Banca de DEFESA: NARA FRANCA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NARA FRANCA RODRIGUES
DATA : 22/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

O solo de flauta de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel:  os significados do texto do libreto na construção interpretativa do flautista


PALAVRAS-CHAVES:

 

Solo de Flauta Daphnis et Chloé de Ravel; Ballet e Suíte Orquestral Daphnis et Chloé de Ravel;  construção  interpretativa; expressão musical; tradução intersemiótica




PÁGINAS: 75
RESUMO:

O objetivo da pesquisa foi investigar se a compreensão dos significados do texto do libreto do ballet e Suíte Orquestral Nº2 de Daphnis et Chloé de Ravel podem influenciar os flautistas na construção interpretativa do solo de flauta. Escolhemos o trecho do solo de flauta de  Daphnis et Chloé de Maurice Ravel (1875 – 1937) como objeto central deste estudo, por caracterizar o diálogo entre outras linguagens artísticas além da música, como o ballet e a prosa, em que, no decorrer da partitura, encontramos o libreto que descreve as Cenas. A pesquisa foi fundamentada sob os conceitos da  tradução intersemiótica de Peirce (1977) e Jakobson (1987) e Haroldo de Campos (1929 - 2003). Recorremos também a referenciais da literatura da flauta transversal que relacionam o contexto da obra à didática da construção da expressividade musical. Em um estudo de múltiplos casos, realizamos um experimento com uma amostra de 4 flautistas para observarmos se a compreensão dos significados do texto do libreto pode influenciar na construção da interpretação do solo. O experimento envolveu gravações do excerto antes e depois de serem expostos ao libreto, questionário, entrevista semi-estruturada, e análise espectrográfica. Os dados coletados nas entrevistas revelaram que os flautistas selecionados se sentiram incentivados a criar novos subsídios interpretativos a partir do contato com o texto do libreto. Os flautistas revelaram que compreenderam os significados do texto e como os traduziram em linguagem sonora manipulando elementos sonoros como vibrato, dinâmicas, realização rítmica, dentre outros. Além disso, os entrevistados relataram se sentir mais livres para interpretar o excerto após o contato com o libreto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 320091 - ANTONIO CARLOS GUIMARAES
Interno - 1539700 - SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
Interno - 1194739 - BRUNO SOARES SANTOS
Externo à Instituição - RODRIGO MANOEL FRADE - FAMES
Notícia cadastrada em: 18/08/2024 11:44
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