Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA BIAVATI GUIMARAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MARIA BIAVATI GUIMARAES
DATA : 29/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão de Defesa Online
TÍTULO:

SÍNDROME DE BURNOUT, HABILIDADES SOCIAIS E COPING EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM VARIÁVEIS SÓCIO-OCUPACIONAIS, INDICADORES DE SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO DOS ALUNOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Burnout, habilidades sociais, coping, saúde mental docente, comportamento discente, desenvolvimento socioemocional.


PÁGINAS: null
RESUMO:

A profissão docente é uma das mais acometidas pela síndrome de burnout, conforme
evidenciam pesquisas ao longo dos anos (Nogueira, 2012; Carlotto, 2014; Ribeiro et al., 2015;
Dalcin & Carlotto, 2018; OMS, 2019; UNESCO, 2021). Estudos têm investigado a relação do
esgotamento profissional com o repertório de habilidades sociais (Dalcin & Carlotto, 2018;
Perniciotti et al., 2020; Lucca, 2021) e com as estratégias de coping (Cabellos et al, 2020),
evidenciando correlações negativas entre burnout e habilidades sociais (Schoeps et al., 2019;
Perniciotti et al., 2020) e correlação positiva entre algumas classes de habilidades sociais e
estratégias de enfrentamento (Ramón, 2015; Fiorilli, 2017; Lavy & Eshet, 2018). Outrossim,
nota-se uma lacuna investigativa no tocante à associação entre habilidades sociais e coping
(Guimarães & Freitas, 2022). Além disso, especificamente durante a pandemia da Covid-19, a
literatura evidenciou uma significativa piora na saúde mental não somente de professores, mas
também de alunos (Silva-Monteiro, 2020; Oliveira & Souza, 2020), tendo destaque a
ocorrência de burnout, a depressão e a ansiedade entre os docentes e o estresse entre os
discentes (Jesus-Pereira, et al., 2020; Hasan & Bao, 2020; Melo et al., 2019). Essas condições
psicológicas interferiram tanto na qualidade da interação social e quanto na aprendizagem
escolar (Cooper, 2014; Del Prette e Del Prette, 2021; Gomes et al., 2014; Oliveira e Wechsler,
2022, UNESCO, 2021). Diante desse cenário, o objetivo geral deste projeto de doutorado será
aprofundar as investigações sobre a relação entre burnout, habilidades sociais, coping e
variáveis sócio-ocupacionais, além de mensurar o índice de outros indicadores de saúde
mental de professores (depressão, ansiedade e estresse), bem como o repertório
comportamental e as habilidades sociais dos alunos no decorrer da pandemia de Covid-19.
Para tanto, serão realizados quatro Estudos, que terão como objetivos: realizar uma revisão de
literatura de estudos em relação às variáveis burnout, habilidades sociais, coping e
sociodemográfica em professores (1); investigar a natureza da associação entre esses
indicadores por meio de investigação empírica (2); caracterizar e correlacionar os indicadores
de burnout, saúde mental do professor e o repertório comportamental de alunos no curso da
pandemia do Covid-19 (3); e elaborar uma cartilha educativa com informações e orientações
sobre burnout, coping e desenvolvimento socioemocional na escola (4). Espera-se que esses
Estudos contribuam para reflexões e orientação de práticas relacionadas à saúde mental na
escola, além de ampliar a discussão sobre a temática, especialmente, em políticas públicas nas
áreas de saúde e educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150656 - LUCAS CORDEIRO FREITAS
Interna - 1142313 - MARIA NIVALDA DE CARVALHO FREITAS
Externa à Instituição - ADRIANA BENEVIDES SOARES - UERJ
Externa à Instituição - VANESSA BARBOSA ROMERA LEME - UERJ
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 10:13
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02