Banca de DEFESA: RAISSA PEDROSA GOMES TETTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAISSA PEDROSA GOMES TETTE
DATA : 04/12/2023
LOCAL: Sala Virtual

Repercussões das condições familiares, educacionais e organizacionais na autonomia no trabalho da pessoa com deficiência

Inclusão; Família; Educação; Desenvolvimento profissional; Mercado de trabalho.

O objetivo geral dessa tese de doutorado foi apresentar, sob o ponto de vista de trabalhadores com deficiência, como os aspectos individuais relacionados à trajetória de vida (familiar e educacional) juntamente com os aspectos organizacionais relacionados às condições de trabalho influenciam a percepção de autonomia no trabalho. A literatura nacional e internacional identifica alguns elementos destes aspectos, no entanto, não foram encontrados estudos que articulem sua interface entre pessoas com deficiência. Para alcançar esse objetivo geral, a tese foi desenvolvida e apresentada no formato de dois capítulos: 1) No primeiro capítulo, investigou-se pessoas com deficiência que possuíam qualificação profissional e ocupavam cargos correspondentes à sua formação. O objetivo foi avaliar como os aspectos familiares e educacionais influenciaram seu processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistadas pessoas com deficiência de todas as regiões do Brasil. A análise das entrevistas foi feita a partir da análise de conteúdo. Foram identificados comportamentos de enfrentamento dos pais, incluindo a atenção e clareza na identificação das necessidades dos filhos, obtenção de recursos adequados e adaptações nos processos educativos. Foi também observada uma inadequação nos processos de aprendizagem nas escolas especializadas, bem como dificuldades de acesso e permanência em escolas regulares. 2) O segundo capítulo, cerne da tese, pretendeu identificar de que forma os suportes familiar e educacional, além do contexto de trabalho, contribuem para a autonomia no trabalho de pessoas com deficiência. Foram construídos e validados dois inventários sobre suporte familiar e suporte educacional para pessoas com deficiência que, juntamente com perguntas relacionadas à acessibilidade no contexto de trabalho atual e sobre autonomia no trabalho, foram aplicados em 235 pessoas com deficiência de todas as regiões do Brasil. Constatou-se que o encorajamento, incentivo e estímulo das famílias e a presença de adaptações nos equipamentos e ferramentas de trabalho desempenham um papel significativo na promoção da autonomia no trabalho.

Interno - 131.596.406-63 - MARCOS VIEIRA SILVA - UFSJ
Interna - 1356905 - MARCO ANTONIO SILVA ALVARENGA
Interna - 1759778 - LARISSA MEDEIROS MARINHO DOS SANTOS
Externa à Instituição - SIMONE COSTA NUNES - PUCMinas