UFSJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São João del-Rei, 28 de Abril de 2024

alexsandro sobreira galdino

BIO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2002), doutorado em Biologia Molecular na Universidade de Brasília (2008) e Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2010) com ênfase em Inovação em kits de diagnóstico. É Especialista em Biotecnologia e Inovação Tecnológica. Tem experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em Genética Molecular de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão heteróloga em bactérias e leveduras, produção de enzimas industriais e produção proteínas recombinantes para kits de diagnóstico. Professor Associado III da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Coordenador do Grupo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São João Del-Rei do Campus de Divinópolis (GRITE) e atualmente é bolsista de produtividade do CNPq na modalidade 2 - Desenvolvimento tecnológico e extensão Inovadora. Possui colaboração Internacional com os seguintes parceiros: Limerick Institute of Technology (Irlanda, LIT, Prof. Dr Patrick Murray), Universidad de los Andes (Colombia, prof. Dr. Diego Javier Jiménez Avella) , , Universidad Catolica de Santa Maria (Miguel Angel Chávez Fumagalli) e Center for Health and Disease Studies (Nepal, Prof. Prof. Bijay Bajracharya. Possui colaboração em projetos de Inovação Tecnológica com empresas Bioclin e In Vitro, objetivando licenciamentos de tecnologias. Em 2017, criou e coordena a Rede de Pesquisas em Biotecnologia (RePBIOTEC). Atualmente participa do Programa Empreenda em Ação na UFSJ que tem por objetivo a criação de projetos inovadoras com alunos de graduação e Pós-graduação visando a formação de times competitivos para a criação de Startup´s. Em 2017 e 2019 fundou as Startups Chimera Diagnosticos - Saúde Humana e Animal - e Leishcare,.com o objetivo de produzir antígenos nacionais mais sensiveis/específicos para o diagnóstico de doenças negligenciáveis e emergentes. O professor é membro do núcleo permanente dos seguintes programa de Pós-graduação: Biotecnologia (UFSJ/Mestrado e Doutorado), Multicentro em Bioquimica e Biologia Molecular (UFSJ/Mestrado/Doutorado) e PROFNIT - Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. É colaborador em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das Startups Lavigne Diagnósticos, Herbio Healh Solutions e VetSolutions. Representa a UFSJ na área de Biotecnologia no Ecossistema Local de Inovação de Divinópolis/MG - INOVA NOVO OESTE. É mentor para Startups em Ciências da Vida do MOVAP (Movimento Emprendedor do Vale do Rio Pará) e da INDETEC (Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes) da UFSJ. Atualmente é colaborador da Liga Acadêmica de Inovação e Empreendedorismo (LAEMI) da UFSJ/CCO e também professor orientador da Liga Acadêmica de Microbiologia (LAMIC)
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
- Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Aperfeiçoamento em Desenvolvimento de negócios em Startups de Ciências da Vida (Fundação Biominas)
- Especialização em Propriedade Intelectual, Universidade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC)
- Especialização em Inovação Tecnológica, Universidade Norte Paraná (UNOPAR)
- Especialização em Biotecnologia, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Mestrado em Bioquímica, Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Doutorado em Biologia Molecular, Universidade de Brasília (UnB)
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Biotecnologia/Biologia Molecular/Expressão heteróloga de proteínas em bactérias e leveduras
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6317408425320526

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Avenida Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Bairro: Chanadour. CEP: 35501-296, Divinópolis/MG. Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos, Bloco E, sala 207.
Sala
207 Bloco
Endereço eletrônico
asgaldino@ufsj.edu.br

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06 v4.2.9_s.234