Projeto Pedagógico do Curso

O egresso do Curso de Música da UFSJ é um profissional apto a:

- Atuar de forma articulada na Educação Básica, bem como em escolas de ensino específico de música;

- Atuar como instrumentista e/ou cantor, em contextos e formações musicais variadas, como orquestras, coros, bandas de música, conjuntos de diversos estilos e gêneros musicais;

- Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, com domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

- Atuar eticamente, compromissado com a construção de uma sociedade justa e igualitária;

- Compreender amplamente processos de ensino/aprendizagem e de desenvolvimento;

- Desenvolver projetos interdisciplinares nas escolas, integrando a música às demais formas de manifestação artística e a outras áreas de conhecimento;

- Articular teoria e prática que conduzam à práxis enquanto especificidade do exercício docente;

- Respeitar e valorizar a identidade cultural dos alunos, incentivando e promovendo a criatividade, a produção individual e coletiva, e participando do seu desenvolvimento pessoal e social;

- Entender e respeitar o desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano;

- Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

- Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, tendo como meta a reflexão sobre a própria prática, a discussão e disseminação deste conhecimento em uma região historicamente rica em tradições seculares de ensino e prática musical, como é o caso de São João del- Rei e região;

- Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério;

- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

- Realizar pesquisas interdisciplinares, relacionando a performance e o ensino musical a várias áreas do conhecimento presentes na UFSJ, como a Pedagogia, a Musicologia Histórica, a História, a Etnomusicologia, a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia, a Literatura, o Teatro, a Neurociência e a Educação Física, visando a compreensão, a difusão e o desenvolvimento cultural das áreas mencionadas.

O curso de Música da UFSJ possibilita uma formação profissional que perpassa, de maneira múltipla e diferenciada conforme o percurso curricular do aluno, as seguintes competências e habilidades:


No âmbito da formação artística:
I – Intervenção na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade, criação artística e excelência prática;

II – Desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

III  Atuação significativa junto a manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

IV  Atuação nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com a rede de ensino médio e fundamental e instituições de ensino específico de música;

V – Estimulação de criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

No âmbito da formação docente:
Estudo do contexto educacional, envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias;

II  Desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e o processo de ensino- aprendizagem;

III  Planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (instituições de educação básica e de educação superior, agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do estudante em formação;

IV  Participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;

Análise do processo pedagógico e de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos e pedagógicos, além das diretrizes e currículos educacionais da educação básica; 

VI  Leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para a compreensão e a apresentação de propostas e dinâmicas didático- pedagógicas;

VII  Cotejamento e análise de conteúdos que balizam e fundamentam as diretrizes curriculares para a educação básica, bem como de conhecimentos específicos e pedagógicos, concepções e dinâmicas didático-pedagógicas, articuladas à prática e experiência dos professores das escolas de educação básica, seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos; 

VIII  Desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas;

IX  Sistematização e registro das atividades em portfólio ou recurso equivalente de acompanhamento.

O curso sempre teve como política interna o incentivo aos programas de Monitoria, Assistência estudantil, Tutoria, PET, Estágios e Mobilidade Acadêmica. Os estágios curriculares são realizados em diferentes contextos educacionais proporcionando ao discente uma vivência nos vários locais de atuação do mesmo na realidade do mercado de trabalho. O curso incentiva o processo de mobilidade acadêmica, com o entendimento de que se trata de uma rica troca de competências e vivências tanto acadêmicas quanto socioculturais, sempre contando com alunos em mobilidade provenientes de Universidades de outros estados e países, assim como discentes do curso realizando mobilidade em outras Universidades do Brasil e exterior.

A articulação do curso e da UFSJ com os sistemas de ensino da região de abrangência da UFSJ é realizada com o apoio da Comissão de Integração para Políticas de Formação de Professores da Educação Básica da UFSJ (CIPROF), que acompanha a implantação e o andamento dos programas e projetos institucionais na área de formação de professores da educação básica, além de desenvolver ações, programas e políticas educacionais visando a melhoria da qualidade da formação dos professores da educação básica nos cursos de graduação da UFSJ.

No processo de avaliação, tanto os docentes quanto os discentes deverão estar atentos ao processo de ensino-aprendizagem, pensando a avaliação com uma visão ampla e não como mera aquisição de conhecimento, que se dá pela transmissão do docente cabendo o discente recebê-la. A avaliação é construída pelo docente e discente, para superar problemas e garantir a construção do conhecimento. Essa forma de avaliação torna-se mais dinâmica, aberta e formativa, à medida que ela se transfere dos atores acadêmicos para as ações exercidas coletivamente, permitindo o seu constante aperfeiçoamento e tornando mais pertinentes os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso. Tal postura rompe com as formas de avaliação empregadas, historicamente, em muitos cursos de Música no Brasil. Não se trata de avaliar o futuro professor de música numa perspectiva particularmente voltada para a execução técnica de um instrumento musical. Nosso entendimento é fazer com que os alunos entendam que estão na Licenciatura para aprender a ensinar e não apenas para dominar tecnicamente o seu instrumento, o que seria mais próprio de um currículo de bacharelado. Para isso, é necessário que os discentes das várias ênfases, sejam de instrumento/canto ou de educação musical, procurem, em conjunto com os docentes, obter resultados, ao longo de um processo de ensino-aprendizagem em constante reflexão sobre as propostas educativas das unidades curriculares.

As formas de avaliação nas unidades curriculares são:

- Avaliações teóricas;

- Avaliações práticas, que incluem apresentações públicas a solo, em pequenos grupos e em grandes grupos;

- Trabalhos realizados de forma individual ou em grupo em temas relativos a unidades curriculares;

- Seminários com apresentações de artigos científicos relevantes ao conhecimento do(a) discente visando o desenvolvimento crítico e científico do mesmo(a)

- Resenhas em torno de temas relativos à unidade.

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