PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO TAGLIATTI RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO TAGLIATTI RIBEIRO
DATA : 25/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Googlo Meet - meet.google.com/kvn-imxq-uqb
TÍTULO:

A refuncionalização de espaços industriais na região da cidade industrial de Contagem-MG


PALAVRAS-CHAVES:

Refuncionalização, cidade industrial, Contagem (MG)


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo compreender o  processo de refuncionalização de antigos espaços industriais que servem na atualidade para o avanço do setor terciário no município de Contagem-MG., sendo o recorte geográfico em questão  a chamada cidade industrial, ambiente esse responsável pela gênese do desenvolvimento industrial de Minas  Gerais e produto da formação da região metropolitana de Belo Horizonte. Neste projeto, almeja-se diagnosticar a provável redefinição do perfil econômico de investimento da cidade industrial, assegurando, assim, uma transição capitalista do papel industrial para o de serviços e de comércio.

Nesse sentido, o estudo se notabilizou em analisar alguns locais da Cidade Industrial de Contagem que sofreram a refuncionalização, ou seja a inserção de uma nova lógica empresarial redefinindo assim o papel de Contagem-MG, na dinâmica da economia mineira, transformação essa local que acompanhou distintos cenários no mundo capitalista, podendo assim ser diagnosticado entre centro e periferia.

Afim de sustentar essa hipótese, o nosso estudo procuro embasar a partir da compreensão de que o mundo sofreu grande transformação em seu processo produtivo no que se refere a lógica empresarial alterada da perspectiva fordista e acumulação flexível, o que nos sugeriu alguma atenção para o nosso estudo de caso.

Abordamos em consequência o histórico do planejamento econômico de Minas Gerais a partir da consolidação da Cidade Industrial, como elemento estruturante para a inserção de Contagem-MG, na industrialização brasileira que possui caráter tardio.

E finalizamos o nosso estudo com a abordagem da reestruturação espacial produtiva, compreendendo que o município de Contagem possui em sua formação elementos históricos de industrialização em confluência de um avanço terciário em sua produção do espaço urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1896246 - MARCIO ROBERTO TOLEDO
Interno - 1870878 - IVAIR GOMES
Externo à Instituição - HUMBERTO CATUZZO - UFVJM
Externo à Instituição - RAFAEL ROXO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/08/2022 17:00
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05