Grupos de Pesquisa
  •  GRUPO DE PESQUISA EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS – GPCM - Estudo e desenvolvimento de tecnologia cerâmica para desenvolvimento de novos materiais cerâmicos. Caracterização de matérias primas por composição química e mineralógica, e distribuição granulométrica. Processamento de materiais cerâmicos avançados.  Desenvolvimento e caracterização da microestrutura e das propriedades mecânicas e físicas. Investigação dos efeitos de adição de particulados em matrizes cerâmicas de cimento ou argila. Oxidação a altas temperaturas. Estudar o comportamento de ligas metálicas em função de composição e tratamentos térmicos e/ou mecânicas. Membros do grupo: Prof. Kurt Strecker, Prof. Luis Antônio Sabariz, Prof. Túlio Hallack Panzera,  Prof. Alysson Santos Bueno,  Prof. Artur Mariano de Sousa Malafaia e Profa. Roseli Marins Balestra.

 

 

  • GRUPO DE PESQUISAS EM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO – GRUFAB -  Pesquisas na área de conformação mecânica, usinagem convencional, Fundição e Soldagem e simulação numérica de processos de fabricação. Membros do grupo:  Prof. Frederico Ozanan Neves E Prof. Alex Sander Chaves da Silva.

 

 

  • CENTRO DE INOVAÇÃO EM MANUFATURA SUSTENTÁVEL – CIMS - Desenvolvimento de pesquisas em processos de fabricação por usinagem e na estrutura dos materiais, com o objetivo de otimizar em ambiente fabril processos de torneamento, fresamento, furação e retificação visando uma manufatura mais limpa e sustentável. Além disso, o grupo está direcionado ao estudo e desenvolvimento de novas ligas metálicas e não-metálicas e suas aplicações incluindo resistência destas ligas em ambientes corrosivos. Membros do grupo: Prof. Lincoln Crdoso Brandão e Prof. Robson Bruno Dutra Pereira.

 

  Clique na Logo para redirecionamento

 

 

  •  CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM COMPÓSITOS – CITeC - O CITeC é um grupo de pesquisa criado em 2012 com sede na UFSJ visando o desenvolvimento e caracterização de materiais compósitos laminados, particulados, híbridos e estruturais de matrizes poliméricas e cerâmicas para aplicações, principalmente, no setor aeronáutico, automotivo, construção civil, óleo & gás, naval e ortopedia. Um dos pilares do grupo é a reutilização de resíduos sólidos minerais ou industriais como fase reforçadora de compósitos sustentáveis em diversas aplicações da engenharia. Além disso, o grupo destaca-se pelo uso de técnicas estatísticas na avaliação de materiais compósitos, tendo um número significativo de artigos em periódicos internacionais de alto impacto. Membros do grupo: Prof. Kurt Strecker, Túlio Prof. Hallack Panzera, Prof. Rodrigo Teixeira Santos Freire, Prof. Márcio Eduardo Silveira, Prof. Fabiano Bianchini Batista, Profa. Roseli Marins Balestra e Prof. Leandro José da Silva.

 

 Clique na Logo para redirecionamento

 

 

 

  •  CENTRO DE ENGENHARIA DE SUPERFÍCIES, TRIBOLOGIA E ELETROQUÍMICA (CESTEq) - atua na área de filmes finos, superfícies,   processos de desgaste, erosão e corrosão associados a ambientes agressivos. Membros do grupo: Prof. Alysson Bueno, Profa. Andreia Malacarne e Engenheiro Jefferson Rodrigues de Oliveira - Petrobras.

 

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03