PROGRAMA DE APOIO COM ESTRATÉGIAS DE SUPORTE PARA DEMANDAS ESPECÍFICAS DE FAMÍLIAS COM RECÉM-DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE DOWN
Estimulação precoce. Crianças com deficiência. Desenvolvimento infantil. Cuidado da Criança. Família
Este estudo teve como objetivo identificar as perspectivas de intervenção precoce que estão presentes nos artigos nacionais e nas produções documentárias e governamentais brasileiras, verificando a variedade que lhes estão subjacentes, as principais temáticas e a evolução, ao longo do tempo, de um trabalho centrado na criança, para uma abordagem mais contextual, e centrada na família. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura. A busca pelos trabalhos aconteceu em duas fases, sendo que, na primeira, foram consultadas eletronicamente as bases de dados SciVerse Scopu e CAFe (Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES). Na segunda realizou-se levantamento por meio da metodologia Bola de Neve, que utiliza cadeias de referência, fazendo uma busca nas referências citadas em cada um dos artigos levantados na primeira fase. Foram selecionadas 86 publicações que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão propostos. Os resultados encontrados neste trabalho apontam na direção do que é visto na prática clínica nos diferentes serviços brasileiros, ou seja, que não há um único modelo ou programa de intervenção precoce para crianças com risco ou atrasos do desenvolvimento infantil, e tampouco há uma alternativa uniforme entre as correntes teóricas e as intervenções nas práticas clínicas encontradas. Como conclusão, observou-se a importância do apoio a esse conhecimento e desenvolvimento de práticas baseadas em evidências e com características que podem ser usadas como referência para profissionais e familiares avaliarem e ajudarem na tomada de decisões para uma prática mais eficaz.