Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA APARECIDA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA APARECIDA MENDES
DATA : 27/10/2023
LOCAL: Online

LITERACIA FAMILIAR: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

literacia familiar, leitura e escrita, desenvolvimento, linguagem

O  termo Home Literacy Environment (HLE) foi definido por Hamilton, Hayiou-Thomas, Hulme e Snowling (2016) como um termo guarda-chuva, que engloba as interações articuladas às experiências, aos recursos e às atitudes em relação à alfabetização que a criança tem em casa. No Brasil, Mota (2014) definiu o termo literacia familiar como as experiências que a criança tem em relação à leitura e a escrita no meio familiar e está relacionada ao desenvolvimento de habilidades que são precursoras no processo de alfabetização e a escolarização posterior. No Estudo 1 desta dissertação realizou-se a adaptação de um instrumento de avaliação de aspectos da literacia familiar, o Home Literacy Environment Questionnaire (Buvaneswari & Padakannaya, 2017), para o contexto brasileiro e realizou um estudo piloto em que responsáveis por crianças entre três anos e meio a seis anos e meio responderam ao questionário adaptado de forma online. O instrumento apresenta cinco dimensões: o ambiente físico de alfabetização, hábitos de alfabetização dos pais, hábitos de alfabetização da própria criança, interação pai-filho para atividades de linguagem e alfabetização e crenças dos pais sobre a alfabetização. Foi encontrado que mães com maior escolaridade e maior renda apresentam escores mais elevados na dimensão de ambiente físico. Ou seja, o ambiente físico em famílias de maior renda e maior escolaridade possui mais estímulos linguísticos. Os hábitos de alfabetização dos pais, em geral, se correlacionaram positivamente com a escolaridade materna demonstrando que mães com maior escolaridade têm mais hábitos relacionados à alfabetização. No entanto, os resultados da dimensão hábitos de alfabetização da própria criança não se correlacionaram com nenhuma variável dos aspectos socioeconômicos. Quanto maior a renda familiar, maior os escores na dimensão que avalia interações pais-filhos em atividades referentes à alfabetização. Por fim, mães de escolas particulares apresentaram escores mais altos na dimensão sobre crenças na literacia familiar do que as de escolas públicas. A dimensão sobre crenças em literacia avalia o quão importante os pais acreditam ser a estimulação da literacia no ambiente familiar. O Estudo 2 tem como objetivo principal compreender as implicações da literacia familiar no desenvolvimento da linguagem de crianças entre 3 a 5 anos de idade na Educação Infantil. Pretende-se aplicar a medida de autorrelato parental de forma presencial e online, estendendo os resultados do Estudo 1 a fim de verificar se existem diferenças significativas entre os dois tipos de aplicação do Questionário de Ambiente de Literacia Familiar. Pretende-se compreender se existe uma correlação entre literacia familiar, acessado através do Questionário de Ambiente de Literacia Familiar e o desenvolvimento da criança, acessado através do Inventário Dimensional para Avaliação do Desenvolvimento Infantil -IDADI (Silva et al., 2020). Participarão da investigação aproximadamente 80 pais ou responsáveis pelas crianças, matriculadas em creches da Rede Municipal e pré-escolas da Rede Municipal e Privadas da cidade de São João del-Rei-MG. Os participantes responderão primeiramente ao Questionário IDADI, seguido do Questionário de Ambiente de Literacia Familiar e por fim o questionário com questões referentes ao nível socioeconômico. Serão realizadas análises estatísticas descritivas, com cálculos de médias, desvios-padrão e análises inferenciais, como correlações e testes de diferenças de médias com a finalidade de entender se há diferenças entre as práticas de literacia familiar entre as diferentes faixas etárias, se há diferença entre os resultados da aplicação online do Estudo 1 e da presencial do Estudo 2 e, por fim, se há correlação entre as práticas de literacia familiar e o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança.

Presidente - 1830556 - TATIANA CURY POLLO
Interna - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Externa à Instituição - MARCELA FULANETE CORRÊA - UNIVASF
Externa à Instituição - MIRELLE FRANÇA MICHALICK TRIGINELLI - PUC-MINAS