Banca de DEFESA: RENATO BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATO BATISTA DA SILVA
DATA : 04/10/2023
LOCAL: Remoto

O trabalho em equipe de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na educação básica pública

Psicologia Escolar e Educacional; Serviço Social na educação; trabalho em equipe; atuação profissional; revisão integrativa

Este trabalho tem como objetivo discutir o trabalho em equipe de profissionais de Psicologia e Serviço Social na educação básica pública. Essas áreas têm uma significativa história de relações com o campo educacional, entretanto, somente em 2019 foi promulgada a Lei nº 13.935/2019, que determina a inserção desses profissionais nas redes públicas de educação básica. Tal lei estabelece que a atuação delas/es deve se dar de modo multiprofissional, de forma que se torna relevante proceder a uma reflexão teórico-prática sobre esse aspecto do trabalho. Esta dissertação tem por base o materialismo histórico dialético, e foi realizada em dois estudos: O primeiro, constitui uma pesquisa teórica composta por uma discussão sobre a multi e a interprofissionalidade na educação, com foco no trabalho em equipe de assistentes sociais e psicólogas/os, e por uma investigação das aproximações entre os fundamentos teórico-práticos para o trabalho no campo educacional entre essas profissões. O segundo configura uma revisão integrativa da literatura nacional que tem como objeto o trabalho em equipe de assistentes sociais e psicólogas/os na educação básica pública. Foram utilizados, de modo complementar, procedimentos relacionados à pesquisa bibliográfica para a realização da pesquisa. Após buscas nas bases de dados e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 18 trabalhos para análise, entre artigos, capítulos de livros, teses e dissertações. Realizou-se a caracterização dos estudos e suas contribuições para o tema investigado. Os trabalhos foram analisados criticamente a partir de seis categorias de discussão: 1) atravessamentos políticos e econômicos na determinação do trabalho; 2) determinantes histórico-sociais do trabalho; 3) estruturação da equipe; 4) concepções sobre o trabalho; 5) operacionalização do trabalho em equipe; 6) lacunas e desafios. Por fim, foram elaboradas, a partir da revisão, proposições para uma práxis colaborativa entre assistentes sociais e psicólogas/os na educação básica pública, em um esforço de síntese das contribuições encontradas e analisadas.

Presidente - 2325552 - CELSO FRANCISCO TONDIN
Interno - 1542751 - MARCELO DALLA VECCHIA
Externa à Instituição - MARISA EUGÊNIA MELILLO MEIRA
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 09:45