de 30 e 90 mg/Kg em 54,14%, e 56,21%, respectivamente. No teste de formalina as doses de 10 e 30 mg/Kg não apresentaram efeito antinociceptivo; e a dose 90 mg/Kg apresentou efeito na primeira e segunda fase do teste (55,88% e 57,99%). Finalmente o tratamento dos animais com NTZ, nas doses de 10, 30 e 90 mg/Kg não ocasionou nenhuma alteração motora ou de equilíbrio, no teste de rota rod. Esse resultado sugere que o efeito antinociceptivo da NTZ pode estar relacionado à redução da dor inflamatória por inibição da inflamação. Os resultados sugerem um efeito anti-inflamatório, possivelmente relacionado a diminuição do TNF- α.
-
Mostrar Abstract
-
Nitazoxanide (NTZ) is a drug widely used for the treatment of a wide variety of parasitic diseases. Some recent discoveries suggest new therapeutic functions of this drug, a process called drug repositioning. New drug development is a slow and costly process, so drug repositioning is an effective alternative approach. Inflammatory processes are part of the pathogenesis of several very prevalent diseases. Inflammation is a complex biological process and its chronicity can lead to deleterious effects in the body. The treatment of inflammation involves the use of non-steroidal anti-inflammatory drugs, glucocorticoids and opioids, but the prolonged use of these drugs can cause serious adverse effects. Therefore, the search for new safer drugs is necessary. The objectives of this work were to evaluate the anti-inflammatory and antinociceptive activities of NTZ; using experimental models of paw edema induced by carrageenan (Cg), model of abdominal writhing induced by acetic acid, formalin test and rota rod for analysis of motor impairment and balance. The oral (po) treatment of the animals with NTZ induced a significant inhibition of paw edema of 60% and 68% at doses of 10 and 30 mg/Kg, respectively, already in the first hour after Cg injection. There was also a significant inhibition 3 and 4 hours after the inflammatory stimulus at doses of 10 mg/Kg (57.14% and 21.27%) and 30 mg/Kg (69.25% and 61.70%) and 6 hours after stimulation at a dose of 30 mg/kg (40.47%). Histological analysis of the footpads of animals treated with NTZ 30 mg/Kg (4 hours after Cg stimulation) showed a reduction in the migration of inflammatory cells by 65.77%. Likewise, treatment with NTZ 30 mg/Kg reduced tumor necrosis factor-α (TNF-α) levels in the footpad 2 hours after Cg-induced inflammation. NTZ showed antinociceptive activity, significantly inhibiting the number of abdominal contortions induced by acetic acid at doses of 30 and 90 mg/kg by 54.14% and 56.21%, respectively. In the formalin test, doses of 10 and 30 mg/Kg did not present an antinociceptive effect; and the dose of 90 mg/Kg had an effect in both phases of the test (55.88% and 57.99%). Finally, the treatment of animals with NTZ, at doses of 10, 30 and 90 mg/Kg, did not cause any motor or balance alteration in the rota rod test. This result suggests that the antinociceptive effect of NTZ may be related to the reduction of inflammatory pain by inhibiting inflammation. The results suggest an anti-inflammatory effect, possibly related to the decrease in TNF-α.
|
|
10
|
-
PAULA LAMOUNIER LIMA
-
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA APREENSÃO DE MACONHA, COCAÍNA E CRACK EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS
-
Orientador : JOAQUIM MAURICIO DUARTE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
FARAH MARIA DRUMOND CHEQUER BALDONI
-
JOAQUIM MAURICIO DUARTE ALMEIDA
-
YURI MACHADO
-
Data: 28/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O uso e abuso de drogas se configura como um grave problema de saúde pública, possuindo uma forte relação com condições de vulnerabilidade social e crimes em geral, como tráfico e violência. O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil de apreensão de maconha, cocaína e crack, realizadas pela Polícia Civil, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Trata-se de um estudo observacional descritivo delineado, conforme diretrizes propostas pela Declaração de Fortalecimento de Relatórios de Estudos Observacionais em Epidemiologia (STROBE), realizado em base documental no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2019. A coleta de dados ocorreu na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do 7º Departamento de Polícia Civil, com sede em Divinópolis, sendo selecionados os casos dos municípios de Divinópolis, Itaúna, Cláudio, Carmo do Cajuru e Itatiaiuçu. Foi determinado o número de apreensões por município, a natureza dos crimes relacionados a estas apreensões, o número de autores envolvidos nas apreensões, o perfil sociodemográfico dos indivíduos apreendidos, o tipo e as formas das drogas apreendidas. O banco de dados foi elaborado no programa Questionnaire Development System (QDS) versão 2.6.1.1, e posteriormente, os dados foram exportados para o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21, para as análises estatísticas. Foram analisados 5.903 documentos relacionados a apreensão de drogas no período de estudo. A cidade que ancora o maior número de apreensões de droga é o município de Divinópolis (64%). A respeito da natureza do fato, o crime mais correlacionado com essas apreensões pertence a natureza tráfico ilícito de drogas (59,2%), e que em sua maioria envolvia mais de um autor (57,8%). O perfil dos indivíduos detidos por envolvimento com drogas foi em sua maioria composto por indivíduos do sexo masculino (90,8%), com mediana de idade de 22 anos, alfabetizados (32,8%) e solteiros (67%). Dentre as drogas apreendidas, a maconha figurou em primeiro lugar (63,9%), seguida pela cocaína (18,5 %) e crack (17,7%). A forma que mais se apresenta nas apreensões é a bucha para a maconha (31%), papelote para cocaína (82,3%) e pedra para o crack (81,6%). O conhecimento acerca do perfil das apreensões de drogas na região Centro-Oeste mineira torna-se um referencial importante para auxiliar o planejamento de políticas públicas de prevenção e conscientização conforme a real demanda, contra o comércio e consumo de drogas.
-
Mostrar Abstract
-
Drug use and abuse is a serious public health problem, having a strong relationship with conditions of social vulnerability and crimes in general, such as trafficking and violence. The objective of the present study was to describe the profile of arrests of marijuana, cocaine and crack, carried out by the Civil Police, in the Central-West region of Minas Gerais. This is a descriptive observational study designed according to the guidelines proposed by the Declaration of Strengthening Reports of Observational Studies in Epidemiology (STROBE), carried out on a documentary basis from January 2017 to December 2019. Data collection took place on the 1st Regional Civil Police Department of the 7th Civil Police Department, based in Divinópolis, with cases selected from the municipalities of Divinópolis, Itaúna, Cláudio, Carmo do Cajuru and Itatiaiuçu. The number of arrests per municipality, the nature of the crimes related to these arrests, the number of perpetrators involved in the arrests, the sociodemographic profile of the individuals arrested, the type and forms of the drugs arrested were determined. The database was created using the Questionnaire Development System (QDS) version 2.6.1.1 program, and later, the data were exported to the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 21 for statistical analysis. A total of 5,903 documents related to drug arrests were analyzed during the study period. The city that anchors the largest number of drug arrests is the municipality of Divinópolis (64%). Regarding the nature of the fact, the crime most correlated with these apprehensions belongs to illicit drug trafficking (59.2%), and which mostly involved more than one perpetrator (57.8%). The profile of individuals arrested for involvement with drugs was mostly male (90.8%), with a median age of 22 years, literate (32.8%) and single (67%). Among the drugs arrested, marijuana ranked first (63.9%), followed by cocaine (18.5%) and crack (17.7%). The form that most appears in the apprehensions is the loofah for marijuana (31%), paper bags for cocaine (82.3%) and rocks for crack (81.6%). Knowledge about the profile of drug arrests in the Central-West region of Minas Gerais becomes an important reference to assist in the planning of public policies for prevention and awareness according to the real demand, against the trade and consumption of drugs.
|
|
11
|
-
Patricia Costa Souza de Sá
-
AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS EM GESTANTES COM E SEM DOENÇA PERIODONTAL
-
Orientador : MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
-
DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
MARIA DAS GRACAS CARVALHO
-
MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARAES DE ABREU
-
Data: 30/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O acompanhamento pré-natal é de fundamental importância e, portanto, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar de saúde uma vez que inúmeras transformações fisiológicas, físicas, psicológicas a até patológicas podem ser percebidas neste período. Além do acompanhamento médico, exames de imagem e laboratoriais, é importante ter assistência odontológica específica, já que várias alterações e complicações podem ocorrer durante a gravidez, com repercussão na cavidade bucal. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil hematológico de gestantes com e sem doença periodontal (DP). Trata-se de um estudo transversal desenvolvido no município de Divinópolis/MG. Os dados das gestantes, no segundo e terceiro trimestres gestacionais, foram obtidos mediante consulta aos prontuários médicos e odontológicos, os quais foram estratificados em dois subgrupos: gestantes com DP (n=107) e gestantes sem DP (n=42). As variáveis de estudo foram relacionadas a DP, características sociodemográficas, clínicas e laboratoriais. Foram coletados dados do hemograma de todas as participantes e calculados os índices derivados de parâmetros do hemograma: RNL (razão neutrófilos/ linfócitos); RPL (razão plaquetas/linfócitos); RLM (razão linfócitos/monócitos); dNLR (derived NLR); SIRI (systemic inflammation response index); AISI (aggregate índex of systemic inflammation) e SII (systemic immune-inflammation índex). Os dados foram analisados por meio de análises estatísticas convencionais utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences® (versão 19.0), com nível de significância de p<0,05. Com relação aos resultados, a média de idade em ambos os subgrupos foi de 27 anos. Conforme esperado, gestantes com menos escolaridade apresentaram mais DP. Quanto às alterações hematológicas da série vermelha, o volume corpuscular médio dos eritrócitos (VCM) foi significativamente mais alto em gestantes com DP, provavelmente reflexo de deficiência de folatos. No tocante às alterações da série branca, o número global de leucócitos e de linfócitos foi significativamente mais alto em gestantes com periodontite, possivelmente refletindo um processo inflamatório causado pela invasão bacteriana do periodonto, com repercussão sistêmica. Nosso estudo reforça a necessidade de uma equipe multidisciplinar, incluindo o profissional dentista, no acompanhamento pré-natal, dado que a gestação é sabidamente um período passível de muitas alterações físicas, psicológicas e até mesmo patológicas, trazendo segurança à gestante em relação à sua saúde e do bebê.
-
Mostrar Abstract
-
Prenatal care is of fundamental importance and, therefore, must be carried out by a multidisciplinary health team, since numerous physiological, physical, psychological and even pathological changes can be perceived in this period. In addition to medical follow-up, imaging and laboratory tests, it is important to have specific dental care, as several changes and complications can occur during pregnancy with repercussions on the oral cavity. Therefore, the present study aims to analyze the hematological profile of pregnant women with and without periodontal disease (PD). This is a cross-sectional study developed in the city of Divinópolis/MG, Brasil. Data on pregnant women in the second and third trimesters were obtained by consulting medical and dental records, which were stratified into two subgroups: pregnant women with PD (n=107) and pregnant women without PD (n=42). Study variables were related to PD, sociodemographic, clinical and laboratory characteristics. Data were collected from the complete blood count of all participants and the indices derived from blood count parameters were calculated: NLR (neutrophils/lymphocytes ratio); PLR (platelet/lymphocyte ratio); LMR (lymphocyte/monocyte ratio); dNLR (derived NLR); SIRI (systemic inflammation response index); AISI (aggregate index of systemic inflammation) and SII (systemic immune-inflammation index). Data were analyzed using conventional statistical analysis using the Statistical Package for the Social Sciences® software (version 19.0), with a significance level of p<0.05. Regarding the results, the mean age in both subgroups was 27 years. As expected, pregnant women with less education had more PD. As for the hematological changes in the red blood cells, the mean corpuscular volume of erythrocytes (MCV) was significantly higher in pregnant women with PD, probably a reflection of folate deficiency. Regarding the alterations in the white blood cells, the global number of leukocytes and lymphocytes was significantly higher in pregnant women with periodontitis, possibly reflecting an inflammatory process caused by bacterial invasion of the periodontium, with systemic repercussions. Our study reinforces the need for a multidisciplinary team, including a dentist, in prenatal care, given that pregnancy is known to be a period subject to many physical, psychological and even pathological changes, bringing security to pregnant women in relation to their health. and the baby.
|
|
12
|
|
|
13
|
-
Natália Ribeiro Nunes
-
ACIDENTES OFÍDICOS: REVISÃO DA LITERATURA E AVALIAÇÃO DO PERFIL LABORATORIAL DE PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE OFÍDICO ATENDIDOS NO HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO JOÃO XXIII, BELO HORIZONTE/MG
-
Orientador : MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
-
FARAH MARIA DRUMOND CHEQUER BALDONI
-
LUCI MARIA SANT ANA DUSSE
-
RITA CAROLINA FIGUEIREDO DUARTE
-
Data: 28/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Dentre as espécies presentes na fauna brasileira, as serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus são responsáveis pela maior frequência de acidentes ofídicos em nosso país. Tais acidentes embora ainda negligenciados, constituem um grave problema de saúde pública. O veneno de serpentes é uma mistura complexa de toxinas, enzimas, ativadores e inibidores de fator de crescimento apresentando efeitos deletérios para as células. Dentre tais efeitos nocivos, as anormalidades hematológicas despontam como as mais comuns do envenenamento de serpentes, sendo a coagulopatia de consumo mais frequente e mais importante. Diante do exposto e devido à frequência e à potencial gravidade de acidentes ofídicos, além das dificuldades encontradas no manejo dos mesmos, o presente estudo teve como objetivo levantar a literatura referente aos principais acidentes ofídicos (Bothrops e Crotalus) em nosso país, além de conhecer o perfil laboratorial de vítimas de tais acidentes atendidas no Hospital de Pronto Socorro XXIII (HPS XXIII), em Belo Horizonte - MG, antes e depois do soro antiofídico. Dados clínicos e laboratoriais de rotina foram obtidos nos prontuários médicos dos pacientes. A partir dos dados do hemograma foram calculadas as seguintes razões/índices, a saber: RNL, RPL, RML, dNLR, SIRI, AISI e SII. A análise dos dados revelou que a grande maioria das vítimas foi do sexo masculino para os dois gêneros de serpentes, sendo os acidentes crotálicos os mais graves. Quanto aos parâmetros laboratoriais de rotina, nos acidentes botrópicos, o TP/RNI apresentou valor aumentado antes do soro, refletindo distúrbios hemostáticos. Da mesma forma, o TP/RNI também se mostrou aumentado nos acidentes crotálicos antes do soro possivelmente refletindo os baixos níveis de fibrinogênio. Quanto ao número de plaquetas, uma queda em seu número foi observada após o soro antiofídico. Antes do soro, observou-se também uma redução do HCM, o qual se elevou após o soro antiofídico. As razões/índices derivados de parâmetros do hemograma apresentaram resultados inconsistentes, não agregando valor aos dados de rotina. Os dados analisados em conjunto permitiram concluir que acidentes ofídicos, botrópicos ou crotálicos, estão associados a vários distúrbios laboratoriais, particularmente hemostáticos, de gravidade variada, porém potencialmente fatais; acidentes crotálicos, conforme esperado, se mostraram mais graves em comparação aos botrópicos; e o uso de soroantiveneno tende a normalizar os resultados dos exames laboratoriais, indicando evidente benefício aos pacientes. Diante do exposto, admissão rápida em serviço especializado para tratamento adequado em caráter de urgência, é mandatório.
-
Mostrar Abstract
-
Among the species present in the Brazilian fauna, snakes of the Bothrops and Crotalus genera are responsible for the highest frequency of snakebites in our country. Such accidents, although still neglected, constitute a serious public health problem. Snake venom is a complex mixture of toxins, enzymes, activators and growth factor inhibitors that have deleterious effects on cells. Among such harmful effects, hematological abnormalities emerge as the most common of snake envenomation, with consumption coagulopathy being the most frequent and important. Given the above and due to the frequency and potential severity of snakebites, in addition to the difficulties encountered in their management, the present study aimed to survey the literature on the main snakebites (Bothrops and Crotalus) in our country, in addition to know the laboratory profile of victims of such accidents treated at Hospital de Pronto Socorro XXIII (HPS XXIII), in Belo Horizonte - MG, before and after antivenom use. Clinical and routine laboratory data were obtained from the patients' medical records. From the blood count data, the following ratios/indices were calculated, namely: NLR, PLR, RML, dNLR, SIRI, AISI and SII. Data analysis revealed that the vast majority of victims were male for both genders of snakes, with Crotalus accidents being the most serious. As for routine laboratory parameters, in bothropic accidents, the PT/INR showed an increased value before the antivenom serum, reflecting hemostatic disorders. Likewise, PT/RNI was also shown to be increased in crotalic accidents before antivenom serum, possibly reflecting low fibrinogen levels. As for the number of platelets, a drop in their number was observed after the antivenom serum. Before the serum, a reduction in MCH was also observed, which increased after the antivenom use. Ratios/indices derived from complete blood count parameters showed inconsistent results, not adding value to routine data. The data analyzed together allowed us to conclude that snakebites, Bothrops or Crotalus, are associated with several laboratory disorders, particularly hemostatic, of varying severity, but potentially fatal; Crotalus accidents, as expected, were more severe compared to bothrops; and the use of antivenom sérumtends to normalize the results of laboratory tests, indicating an evident benefit to patients. In view of the above, rapid admission to a specialized service for appropriate treatment on an urgent basis is mandatory.
|
|
14
|
-
Aline Michelle Silveira Silva
-
Relação entre o tráfico e/ou consumo de drogas e os homicídios em uma região do Centro-Oeste de Minas Gerais
-
Orientador : FARAH MARIA DRUMOND CHEQUER BALDONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINA SANCHES
-
DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
-
FARAH MARIA DRUMOND CHEQUER BALDONI
-
JOAQUIM MAURICIO DUARTE ALMEIDA
-
LEILISMARA SOUSA NOGUEIRA
-
Data: 30/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O homicídio trata-se de um crime hediondo que tem sofrido um aumento em todo o contexto nacional, tornando alvo de preocupação principalmente para as entidades públicas. Em 2016 os homicídios no Brasil representavam 13% do total mundial no ano. O uso e os mercados de drogas podem atuar como facilitadores para violência. Partiu-se da hipótese que os crimes relacionados ao consumo e/ou tráfico de drogas elevam o risco de o indivíduo detido cometer um homicídio ou ser vítima deste crime. Objetivos: Avaliar o risco de indivíduos apreendidos por consumo e/ou tráfico de drogas cometerem homicídio ou ser vítima deste crime, analisar o perfil do indivíduo apreendido por tráfico e/ou consumo de maconha, cocaína/crack, descrever a droga ilícita apreendida e identificar os índices do comercio ilegal de drogas nas cidades de Divinópolis, Itaúna, Itatiaiuçu, Carmo do Cajuru e Cláudio. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional de coorte retrospectivo em base documental no período de 01/01/2017 a 31/12/2019. Os dados foram coletados na Delegacia Regional de Polícia Civil e na Sessão Técnica Regional de Criminalística de Divinópolis. O processamento e armazenamento dos dados foram realizados em um banco de dados, elaborado no software QDS™ Version 2.6.1 e Microsoft Office Excel, para caracterização do perfil epidemiológico foi realizada análise estatística descritiva das variáveis. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CAAE: 30655120.3.0000.5545). Resultados: Foram selecionados 3.994 documentos dentre os analisados, sendo estes laudos periciais toxicológicos preliminares e definitivos de drogas ilícitas apreendidas e Registros de Eventos da Defesa Social - REDS. Divinópolis apresentou o maior índice de registros (63,32%), e a maconha a droga mais encontrada (64,52%). 5944 indivíduos foram identificados no tráfico e/ou consumo de drogas, sendo 90,723% do sexo masculino, maior frequência na faixa de 18-40 anos em ambos os sexos (72,17% homens e 71,87% mulheres). Dos 194 homicídios registrados na regional no período estudado 146 havia envolvimento com drogas, apresentando assim um Risco Relativo de 10,10 (p<0,0001). Conclusão: Divinópolis apresenta o maior índice de apreensões de drogas da regional, sendo maconha a droga mais aprendida, seguindo os padrões nacionais e mundiais. Os jovens do sexo masculino prevalecem tanto no tráfico e/ou consumo de drogas quanto nos homicídios. Pode-se verificar que nesta região estudada que um indivíduo inserido no mercado e consumo de drogas eleva o risco desde vir a cometer ou ser vítima de um homicídio.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Homicide is a heinous crime that has increased throughout the national context, making it a concern mainly for public entities. In 2016 homicides in Brazil represented 13% of the world total for the year. Drug use and markets can act as facilitators for violence. It was assumed that crimes related to consumption and/or drug trafficking increase the risk of the arrested individual committing a homicide or being a victim of this crime. Objectives: To assess the risk of individuals apprehended for drug consumption and/or trafficking committing homicide or being a victim of this crime, analyze the profile of the individual apprehended for trafficking and/or consumption of marijuana, cocaine/crack, describe the seized illicit drug and identify the rates of illegal drug trade in the cities of Divinópolis, Itaúna, Itatiaiuçu, Carmo do Cajuru and Cláudio. Methodology: This is an observational retrospective cohort study based on documents from 01/01/2017 to 12/31/2019. Data were collected at the Regional Civil Police Station and at the Regional Technical Session of Criminalistics in Divinópolis. Data processing and storage were carried out in a database, created using QDS™ Version 2.6.1 software and Microsoft Office Excel. To characterize the epidemiological profile, a descriptive statistical analysis of the variables was performed. This project was approved by the Research Ethics Committee involving human beings (CAAE: 30655120.3.0000.5545). Results: A total of 3,994 documents were selected from among those analysed, these being preliminary and definitive toxicological expert reports of seized illicit drugs and Social Defense Event Records - REDS. Divinópolis had the highest rate of registrations (63.32%), and marijuana was the most common drug (64.52%). 5944 individuals were identified in drug trafficking and/or consumption, 90.723% male, more frequent in the 18-40 age range in both genders (72.17% men and 71.87% women). Of the 194 homicides registered in the region during the studied period, 146 were involved with drugs, thus presenting a Relative Risk of 10.10 (p<0.0001). Conclusion: Divinópolis has the highest rate of drug seizures in the region, with marijuana being the most learned drug, following national and global standards. Young males prevail both in drug trafficking and/or consumption and in homicides. It can be seen that in this region studied, an individual inserted in the drug market and consumption increases the risk of committing or being the victim of a homicide.
|
|
15
|
-
SABRINA PAULA PEREIRA
-
FREQUÊNCIA DE INFECÇÕES CAUSADAS POR BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS RESISTENTES AOS CARBAPENÊMICOS EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA DIALÍTICOS E TRANSPLANTADOS RENAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
-
Orientador : CAROLINE PEREIRA DOMINGUETI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAROLINE PEREIRA DOMINGUETI
-
CLÁUDIA NATÁLIA FERREIRA
-
MAGNA CRISTINA DE PAIVA
-
WILLIAM GUSTAVO DE LIMA
-
Data: 02/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O crescente aumento da resistência das bactérias Gram-negativas aos carbapenêmicos é particularmente preocupante para pacientes com doença renal crônica dialítica e transplantados renais, já que estes são mais vulneráveis a estas infecções, as quais estão associadas a maior mortalidade, maior tempo de internação e maior ônus econômico. Objetivo: Revisão sistemática com o objetivo de avaliar a frequência das infecções causadas por bactérias Gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos em pacientes com doença renal crônica dialítica ou transplantados renais. Método: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus e Embase. Os critérios de elegibilidade foram estudos observacionais transversais e de coorte prospectivos e retrospectivos que avaliaram a frequência de infecção causada por bactérias Gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos em pacientes com doença renal crônica dialítica ou transplantados renais. Resultados: Foram encontrados 6356 artigos, destes 200 foram repetidos, incluindo-se, portanto, 6156 artigos, destes, sete foram incluídos para confecção do artigo. Seis artigos avaliaram pacientes transplantados renais e um avaliou pacientes dialíticos. Os artigos foram publicados entre 2011 e 2021, a duração dos estudos variou de 7 meses a 10 anos. A frequência de resistência aos carbapenêmicos por bactérias Gram-negativas em pacientes transplantados renais variou de 0,5% a 26,3% e a taxa de mortalidade variou entre 7,7% e 50,0%. Já nos pacientes dialíticos a frequência foi de 8,0% e a mortalidade foi de 82,0%. A bactéria mais prevalente foi a Klebsiella pneumoniae, detectada em todos os estudos, seguida de Escherichia coli. O sítio de infecção mais observado foi o trato urinário, seguido da corrente sanguínea e da ferida cirúrgica. O gene de resistência mais detectado foi o blaKPC. Um estudo, além de detectar a produção de KPC, também descreveu a presença dos genes blaVIM e blaNDM. O carbapenêmico mais utilizado foi o Meropenem. Conclusão: A frequência de infecções causadas por bactérias gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos em pacientes dialíticos e transplantados renais é bastante relevante, podendo atingir 26%. A taxa de mortalidade destes pacientes após a aquisição da infecção é elevada, podendo chegar a 80%.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Chronic kidney disease is characterized by the progressive and irreversible loss of kidney function. About 144,7779 patients are on dialysis in Brazil. Infections caused by carbapenem-resistant Gram-negative bacteria are associated with higher mortality, longer hospital stay and greater economic burden. The increased resistance of Gram-negative bacteria to carbapenem antimicrobials is particularly relevant for patients with chronic kidney disease (CKD) who are vulnerable to these infections. General objective: To evaluate the prevalence of infections caused by gram-negative bacteria resistant to carbapenems in patients with chronic kidney disease and in kidney transplant patients. In addition, discuss the epidemiology of these infections, prevention and treatment strategies, as well as future directions in combating antimicrobial resistance. Method: This is a systematic review carried out according to Cochrane guidelines with extraction of data of interest and analysis of results carried out in accordance with the PRISMA statement (2022), seeking to assess the presence or development of infection caused by bacteria Carbapenem-resistant gram-negatives in patients with chronic kidney disease or patients on dialysis or kidney transplant patients. Results: After analysis, a total of 13 articles were included in this review: Pubmed (2), Web Of Science (5), ,Scopus (1) (7.7%) and Embase (5). published in the United States (30.7%), followed by Brazil (15%), South Korea, (7.7%) Israel, (7.7%) China, (7.7%) Spain, (7, 7%) Italy, (7.7%) Colombia (7.7%) and Greece (7.7%). Regarding the study design, 9 were retrospective cohorts, (69%), 3 were case control (23%) and 1 cross-sectional study (7.7%). The age range of the individuals ranged from 18 to 75 years (mean 46.5) and the follow-up time ranged from 6 months to 10 years. The bacterial identification methodology that prevailed among the analyzed articles was the automated VITEk2R (8 studies, 61.5%) and the most prevalent Gram-negative bacteria species were: Klebsiella pneumoniae (11/84.6%), Escherichia coli (6/46%), Pseudomonas aeruginosa 2 (15.4%), Citrobacter sp 2 (15.4%). ,Enterobacter sp 2 (15.4%), Morganella Morganii 1 (7.7%), Proteus mirabiliis 1 (7.7%) and Providência stuarti 1 (7.7%). The predominant sites of infection were the urinary tract 10 (77%) bronchoalveolar lavage, blood and feces with 1 (7.7%) site each and surveillance cultures were also reported (38.4%). For the detection of resistance to carbapenems, the molecular method (PCR 38.4%), modified Hodge method (23%), Kirby Bauer (15.4%) and CarbaNP (7.7%) were used in the studies, considering as reference the protocols of the Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) (69%) and the European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (Eucast) (7.7%). The bacterial resistance mechanisms found in bacterial isolates were production of inactivating enzymes: KPC (53.8%), NDM (7.7%) and VIM (7.7%), ESBL (15.4%) were also detected. As a clinical outcome, it was possible to observe that diabetic patients or those with a history of colonization by multidrug-resistant Gram-negative bacteria had a worse prognosis. The mortality rate ranged from 41.9% to 79% at 30 days, while in transplant patients infected with KPC-producing bacteria, the median survival was one month.
|
|
16
|
-
ANGELO ELIAS MERI JUNIOR
-
AVALIAÇÃO BIOFARMACÊUTICA E DA QUALIDADE DE DIFERENTES APRESENTAÇÕES DE COMPRIMIDOS DE CLORIDRATO DE METFORMINA E ESTUDO DE PERCEPÇÃO DA OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS GASTROINTESTINAIS
-
Orientador : WHOCELY VICTOR DE CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WHOCELY VICTOR DE CASTRO
-
ANDRE DE OLIVEIRA BALDONI
-
ANA JULIA PEREIRA SANTINHO GOMES
-
JOSÉ EDUARDO GONÇALVES
-
MAIRON CESAR COIMBRA
-
Data: 15/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O cloridrato de metformina (MET) é um fármaco anti-hiperglicemiante de administração oral, considerado como primeira escolha para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Os principais eventos adversos (EAs) relacionados ao uso de MET são distúrbios gastrointestinais. Uma hipótese associada a ocorrência destes efeitos está relacionada ao acúmulo do fármaco no intestino. Neste sentido, torna-se relevante investigar se há diferenças na percepção dos EAs gastrointestinais entre usuários de diferentes apresentações comerciais de MET e se tais diferenças podem ser correlacionadas com a qualidade e a velocidade de liberação do fármaco a partir da sua forma farmacêutica. Métodos: Trata-se de um estudo observacional de coorte prospectivo, no qual foi relacionado a ocorrência de diarreia em pacientes com DM2 que iniciaram o tratamento com categorias (referência e genérico) de liberação prolongada (XR) de MET na dose de 500 mg. Os lotes dos medicamentos referência de MET (R2: XR 500 mg) e genérico (G4: XR 500 mg) utilizados no estudo observacional, bem como dos medicamentos de liberação imediata contendo 850 mg do fármaco (R1: referência, G1-G3: genéricos) foram analisados quanto aos testes de doseamento, uniformidade de dose unitárias e dissolução, descritos nas monografias da Farmacopeia Americana (USP, 2021). Adicionalmente, os perfis de dissolução das diferentes formulações de MET foram realizados e comparados por meio de modelos matemáticos dependentes e independentes. Resultados: Considerando os pacientes incluídos no estudo (n= 29), dezesseis (55,2%) utilizaram o medicamento referência (R2) e treze (44,8%) utilizaram o medicamento genérico (G4) de MET 500 mg XR. Mesmo se tratando da formulação de XR, o uso do medicamento apresentou EAs gastrointestinais. Apesar de não ocorrer diferenças em relação a presença de EAs gastrointestinais entre as duas categorias do medicamento, o uso do medicamento genérico apresentou maior impacto na qualidade de vida dos pacientes relacionado as atividades diárias, vida familiar e social. Todos os lotes analisados cumpriram com os parâmetros de qualidade dos testes de doseamento, uniformidade de doses unitárias e dissolução. Em relação aos estudos biofarmacêuticos, para o perfil de dissolução, as amostras R2 e G4 foram consideradas semelhantes, enquanto R1, G1, G2 e G3 não foram semelhantes. Conclusão: Os medicamentos XR apresentaram qualidade adequada e perfis de dissolução semelhantes e a incidência de EAs gastrintestinais entre os usuários dos dois medicamentos não foi estatisticamente significativa. Em relação aos medicamentos de LI, todos demonstraram qualidade adequada, no entanto dois medicamentos apresentaram dissolução rápida (R1 e G3), ao passo que os para outros dois (G1 e G2) observou-se uma dissolução muito rápida. Não houve semelhança entre os perfis de dissolução dos medicamentos de LI. Estudos adicionais são necessários para avaliar o impacto da velocidade de dissolução de diferentes formulações do medicamento MET 850 mg LI na percepção dos EAs gastrintestinais , bem como investigar se a suplementação com ácido fólico poderia contribuir para redução de EAs gastrointestinais.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Metformin hydrochloride (MET) is a hypoglycemic agent of oral administration, considered the drug of choice for the treatment of type 2 diabetes mellitus (DM2). The main adverse effects (AEs) related to the use of MET are gastrointestinal disorders. A hypothesis associated with the occurrence of these AEs due to the use of MET is related to the speed of drug release from its pharmaceutical form, since the higher the release rate, the higher its concentration in the intestine. It is relevant to investigate whether there is a difference in the perception of gastrointestinal AEs, as well as the correlation with the quality and the rate of drug release among the different commercial products containing MET. Methods: This is a prospective observational cohort study, in which diarrhea was related by patients with DM2 who started treatment with extended-release (XR) formulations of MET at doses of 500 mg. Additionally, at this stage of the study, the assay of MET and the test of uniformity of dosage units of different formulations of MET were conducted as described in the monographs of the American Pharmacopoeia. The dissolution profiles of the different MET brands were also performed in order to verify the percentage of the drug dissolved as a function of time. Results: Considering the patients eligible for study participation (n= 27) nineteen (66.7%) used the reference drug (R) and eight (33.3%) used the generic drug (G) of MET 500 mg XR. A lower frequency of gastrointestinal AEs was observed in patients who used the reference formulation when compared to those who used the generic. In both groups (R and G) the AEs did not affect the social and family life, as well as the quality of life of the patients. In the G4 sample, the assay test revealed that the content of MET was below the limit specified by the America Pharmacopoeia, being therefore considered an unsatisfactory result. The G2 sample presented the maximum amount of MET dissolved in the time of 10 minutes (97.69%), remaining constant subsequently. In G3, the amount of dissolved MET was gradual, reaching a maximum concentration in 25 minutes (92.07%), remaining constant afterward. The results obtained so far suggest that the AEs and the rate of drug release may be associated with the type of formulation, however, additional studies involving the evaluation of quality, dissolution profile, and the perception of AEs are still being performed in order to better support the hypothesis raised. It is expected that this work can contribute to the optimization of the pharmacotherapy of patients intolerant to gastrointestinal AEs resulting from the use of MET.
|
|