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Dissertações |
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Kleber Kalvan
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Da racionalidade à razoabilidade: o amadurecimento da concepção de justiça como equidade em John Rawls
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Orientador : LUIZ PAULO ROUANET
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ PAULO ROUANET
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CASSIO CORREA BENJAMIN
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MARIA CECÍLIA PEDREIRA DE ALMEIDA
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Data: 17/03/2023
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A justiça como equidade é um conceito apresentado por John Rawls em Uma teoria da justiça, livro publicado em 1971. Essa concepção almejava propor uma Filosofia Moral abrangente que pudesse reformar o contrato social a partir de princípios basilares de uma concepção de justiça. Nesse sentido, esse filósofo político vislumbra a possibilidade de minimizar os conflitos sociais – oriundos do pluralismo razoável de doutrinas abrangentes – através da justificação pública das instituições básicas, bem como dos direitos e deveres fundamentais. Em 2001, trinta anos após Uma teoria da justiça, Rawls publica Justiça como equidade: uma reformulação, modificando as bases da sua ideia de justiça como equidade. Diante dessas referências, a presente dissertação almeja estudar as bases da teoria da justiça Rawlsiana, já que ao substituir a proposta de uma Filosofia Moral abrangente por uma concepção política de justiça, a teoria da justiça de Rawls incorpora o conceito de razoabilidade ao da racionalidade, apresentando um conceito mais realístico de uma sociedade democrática bem-ordenada.
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Justice as equity is a concept presented by John Rawls in A theory of justice, a work published in 1971. This conception aimed to propose a comprehensive Moral Philosophy that could reform the social contract based on basic principles of a conception of justice. In this sense, this political philosopher envisions the possibility of minimizing social conflicts – arising from the reasonable pluralism of comprehensive doctrines – through the public justification of basic institutions, as well as fundamental rights and duties. In 2001, thirty years after “A theory of justice”, Rawls publishes Justice as fairness: a reformulation, modifying the bases of his idea of justice as fairness. Given these references, this dissertation aims to study the foundations of the Rawlsian theory of justice, since by replacing the proposal of a comprehensive Moral Philosophy for a political conception of justice, Rawls's theory of justice incorporates the concept of reasonableness to that of rationality, presenting a more realistic concept of a well-ordered democratic society.
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Lucia Helena da Silva
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O Idoso-paria na Perspectiva da Liberdade Política no Espaço Público: Um Diálogo entre Simone de Beauvoir
e Hannah Arendt
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Orientador : JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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RICARDO DE OLIVEIRA TOLEDO
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ADRIANA CARVALHO NOVAES
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Data: 13/04/2023
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O presente Projeto de Pesquisa que estamos apresentando pode ser inserido na Linha de Pesquisa Ética e Filosofia Política, uma vez que tem como escopos o pensamento de Simone de Beauvoir acerca do idoso-pária e a reflexão política de Hannah Arendt sobre a liberdade no espaço público. As abordagens teórico-filosóficas de ambas as pensadoras se apresentam como de grande relevância, e suas obras, repletas de fundamentos capazes de sustentar a pesquisa que pretendemos desenvolver acerca do problema sobre o idoso como um pária e a questão da sua liberdade no âmbito do espaço público. Em sua filosofia, Arendt procura refletir sobre a temática da liberdade no espaço público em várias de suas obras. Em suas abordagens, relata que os judeus, enquanto minorias étnicas, são como párias, configurados como desprezados e repudiados pela sociedade. Ao lançar um olhar para a tópica do envelhecimento posto por Simone de Beauvoir, a pensadora francesa tece que a sociedade, abrigada por trás dos mitos da expansão e da abundância, trata os velhos como párias. Este Projeto procura explicitar análises acerca do idoso-pária em busca de liberdade no espaço público numa ponte intercambiada por Hannah Arendt e pela pensadora francesa Simone de Beauvoir. Trata-se de pensar no idoso como minoria, na condição de pária e no efetivo exercício de seu poder de liberdade politica no âmbito do espaço público.
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The present Research Project that we are presenting can be inserted in the Line of Research Ethics and Political Philosophy, since its scope is the thought by Simone de Beauvoir on the outcast elderly and Hannah Arendt's political reflection on freedom in the public space. The theoretical-philosophical approaches of both thinkers present themselves as of great relevance, and their works, full of foundations capable of to support the research that we intend to develop about the problem of the elderly as a pariah and the question of his freedom within the public space. In his philosophy, Arendt seeks to reflect on the theme of freedom in the public space in several of her works. construction. In his approaches, he reports that Jews, as ethnic minorities, are like outcasts, configured as despised and repudiated by society. when taking a look to the topic of aging put forward by Simone de Beauvoir, the French thinker weaves that society, sheltered behind myths of expansion and abundance, treats the old like outcasts. This Project seeks to explain analyzes about the elderly-pariah in search of freedom in public space on a bridge exchanged by Hannah Arendt and the French thinker Simone de Beauvoir. It is about thinking of the elderly as a minority, in the pariah status and in the effective exercise of its power of political freedom within the scope of the public place.
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EDUARDO DE ARRUDA PASSOS FILHO
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A PRESENÇA DO ANTAGONISMO NAS TEORIAS POLÍTICAS DE CARL SCHMITT, ERNESTO LACLAU E CHANTAL MOUFFE
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Orientador : CASSIO CORREA BENJAMIN
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MEMBROS DA BANCA :
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DOUGLAS FERREIRA BARROS
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CASSIO CORREA BENJAMIN
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HELTON MACHADO ADVERSE
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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Data: 08/05/2023
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Esta dissertação analisa o status da categoria de antagonismo na teoria política de Carl Schmitt, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A dissertação consiste em três capítulos, cada um dedicado a um dos autores, que estão conectados pela questão central da presença do antagonismo em seus pensamentos políticos. O objetivo principal deste estudo é explicar a forma como o antagonismo é pensado e influencia a natureza da teoria política de cada autor, desde a soberania autoritária de Schmitt até a democracia radical de Laclau e Mouffe. Além disso, destacaremos a continuidade e descontinuidade entre os autores, apesar de suas diferenças de contexto histórico-político e tradições filosóficas e políticas. O estudo do antagonismo é relevante devido à intensificação crescente dos conflitos nas democracias liberais ocidentais contemporâneas e à crise percebida de legitimidade e representação nessas democracias.
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This dissertation analyzes the status of the antagonism category in the political theory of Carl Schmitt, Ernesto Laclau, and Chantal Mouffe. The dissertation consists of three chapters, each dedicated to one of the authors, which are connected by the central issue of the presence of antagonism in their political thoughts. The main goal of this study is to explain how the way antagonism is thought influences the nature of each author's political theory, from Schmitt's authoritarian sovereignty to Laclau and Mouffe's radical democracy. Additionally, we highlight the continuity and discontinuity between the authors, despite their differences in historical-political context and philosophical and political traditions. The study of antagonism is relevant due to the increasing intensity of conflicts in contemporary Western liberal democracies and the perceived crisis of legitimacy and representation in these democracies.
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Ana Amélia Silva Carvalho
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Liberdade como ato de libertação: engajamento e ação política no pensamento de Jean-Paul Sartre
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Orientador : CASSIO CORREA BENJAMIN
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MEMBROS DA BANCA :
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CASSIO CORREA BENJAMIN
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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LUCIANO DONIZETTI DA SILVA
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Data: 31/07/2023
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A proposta do presente trabalho é demonstrar que há no pensamento de Jean-Paul Sartre uma concepção própria de ação política. A elaboração de seu ensaio de ontologia fenomenológica levou o filósofo existencialista a concluir que o ser humano está condenado a ser livre, na medida em que a liberdade decorre da função nadificadora da consciência, que é movimento e indeterminação. Sem qualquer substância, a consciência só existe de maneira relacionada, é sempre consciência de algo, e por isso a liberdade, para Sartre, é inequivocamente situada. Com efeito, o percurso de toda a teoria sartriana teve essa constatação como fio condutor e, a partir da ampliação da noção de situação, foi forçoso o aprofundamento de Sartre em temas como ética, sociabilidade, história e política, por exemplo. Dessa forma, centrando-se em um texto curto denominado Eléctions, piège à cons, artigo político publicado em 1973 em que o filósofo apresenta uma dura crítica à compreensão do voto enquanto ato político, este trabalho busca entender como as noções de liberdade, projeto, engajamento e responsabilidade se articulam no pensamento político sartriano. A hipótese da pesquisa é de que há possibilidade de extrair do referido texto circunstancial, com a leitura prévia das grandes obras clássicas de Sartre, entre elas, O Ser e o Nada e Crítica da Razão Dialética, uma noção de ação política ancorada na inventividade humana e na necessidade de formação de grupos orientados por projetos comuns. Tudo isso a partir de uma metodologia bibliográfica e qualitativa e tendo como ponto de partida a percepção de que, no pensamento sartriano, a liberdade é por princípio prática, ou seja, é ato de libertação.
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The purpose of this paper is to demonstrate that there is in Jean-Paul Sartre's thought its own conception of political action. The elaboration of his phenomenological ontology essay led the existentialist philosopher to conclude that the human being is condemned to be free, insofar as freedom derives from the nadifying function of consciousness, which is movement and indeterminacy. Without any substance, consciousness only exists in a related way, it is always consciousness of something, and therefore freedom, for Sartre, is unequivocally situated. In fact, the course of the complete Sartrian theory had this finding as a guiding thread and, from the expansion of the notion of situation, Sartre's deepening into themes such as ethics, sociability, history and politics, for example, was necessary. Thus, focusing on a short text called Eléctions, piège à cons, a political article published in 1973 in which the philosopher presents a harsh criticism of the understanding of voting as a political act, this work seeks to understand how the notions of freedom, project, engagement and responsibility are articulated in Sartrean political thought. The hypothesis of the research is that there is a possibility of extracting from the referred circumstantial text, with the previous reading of the great classic works of Sartre, among them, Being and Nothingness and Critique of Dialectical Reason, a notion of political action anchored in human inventiveness and the need to form groups guided by common projects. All this from a bibliographical and qualitative methodology and having as a starting point the perception that, in Sartrian thought, freedom is by principle practical, that is, it is an act of liberation.
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Rodrigo César Floriano
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O CONCEITO DE DEMOCRACIA EM MAX WEBER: UMA ARQUITETURA INSTITUCIONAL CONFLITIVA
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Orientador : CASSIO CORREA BENJAMIN
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MEMBROS DA BANCA :
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CASSIO CORREA BENJAMIN
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LUIZ PAULO ROUANET
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CARLOS EDUARDO SELL
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Data: 25/08/2023
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O objetivo geral deste trabalho é analisar o conceito de democracia política moderna nos escritos do pensador alemão Max Weber (1864-1920). A hipótese aqui defendida é que a democracia weberiana se sustenta em um sistema de pesos e contrapesos entre três instituições fundamentais: a burocracia racional, o parlamento representativo e o presidente plebiscitário. Isso porque Weber tem uma visão do conflito de valores como insolúvel na modernidade e tais instituições podem dar vasão ao conflito sem, no entanto, superá-lo ou suprimi-lo. Afinal, é a dinâmica entre essas instituições que equaciona a vontade das massas eleitorais, com seus múltiplos interesses particulares, com a necessidade de manutenção de uma unidade do corpo político. Além disso, em Estados modernos, o regime representativo é o único capaz de expressar a vontade de todos os representados de forma eficiente e objetiva, de maneira que tal vontade possa ser formalizada racionalmente por meio de leis e normas burocráticas.
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The general objective of this work is to analyze the concept of modern political democracy in the writings of the German thinker Max Weber (1864-1920). The hypothesis defended here is that Weberian democracy is based on a system of checks and balances between three fundamental institutions: the rational bureaucracy, the representative parliament and the plebiscitary president. This is because Weber has a vision of the conflict of values as insoluble in modernity and such institutions can give way to the conflict without, however, overcoming or suppressing it. After all, it is the dynamic between these institutions that equates the will of the electoral masses, with their multiple private interests, with the need to maintain a unity of the political body. Furthermore, in modern states, the representative regime is the only one capable of expressing the will of all those represented efficiently and objectively, so that such will can be formalized rationally through laws and bureaucratic norms.
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Rodrigo César Floriano
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A CONCEPÇÃO DE DEMOCRACIA PARA MAX WEBER: UMA ARQUITETURA INSTITUCIONAL CONFLITIVA
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Orientador : CASSIO CORREA BENJAMIN
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO SELL
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CASSIO CORREA BENJAMIN
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LUIZ PAULO ROUANET
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Data: 25/08/2023
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O objetivo geral deste trabalho é analisar o conceito de democracia política moderna nos escritos do pensador alemão Max Weber (1864-1920). A hipótese aqui defendida é que a democracia weberiana se sustenta em um sistema de pesos e contrapesos entre três instituições fundamentais: a burocracia racional, o parlamento representativo e o presidente plebiscitário. Isso porque Weber tem uma visão do conflito de valores como insolúvel na modernidade e tais instituições podem dar vasão ao conflito sem, no entanto, superá-lo ou suprimi-lo. Afinal, é a dinâmica entre essas instituições que equaciona a vontade das massas eleitorais, com seus múltiplos interesses particulares, com a necessidade de manutenção de uma unidade do corpo político. Além disso, em Estados modernos, o regime representativo é o único capaz de expressar a vontade de todos os representados de forma eficiente e objetiva, de maneira que tal vontade possa ser formalizada racionalmente por meio de leis e normas burocráticas.
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The general objective of this work is to analyze the concept of modern political democracy in the writings of the German thinker Max Weber (1864-1920). The hypothesis defended here is that Weberian democracy is based on a system of checks and balances between three fundamental institutions: the rational bureaucracy, the representative parliament and the plebiscitary president. This is because Weber has a vision of the conflict of values as insoluble in modernity and such institutions can give way to the conflict without, however, overcoming or suppressing it. After all, it is the dynamic between these institutions that equates the will of the electoral masses, with their multiple private interests, with the need to maintain a unity of the political body. Furthermore, in modern states, the representative regime is the only one capable of expressing the will of all those represented efficiently and objectively, so that such will can be formalized rationally through laws and bureaucratic norms.
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Cristian Tadeu da Silva
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A QUESTÃO DO ESPAÇO PÚBLICO EM HANNAH ARENDT
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Orientador : JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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Fábio de Barros Silva
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HELTON MACHADO ADVERSE
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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NEWTON BIGNOTTO DE SOUZA
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Data: 14/09/2023
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O presente projeto de pesquisa tem como objeto de investigação a retomada do tema do “espaço público”, bem como das análises sobre as experiências políticas que favoreçam a pluralidade e a dignidade nas relações interpessoais segundo o pensamento de Hannah Arendt. Tais análises pretendem identificar na obra da autora elementos que nos capacitem a entender os problemas políticos contemporâneos. Isso para identificar caminhos que possam nos apontar uma estrutura dialógica e heterogênea para o campo de nossas relações. Ao longo da obra de Arendt, busca-se destacar elementos que contribuíram para explicar o fenômeno da dissolução desse espaço, no intuito de entender de que maneira se configura o “sentido político” para autora. Elementos como a “questão social”, a perda do limite entre as esferas pública e privada e a “vitória do animal laborans” devem ser analisados em suas relações com o fenômeno totalitário. É entendendo a causa de sua dissolução, em contraponto às experiências políticas participativas exitosas destacadas por Arendt ao longo da história, que se poderá vislumbrar caminhos para o resgate de uma dignidade política para além de uma “funcionalização” da mesma. É nesse sentido que elementos como “fala”, “ação”, “opinião” e “liberdade” guiarão as propostas aqui levantadas rumo à retomada desse espaço que se revela crucial para que o homem atinja suas mais altas capacidades humanas e políticas.
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This research seeks to resume and explain the issue of public space in Hannah Arendt, as well as her analyses of participatory political experiences with a view to plurality and dignity in the political relations of men. Our investigations propose to identify in Arendtian's work elements that enable us not only to understand contemporary political problems and to point out possible paths that can point to a dialogical and heterogeneous political structure, but also to understand the "political meaning" through which the author's considerations are directed. Elements such as the "social question", the loss of boundaries between the public and private spheres and the "victory of the animal laborans" will be analyzed in their relations with the phenomenon of the dissolution of this space. It is by understanding the causes that are at the roots of this dissolution, in contrast to the successful political experiences highlighted by the author throughout history, that we can glimpse the rescue of a dignity that situates politics beyond a mere "functionalization". In this sense, elements such as action, freedom, birth rate and novelty will guide the proposals raised here towards the resumption of this space that proves to be crucial for man to reach his highest human and political capacities.
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Bruno Silva de Carvalho
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A liberdade e o Outro: uma interpretação da intersubjetividade a partir da ontofenomenologia de Jean-Paul Sartre
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Orientador : WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA LAFETÁ BORGES
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LUCIANO DONIZETTI DA SILVA
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WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
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Data: 15/09/2023
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Esta pesquisa se encontra alicerçada sobre dois conceitos fundamentais que perpassam a análise ontofenomenológica de Jean-Paul Sartre, consolidados, em 1943, diante da publicação da obra L’être et le néant: a liberdade e a intersubjetividade. Nesse contexto, o objetivo central deste trabalho consiste em avaliar as conexões e as respectivas dificuldades que circundam o modo pelo qual o Outro passou a ser interpretado em meio aos textos do autor, adquirindo um viés altamente conflituoso e, assim, correndo o risco de emaranhar as relações humanas em pura inautenticidade. De acordo com isso, pretendemos observar a maneira como, na década de 1940 e início de 1950, a obra de Sartre aparece ancorada sobre o conceito de liberdade e, ao mesmo tempo, salientar que, se a conflituosidade é a característica fundamental da abertura intersubjetiva, tal dificuldade só é possível a partir de um modelo de liberdade que seja absoluto. Além disso, uma vez que a liberdade se apresenta como condição necessária ao conflito, ela mesma será fundamental para que o convívio entre os indivíduos não resulte unicamente em fracasso. Em face disso, no primeiro capítulo, amparados pela fenomenologia, nos esforçaremos para compreender o modo pelo qual Sartre concebe seu conceito de liberdade e, ao mesmo tempo, o torna sinônimo da realidade humana. Neste momento, apontaremos para um intenso diálogo junto àquilo que fora produzido por Hegel e Heidegger, bem como suas limitações. Por sua vez, no segundo capítulo, iremos evidenciar a teoria da intersubjetividade, tal como proposta por Sartre e, nessa linha investigativa, nos defrontaremos com o problema do solipsismo que, para o filósofo francês, permaneceu negligenciado pela tradição filosófica recente. Ainda nesta etapa, utilizaremos a peça teatral Huis clos e sublinharemos os aspectos que permitem o vislumbre da intersubjetividade sartriana como algo conflituoso. No terceiro capítulo, dando continuidade à perspectiva da intersubjetividade, teremos o espaço necessário para enxergar o papel desempenhado pela corporeidade que, nesse sentido, não se limita à dimensão da subjetividade e, consequentemente, sofre o impacto do encontro com o Outro. No quarto capítulo, investigaremos a ocorrência das relações concretas nas quais a realidade humana está inserida e, assim, primeiramente, observaremos o amor, a linguagem e o masoquismo; ou seja, o tipo relacional em que o Para-si se esforça no intuito de limitar a transcendência que parte do Outro. Na sequência, ainda no mesmo capítulo, analisaremos o segundo tipo relacional, que consiste na tentativa do Para-si de construir sua subjetividade tendo em vista a derrocada da transcendência do Outro. Ao término do capítulo quatro, sublinharemos alguns apontamentos relativos à coletividade, especialmente a crítica de Sartre ao conceito heidegeriano de Mitsein. Finalmente, no quinto capítulo, retornaremos ao conceito sartriano de liberdade, mas, diferentemente daquilo que fora abordado no capítulo um, levaremos em conta o serlivre em relação às mais diversas situações nas quais está inserido, inclusive colocando o Outro como parte inseparável do plano situacional. Ademais, com a finalidade de vislumbrarmos o fato de o conflito não representar uma queda dramática na inautenticidade, utilizaremos a psicanálise existencial como ferramenta de apoio; isto é, levando-se em conta o panorama que Sartre elabora sobre o poeta Jean Genet, estaremos em posição confortável para evidenciar que o Para-si se constrói e reconstrói indefinidamente, mesmo nas mais adversas situações, mesmo no inferno.
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This research is based on two fundamental concepts which pervade Jean-Paul Sartre's ontophenomenological analysis, consolidated in 1943 with the publication of L'être et le néant: freedom and intersubjectivity. In this context, the main objective of this work is to evaluate the connections and respective difficulties that surround the way in which the Other came to be interpreted amid the author's texts, acquiring a highly conflictual inclination and, thus, running the risk of entangling human relations into pure inauthenticity. Accordingly, we intend to observe how, in the 1940s and early 1950s, Sartre's work appears anchored on the concept of freedom and, at the same time, emphasize that, if conflict is the fundamental characteristic of intersubjective openness, such difficulty is only possible from a model of freedom that is absolute. In addition, since freedom is presented as a necessary condition for conflict, it will be fundamental for the coexistence between individuals not to result only in failure. In view of this, in the first chapter, supported by phenomenology, we will strive to understand the way in which Sartre conceives his concept of freedom and, at the same time, makes it synonymous with human reality. At this point, we will point to an intense dialogue with what had been produced by Hegel and Heidegger, as well as their limitations. In turn, in the second chapter, we will highlight the theory of intersubjectivity, as proposed by Sartre and, in this investigative line, we will face the problem of solipsism that, for the French philosopher, remained neglected by the recent philosophical tradition. Still at this stage, we will use the theatrical play Huis clos in order to underline the aspects that allow a glimpse of Sartrian intersubjectivity as something conflicting. In the third chapter, continuing the perspective of intersubjectivity, we will have the necessary space to see the role played by corporeality which, in this sense, is not limited to the dimension of subjectivity and, consequently, suffers the impact of the encounter with the Other. In the fourth chapter, we will investigate the occurrence of concrete relationships in which human reality is inserted and, thus, first, we will observe love, language and masochism; that is, the relational type in which the For-itself strives to limit the transcendence that comes from the Other. Next, still in the same chapter, we will analyse the second relational type, which consists of the For-itself's attempt to build its subjectivity in view of the collapse of the Other's transcendence. At the end of chapter four, we will underline some notes related to collectivity, especially Sartre's critique of Heidegger’s concept of Mitsein. Finally, in the fifth chapter, we will return to the Sartrian concept of freedom, but, unlike what was addressed in chapter one, we will take into account being-free in relation to the most diverse situations in which it is inserted, including placing the Other as an inseparable part of the situational plan. Furthermore, with the purpose of glimpsing the fact that the conflict does not represent a dramatic drop in inauthenticity, we will use existential psychoanalysis as a support tool; that is, taking into account the outlook that Sartre elaborates on the poet Jean Genet, we will be in a comfortable position to show that the For-itself is constructed and reconstructed indefinitely, even in the most adverse situations
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Bruno Silva de Carvalho
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A liberdade e o Outro: uma interpretação da intersubjetividade a partir da ontofenomenologia de Jean-Paul Sartre
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Orientador : WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA LAFETÁ BORGES
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LUCIANO DONIZETTI DA SILVA
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WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
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Data: 15/09/2023
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Esta pesquisa se encontra alicerçada sobre dois conceitos fundamentais que perpassam a análise ontofenomenológica de Jean-Paul Sartre, consolidados, em 1943, diante da publicação da obra L’être et le néant: a liberdade e a intersubjetividade. Nesse contexto, o objetivo central deste trabalho consiste em avaliar as conexões e as respectivas dificuldades que circundam o modo pelo qual o Outro passou a ser interpretado em meio aos textos do autor, adquirindo um viés altamente conflituoso e, assim, correndo o risco de emaranhar as relações humanas em pura inautenticidade. De acordo com isso, pretendemos observar a maneira como, na década de 1940 e início de 1950, a obra de Sartre aparece ancorada sobre o conceito de liberdade e, ao mesmo tempo, salientar que, se a conflituosidade é a característica fundamental da abertura intersubjetiva, tal dificuldade só é possível a partir de um modelo de liberdade que seja absoluto. Além disso, uma vez que a liberdade se apresenta como condição necessária ao conflito, ela mesma será fundamental para que o convívio entre os indivíduos não resulte unicamente em fracasso. Em face disso, no primeiro capítulo, amparados pela fenomenologia, nos esforçaremos para compreender o modo pelo qual Sartre concebe seu conceito de liberdade e, ao mesmo tempo, o torna sinônimo da realidade humana. Neste momento, apontaremos para um intenso diálogo junto àquilo que fora produzido por Hegel e Heidegger, bem como suas limitações. Por sua vez, no segundo capítulo, iremos evidenciar a teoria da intersubjetividade, tal como proposta por Sartre e, nessa linha investigativa, nos defrontaremos com o problema do solipsismo que, para o filósofo francês, permaneceu negligenciado pela tradição filosófica recente. Ainda nesta etapa, utilizaremos a peça teatral Huis clos e sublinharemos os aspectos que permitem o vislumbre da intersubjetividade sartriana como algo conflituoso. No terceiro capítulo, dando continuidade à perspectiva da intersubjetividade, teremos o espaço necessário para enxergar o papel desempenhado pela corporeidade que, nesse sentido, não se limita à dimensão da subjetividade e, consequentemente, sofre o impacto do encontro com o Outro. No quarto capítulo, investigaremos a ocorrência das relações concretas nas quais a realidade humana está inserida e, assim, primeiramente, observaremos o amor, a linguagem e o masoquismo; ou seja, o tipo relacional em que o Para-si se esforça no intuito de limitar a transcendência que parte do Outro. Na sequência, ainda no mesmo capítulo, analisaremos o segundo tipo relacional, que consiste na tentativa do Para-si de construir sua subjetividade tendo em vista a derrocada da transcendência do Outro. Ao término do capítulo quatro, sublinharemos alguns apontamentos relativos à coletividade, especialmente a crítica de Sartre ao conceito heidegeriano de Mitsein. Finalmente, no quinto capítulo, retornaremos ao conceito sartriano de liberdade, mas, diferentemente daquilo que fora abordado no capítulo um, levaremos em conta o serlivre em relação às mais diversas situações nas quais está inserido, inclusive colocando o Outro como parte inseparável do plano situacional. Ademais, com a finalidade de vislumbrarmos o fato de o conflito não representar uma queda dramática na inautenticidade, utilizaremos a psicanálise existencial como ferramenta de apoio; isto é, levando-se em conta o panorama que Sartre elabora sobre o poeta Jean Genet, estaremos em posição confortável para evidenciar que o Para-si se constrói e reconstrói indefinidamente, mesmo nas mais adversas situações, mesmo no inferno.
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This research is based on two fundamental concepts which pervade Jean-Paul Sartre's ontophenomenological analysis, consolidated in 1943 with the publication of L'être et le néant: freedom and intersubjectivity. In this context, the main objective of this work is to evaluate the connections and respective difficulties that surround the way in which the Other came to be interpreted amid the author's texts, acquiring a highly conflictual inclination and, thus, running the risk of entangling human relations into pure inauthenticity. Accordingly, we intend to observe how, in the 1940s and early 1950s, Sartre's work appears anchored on the concept of freedom and, at the same time, emphasize that, if conflict is the fundamental characteristic of intersubjective openness, such difficulty is only possible from a model of freedom that is absolute. In addition, since freedom is presented as a necessary condition for conflict, it will be fundamental for the coexistence between individuals not to result only in failure. In view of this, in the first chapter, supported by phenomenology, we will strive to understand the way in which Sartre conceives his concept of freedom and, at the same time, makes it synonymous with human reality. At this point, we will point to an intense dialogue with what had been produced by Hegel and Heidegger, as well as their limitations. In turn, in the second chapter, we will highlight the theory of intersubjectivity, as proposed by Sartre and, in this investigative line, we will face the problem of solipsism that, for the French philosopher, remained neglected by the recent philosophical tradition. Still at this stage, we will use the theatrical play Huis clos in order to underline the aspects that allow a glimpse of Sartrian intersubjectivity as something conflicting. In the third chapter, continuing the perspective of intersubjectivity, we will have the necessary space to see the role played by corporeality which, in this sense, is not limited to the dimension of subjectivity and, consequently, suffers the impact of the encounter with the Other. In the fourth chapter, we will investigate the occurrence of concrete relationships in which human reality is inserted and, thus, first, we will observe love, language and masochism; that is, the relational type in which the For-itself strives to limit the transcendence that comes from the Other. Next, still in the same chapter, we will analyse the second relational type, which consists of the For-itself's attempt to build its subjectivity in view of the collapse of the Other's transcendence. At the end of chapter four, we will underline some notes related to collectivity, especially Sartre's critique of Heidegger’s concept of Mitsein. Finally, in the fifth chapter, we will return to the Sartrian concept of freedom, but, unlike what was addressed in chapter one, we will take into account being-free in relation to the most diverse situations in which it is inserted, including placing the Other as an inseparable part of the situational plan. Furthermore, with the purpose of glimpsing the fact that the conflict does not represent a dramatic drop in inauthenticity, we will use existential psychoanalysis as a support tool; that is, taking into account the outlook that Sartre elaborates on the poet Jean Genet, we will be in a comfortable position to show that the For-itself is constructed and reconstructed indefinitely, even in the most adverse situations
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Cristian Tadeu da Silva
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A QUESTÃO DO ESPAÇO PÚBLICO EM HANNAH ARENDT
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Orientador : JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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Fábio de Barros Silva
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HELTON MACHADO ADVERSE
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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NEWTON BIGNOTTO DE SOUZA
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Data: 21/09/2023
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O presente projeto de pesquisa tem como objeto de investigação a retomada do tema do “espaço público”, bem como das análises sobre as experiências políticas que favoreçam a pluralidade e a dignidade nas relações interpessoais segundo o pensamento de Hannah Arendt. Tais análises pretendem identificar na obra da autora elementos que nos capacitem a entender os problemas políticos contemporâneos. Isso para identificar caminhos que possam nos apontar uma estrutura dialógica e heterogênea para o campo de nossas relações. Ao longo da obra de Arendt, busca-se destacar elementos que contribuíram para explicar o fenômeno da dissolução desse espaço, no intuito de entender de que maneira se configura o “sentido político” para autora. Elementos como a “questão social”, a perda do limite entre as esferas pública e privada e a “vitória do animal laborans” devem ser analisados em suas relações com o fenômeno totalitário. É entendendo a causa de sua dissolução, em contraponto às experiências políticas participativas exitosas destacadas por Arendt ao longo da história, que se poderá vislumbrar caminhos para o resgate de uma dignidade política para além de uma “funcionalização” da mesma. É nesse sentido que elementos como “fala”, “ação”, “opinião” e “liberdade” guiarão as propostas aqui levantadas rumo à retomada desse espaço que se revela crucial para que o homem atinja suas mais altas capacidades humanas e políticas.
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This research seeks to resume and explain the issue of public space in Hannah Arendt, as well as her analyses of participatory political experiences with a view to plurality and dignity in the political relations of men. Our investigations propose to identify in Arendtian's work elements that enable us not only to understand contemporary political problems and to point out possible paths that can point to a dialogical and heterogeneous political structure, but also to understand the "political meaning" through which the author's considerations are directed. Elements such as the "social question", the loss of boundaries between the public and private spheres and the "victory of the animal laborans" will be analyzed in their relations with the phenomenon of the dissolution of this space. It is by understanding the causes that are at the roots of this dissolution, in contrast to the successful political experiences highlighted by the author throughout history, that we can glimpse the rescue of a dignity that situates politics beyond a mere "functionalization". In this sense, elements such as action, freedom, birth rate and novelty will guide the proposals raised here towards the resumption of this space that proves to be crucial for man to reach his highest human and political capacities.
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Laurimar da Silva Rosa
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SENSUS COMMUNIS: O ELO ENTRE O PENSAR E JULGAR NO MUNDO PLURAL
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Orientador : JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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PAULO ROBERTO ANDRADE DE ALMEIDA
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Data: 28/09/2023
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A presente dissertação tem por propósito evidenciar a correlação entre as duas atividades do espírito arendtianos que são pensar e juízo, e como a faculdade do juízo kantiano reinterpretado por Hannah Arendt é a base fundamental para o desenvolvimento da atividade do juízo político. Nosso objetivo é discorrer a respeito da faculdade do julgar que é a mais política de todas segundo Arendt, pois a conexão entre pensamento e juízo só são possíveis dentro de uma comunidade e essas atividades aliadas ao sensus communis. O sentido comum é a sustentação do espaço público e consequentemente do nosso mundo em comum. Se a faculdade do espírito o pensamento lida com a reflexão, a faculdade do juízo vai lidar com as ações no mundo da vida e tornar presente o pensamento no mundo das aparências. Por seu turno, Arendt apropria dos conceitos kantianos, explicitados na Crítica da faculdade do juízo e interpreta-os como conceitos fundamentadores dos juízos políticos. Assim, pretendemos delimitar a função do expectador bem como sua importância na fundamentação da filosofia política arendtiana. Em seus textos, Arendt aponta para importância tangível dos espectadores, eles ocupam uma posição crucial, pois possuem a visão do todo de modo imparcial e desinteressado. São eles que, mediante o exercício do pensar, podem demonstrar aos atores a importância capital do sujeito que reflete e julga os acontecimentos ordinários do jogo da vida em comunidade. Não obstante que a participação dos atores nos eventos é crucial, são eles que estão envolvidos no cenário, nos debates. Desta forma, cada ser humano traz em sua própria existência a possibilidade originária da pluralidade de serem ator e espectador no jogo do mundo, uma vez que é somente pelo exercício do pensar e do julgar que as portas são abertas a pluralidade dos discursos. Consequentemente, o pensamento pode desempenhar o seu papel o de preparar o caminho para a emissão de juízos mais livres de preconceitos e, assim, estamos evitando o não pensar, o não julgar e todo o tipo de irreflexão.
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The purpose of this dissertation is to highlight the correlation between the two activities of the arendtian spirit that are thinking and judgment and how the faculty of reinterpreted kantian judgment by Hannah Arendt is the fundamental basis for the development of the activity of political judgment. Our aim is to discuss the faculty of judging which is the most political of all. according to Hannah Arendt, because the connection between thought and judgment is the support of space public. If the faculty of the mind, thought, deals with reflection, the faculty of judgment will dealing with actions in the lifeworld. In this way, Arendt appropriates the Kantian concepts, made explicit in the Critique of Judgment and interprets them as fundamental concepts of political judgments. Thus, we intend to delimit the function of the spectator as well as his importance in the foundation of Arendt's political philosophy. In her texts, Arendt points out for the tangible importance of spectators, they occupy a crucial position, as they have the vision of the whole in an impartial and disinterested way. They are the ones who, through the exercise of thinking can demonstrate to the actors the capital importance of the subject who reflects and judges the ordinary events in the game of community life. In this way, every human being brings in its very existence the original possibility of the plurality of being an actor and spectator in the game of the world, since it is only through the exercise of thinking and judging that the doors are opened to the plurality of discourses and consequently thoughtlessness is banished.
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Laurimar da Silva Rosa
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SENSUS COMMUNIS: O ELO ENTRE O PENSAR E JULGAR NO MUNDO PLURAL
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Orientador : JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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PAULO ROBERTO ANDRADE DE ALMEIDA
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Data: 28/09/2023
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A presente dissertação tem por propósito evidenciar a correlação entre as duas atividades do espírito arendtianos que são pensar e juízo, e como a faculdade do juízo kantiano reinterpretado por Hannah Arendt é a base fundamental para o desenvolvimento da atividade do juízo político. Nosso objetivo é discorrer a respeito da faculdade do julgar que é a mais política de todas segundo Arendt, pois a conexão entre pensamento e juízo só são possíveis dentro de uma comunidade e essas atividades aliadas ao sensus communis. O sentido comum é a sustentação do espaço público e consequentemente do nosso mundo em comum. Se a faculdade do espírito o pensamento lida com a reflexão, a faculdade do juízo vai lidar com as ações no mundo da vida e tornar presente o pensamento no mundo das aparências. Por seu turno, Arendt apropria dos conceitos kantianos, explicitados na Crítica da faculdade do juízo e interpreta-os como conceitos fundamentadores dos juízos políticos. Assim, pretendemos delimitar a função do expectador bem como sua importância na fundamentação da filosofia política arendtiana. Em seus textos, Arendt aponta para importância tangível dos espectadores, eles ocupam uma posição crucial, pois possuem a visão do todo de modo imparcial e desinteressado. São eles que, mediante o exercício do pensar, podem demonstrar aos atores a importância capital do sujeito que reflete e julga os acontecimentos ordinários do jogo da vida em comunidade. Não obstante que a participação dos atores nos eventos é crucial, são eles que estão envolvidos no cenário, nos debates. Desta forma, cada ser humano traz em sua própria existência a possibilidade originária da pluralidade de serem ator e espectador no jogo do mundo, uma vez que é somente pelo exercício do pensar e do julgar que as portas são abertas a pluralidade dos discursos. Consequentemente, o pensamento pode desempenhar o seu papel o de preparar o caminho para a emissão de juízos mais livres de preconceitos e, assim, estamos evitando o não pensar, o não julgar e todo o tipo de irreflexão.
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The purpose of this dissertation is to highlight the correlation between the two activities of the arendtian spirit that are thinking and judgment and how the faculty of reinterpreted kantian judgment by Hannah Arendt is the fundamental basis for the development of the activity of political judgment. Our aim is to discuss the faculty of judging which is the most political of all. according to Hannah Arendt, because the connection between thought and judgment is the support of space public. If the faculty of the mind, thought, deals with reflection, the faculty of judgment will dealing with actions in the lifeworld. In this way, Arendt appropriates the Kantian concepts, made explicit in the Critique of Judgment and interprets them as fundamental concepts of political judgments. Thus, we intend to delimit the function of the spectator as well as his importance in the foundation of Arendt's political philosophy. In her texts, Arendt points out for the tangible importance of spectators, they occupy a crucial position, as they have the vision of the whole in an impartial and disinterested way. They are the ones who, through the exercise of thinking can demonstrate to the actors the capital importance of the subject who reflects and judges the ordinary events in the game of community life. In this way, every human being brings in its very existence the original possibility of the plurality of being an actor and spectator in the game of the world, since it is only through the exercise of thinking and judging that the doors are opened to the plurality of discourses and consequently thoughtlessness is banished.
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ARLATON LUIZ SOARES DE OLIVEIRA
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Princípio de contradição e ontologia reversa: a passagem da palavra ao ser no Tratado sobre a Natureza de Górgias de Leontinos
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Orientador : RICHARD ROMEIRO OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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RICHARD ROMEIRO OLIVEIRA
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LUIZ PAULO ROUANET
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BRUNO LOUREIRO CONTE
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Data: 16/10/2023
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A presente dissertação tem por objeto o problema referente ao princípio de contradição expresso na noção de não-ser de Górgias de Leontinos, tal como esta é apresentada no “Contra os Matemáticos”, de Sexto Empírico, e no texto do autor anônimo “Melisso Xenófanes e Górgias” (MXG). O não-ser gorgiano contrapõe-se aos princípios metafísicos de identidade e não-contradição que nascem com a noção de ser expressa no “Sobre a Natureza”, de Parmênides de Eleia. Considera-se que as noções gorgianas de ser e não-ser correspondem a um “espelho reverso” que propiciará uma inversão da adequação entre ser, pensar e dizer, tal como essa adequação é postulada pelas intuições eleatas.
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The present research project has as its object the problem related to the principle of contradiction expressed in the notion of non-being of Gorgias of Leontini, as it is presented in the "Against the Mathematicians", by Sextus Empiricus, and in the text of the anonymous author “ Melisso Xenophanes and Gorgias” (MXG). The Gorgian non-being is opposed to the metaphysical principles of identity and non-contradiction that are born with the notion of being expressed in Parmenides of Elea's “On Nature”. The Gorgian notions of being and non-being are considered to correspond to a “reverse mirror” that will provide an inversion of the adequacy between being, thinking and saying, as this adequacy is postulated by Eleatic intuitions.
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LUDOVYCO JOSÉ VIOL MORAS
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Norberto Bobbio e a defesa das liberdades: precondição para o funcionamento das
regras do jogo democrático
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Orientador : LUIZ PAULO ROUANET
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ PAULO ROUANET
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JOSE LUIZ DE OLIVEIRA
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MARCELO DE AZEVEDO GRANATO
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Data: 11/12/2023
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O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada por
Norberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras
do jogo democrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte,
num primeiro momento, da análise da democracia para posteriormente abordar as
liberdades e a sua defesa. Em sua obra “Il futuro della democrazia” (1984), o pensador
apresenta em oposição aos regimes autocráticos uma definição procedimental da
democracia, concebida como regras do jogo. Estas regras configuram os procedimentos
que devem orientar as decisões políticas dos cidadãos chamados a decidir em um
sistema democrático. Entretanto, segundo Bobbio, as regras do jogo só podem funcionar
no âmbito político, se uma precondição for satisfeita: a defesa das liberdades individuais
dos atores políticos. Por liberdades, o autor compreende as quatro liberdades da tradição
liberal, sendo: a liberdade individual, a liberdade de imprensa e de opinião, a liberdade
de reunião e a liberdade de associação. Nesse contexto, destaca-se que a defesa dessas
liberdades está condicionada à estrutura de um Estado que é, ao mesmo tempo, liberal e
de direito. Em outras palavras, somente um Estado de direito (em sentido forte), de
cunho liberal, pode assegurar os direitos “invioláveis” dos cidadãos e,
consequentemente, possibilitar a participação política sem impedimentos. Como
consequência desse pensamento, Bobbio analisa que o Estado liberal é o fundamento
histórico e jurídico do Estado democrático e, que na contemporaneidade, o liberalismo e
a democracia tendem a se aproximar a ponto de um defender a existência do outro
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This work views to demonstrate the defense of liberties, operated by Norberto Bobbio,
as a healthy precondition for the working of the rules of the democratic game. For such,
it will be explicated that the Italian philosopher and lawyer begins with the analysis of
democracy; in a second moment, he examines the liberties and their defense. In his work
Il future della democrazia (1984; The future of democracy) the thinker opposes to the
autocratic governments a procedural definition of democracy, conceived as rules of a game.
Those rules set the proceedings which should guide the political decisions of the citizens called
to decide, in a democratic system. According to Bobbio, however, the rules of the game can
only operate in the political environment if a precondition is satisfied: the defense of individual
liberties of the political agents. By liberties, the author understands the four liberties of liberal
tradition, to know: individual liberty, press and public liberties, liberty of meeting and liberty of
association. In this context, it must be underlined that the defense of those liberties is
conditioned to the structure of a State which is, at the same time, liberal and lawful. In other
words, only a State of Law (in a strong sense), liberal, can secure the “inviolable” rights of
citizens and, in consequence, allow the political participation free of interference. As a result of
this thinking, Bobbio considers that the Liberal State is the historical and juridical foundation of
the democratic State, and that, contemporarily, liberalism and democracy tend to be closer
from each other, and to support themselves reciprocally
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CRISTIANO DE MELLO RIBEIRO
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O direito de existir dos transgêneros: a pluralidade é a lei da Terra
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Orientador : LUIZ PAULO ROUANET
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ PAULO ROUANET
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RITA DE CÁSSIA RESQUETTI TARIFA ESPOLADOR
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RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
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Data: 12/12/2023
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Este estudo tem como foco principal a temática do direito de existir dos transgêneros, enfatizando a importância da pluralidade como a lei fundamental da terra. A partir de uma abordagem interdisciplinar, são explorados diversos aspectos relacionados à diversidade sexual e de gênero. No primeiro capítulo, são apresentados conceitos essenciais, como a identidade de gênero e orientação sexual, bem como a teoria queer, que questiona as normas e categorias binárias de gênero. Destaca-se também a importância de compreender os termos transgênero e cisgênero, referentes àqueles que não se identificam com o gênero designado no nascimento e àqueles que se identificam, respectivamente. Através da perspectiva crítica de Judith Butler, são discutidos a construção do gênero como matriz heteronormativa, a desconstrução das categorias binárias de gênero, e a relação entre poder e identidade de gênero. Além disso, a performatividade de gênero e a passabilidade são abordadas como recursos essenciais para a existência das pessoas transgêneros. No segundo capítulo, são explorados os pressupostos da noção de pluralidade humana, com base nos estudos de Hannah Arendt e Judith Butler. A pluralidade é apresentada como a essência fundamental da política, sendo discutidas as implicações políticas e éticas desse princípio. A ética da coabitação é discutida como uma resposta ao problema da ontologia identitária, enfatizando a necessidade de reconhecer e valorizar a pluralidade dos grupos. São abordadas também, a negação da pluralidade humana e a resistência a uma lógica totalitária, com destaque para a resistência totalitária e a importância da pluralidade de gênero. No terceiro capítulo, é analisada a relevância do gênero para o acesso aos direitos fundamentais, especialmente no contexto dos transgêneros. A bioética é discutida em relação aos transgêneros, considerando o processo de transição de gênero e suas implicações, bem como a participação dessas pessoas no esporte. São abordadas as dificuldades enfrentadas pelos transgêneros no acesso aos direitos fundamentais, destacando o déficit protetivo da justiça. Questões como os direitos ao nome, a criminalização da transfobia e o acesso aos direitos sociais também são examinadas. O estudo busca compreender as dificuldades enfrentadas pelos transgêneros em sua luta pelo direito de existir plenamente na sociedade. Através de uma análise crítica, são apresentadas reflexões e propostas para uma maior inclusão e proteção dessas pessoas, reconhecendo a pluralidade como um princípio fundamental que deve ser respeitado e valorizado em todas as esferas da vida humana.
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This study focuses on the right to exist of transgender individuals, emphasizing the importance of plurality as the fundamental law of the land. Through an interdisciplinary approach, various aspects related to sexual and gender diversity are explored.The first chapter introduces essential concepts, such as gender identity and sexual orientation, as well as queer theory, which questions binary norms and categories of gender. The terms transgender and cisgender, referring to those who do not identify with the gender assigned at birth and those who do respectively, are also emphasized. Drawing from Judith Butler's critical perspective, the construction of gender as a heteronormative matrix, the deconstruction of binary gender categories, and the relationship between power and gender identity are discussed. Additionally, gender performativity and passability are explored as essential resources for the existence of transgender individuals.The second chapter delves into the assumptions of the notion of human plurality, based on the studies of Hannah Arendt and Judith Butler. Plurality is presented as the fundamental essence of politics, with the political and ethical implications of this principle being examined. The ethics of cohabitation is discussed as a response to the problem of identity ontology, emphasizing the need to recognize and value the plurality of groups. The denial of human plurality and resistance to a totalitarian logic are addressed, with a focus on totalitarian resistance and the importance of gender plurality.In the third chapter, the relevance of gender for accessing fundamental rights is analyzed, particularly in the context of transgender individuals. Bioethics is discussed in relation to transgender individuals, considering the process of gender transition and its implications, as well as their participation in sports. The difficulties faced by transgender individuals in accessing fundamental rights are highlighted, including the protective deficit within the justice system. Issues such as the right to name, the criminalization of transphobia, and access to social rights are examined as well. The study seeks to understand the challenges faced by transgender individuals in their struggle for the right to fully exist in society. Through a critical analysis, reflections and proposals are presented for greater inclusion and protection of these individuals, recognizing plurality as a fundamental principle that should be respected and valued in all aspects of human life.
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Paulo Eduardo Paiva Ferreira
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Um diálogo possível: Metaética e Neurociência – O Caso do Amoralista
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Orientador : GUSTAVO LEAL TOLEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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ADELINO FERREIRA
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GUSTAVO LEAL TOLEDO
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ROGERIO ANTONIO PICOLI
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Data: 18/12/2023
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Problemas filosóficos apresentam uma peculiaridade intrínseca. É comum observar teorias que advogam concepções inteiramente contraditórias coexistindo, ostentando igual possibilidade de aceitação. Tal fenômeno decorre da natureza abstrata da investigação filosófica, que se mantém em um terreno onde a certeza é escassa.
Esta pesquisa busca demonstrar a viabilidade de uma investigação filosófica enriquecida por conhecimentos oriundos de outras áreas do saber, notadamente da neurociência, onde há um consenso relativamente maior do que no campo filosófico. O foco principal aborda o problema das teorias da motivação moral no contexto da metaética. Por meio da integração de pesquisas provenientes da neurociência e da psicologia cognitiva, procedo à reconstrução do “argumento do amoralista”. Com base nessa reconstrução, apoiada em contribuições de outras disciplinas, pretendo evidenciar a possibilidade de que determinadas teorias metaéticas possuam maior probabilidade de acerto do que outras. Em suma, este estudo propõe que a filosofia pode se valer do conhecimento de outras ciências para, quiçá, encontrar respostas para suas indagações.
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This project explains the necessity to analyze the contradiction between internalism theories and the connection between brain processes and moral behavior. The internalism metaethical theory presented to us by Michael Smith tells us that: "If an agent believes that Φ is the right thing to do in circumstance C, then he is also motivated to do Φ in context C." In other words, according to this theory, we can say that a subject considers that x is “right” or “wrong” according to the motivation he manifests about this action. Adina Roskies presents her research saying that neuroscience studies show patients with damage to the prefrontal cortex, these patients are able to generate beliefs about moral issues, but for some reason they fail to act on those beliefs. Therefore, there is a contradiction between the internalism theory and the facts presented by neuroscience.
On the other hand, when we further investigate neuroscience research in conjunction with moral psychology we find an even bigger problem, some of the known processes that give rise to what we call morality arise in the brain through automatic processes and not through rationality, as Smith and other philosophers tell us. These processes can vary a subject's motivation and reason to act according to the current state of the brain. A brain that has been damaged or has not developed properly may not be able to come to a conclusion that seems to be the best choice for most.
Thus, the purpose of the project is to investigate this relationship between brain and morality and understand if: Is it possible to substantiate – or even contest – internalism using neuroscience studies?
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LUAN RAFAEL DE OLIVEIRA CASTRO
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A RELAÇÃO ENTRE O MAL E A LIBERDADE NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT.
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Orientador : BRUNO LEONARDO CUNHA
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO LEONARDO CUNHA
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LUIZ PAULO ROUANET
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MARIA DE LOURDES ALVES BORGES
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Data: 21/12/2023
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A teoria kantiana acerca do mal é um dos campos da ética que mais gera conflitos e interpretações ambíguas. Em especial, a teoria do mal radical é ponto constante de conflitos para críticos e investigadores da filosofia kantiana, sendo que muitos autores consideram que ela coloca em crise todo o edifício da filosofia crítico-transcendental de Kant e, para compreender essa problemática, é necessário realizar um estudo multifacetado que engloba diversas de suas obras. Se se assume que na Fundamentação da Metafísica dos Costumes e na Crítica da razão prática ele investiga o que configura uma ação moral, em A Religião nos Limites da Simples Razão ele investiga a configuração do mal. Este último texto é o principal responsável pelos ditos conflitos da coerência kantiana, pois, além de ser uma análise filosófica da religião, é nele onde Kant postula a teoria do mal radical. A doutrina do mal radical reside na pretensão do ser humano de situar-se fora do dever da lei moral, de se corromper e permitir se instaurar conscientemente um móbil arbitrário averso à máxima da lei moral, que legisla para si como máxima da ação, invertendo a máxima universal estabelecida na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Ou seja, o mal parte do singular contra a universalidade da lei moral e se efetua quando o agente moral estabelece uma máxima má como diretriz de suas ações. Todavia, sob a ótica deste projeto, o problema do mal está diretamente relacionado com a liberdade, em especial com a vigência do livre-arbítrio (freie Willkür), compreendendo que, em função da própria vontade, apenas o ser humano livre, enquanto agente dotado de uma faculdade de desejar prática, pode escolher o mal moral e, por causa disso, propõe-se uma inclinação para o bem e uma propensão para o mal, onde Kant parece defender dois ideais insustentáveis. Preliminarmente, uma propensão para o mal inata não parece compatível com alguma noção de liberdade. É a partir dessa cisão que surge a problemática desta pesquisa. Por isso, o objetivo geral deste projeto é compreender as relações complexas dos conceitos de Liberdade e Mal na filosofia crítico-transcendental de Kant.
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The Kantian theory about evil is one of the fields of ethics that most generates conflicts and ambiguous interpretations. In particular, the theory of radical evil is a constant point of conflict for critics and researchers of Kantian philosophy, and many authors consider that it puts the entire edifice of Kant's critical-transcendental philosophy in crisis and, in order to understand this problem, it is necessary to carry out a multifaceted study that encompasses several of his works. If it is assumed that in the Groundwork of the Metaphysics of Morals and in the Critique of Practical Reason he investigates what constitutes a moral action, in Religion at the Limits of Simple Reason he investigates the configuration of evil. This last text is primarily responsible for the so-called conflicts of Kantian coherence, since, in addition to being an analysis philosophy of religion, it is in it that Kant postulates the theory of radical evil. The doctrine of radical evil resides in the human being's claim to be outside the duty of the moral law, to corrupt and allow an arbitrary motive to be consciously established against the maxim of the moral law, which legislates for itself as a maxim of action, inverting the established universal maxim in the Groundwork of the Metaphysics of Morals. That is, evil starts from the singular against the universality of the moral law and takes place when the moral agent establishes an evil maxim. as a guideline for his actions. However, from the perspective of this project, the problem of evil is directly related to freedom, especially with the validity of free will (freie Willkür), understanding that, according to his own will, only the free human being, as an agent endowed with a faculty of practical desire, can choose moral evil and, therefore, Because of this, an inclination towards good and a propensity towards evil is proposed, where Kant seems to defend two untenable ideals. Preliminarily, an innate propensity for evil does not seem compatible with any notion of freedom. It is from this split that the problem of this research arises. Therefore, the general objective of this project is to understand the complex relationships of the concepts of Freedom and Evil in Kant's critical-transcendental philosophy.
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