Banca de DEFESA: LAÍS MENDONÇA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS MENDONÇA DE SOUZA
DATA : 29/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa Híbrida, com participação presencial na UFSJ e participação online
TÍTULO:

O PROCESSO DE RECOVERY EM PESSOAS COM EPISÓDIOS DEPRESSIVOS NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE MENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Recovery; Depressão; Serviços de Saúde Mental.

 


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Introdução: O recovery é entendido no campo da saúde mental como um processo de recuperação pessoal de indivíduos com transtorno mental, caracterizado pelo desenvolvimento e construção de uma vida significativa, apesar dos sintomas e suas consequências. Nas últimas décadas, o recovery tem recebido crescente atenção da literatura e dos sistemas de saúde mental, especialmente para as pessoas com psicose. No entanto, não há estudos no Brasil que investiguem como ocorre o processo de recovery em pessoas com depressão.

Objetivo: Este estudo objetivou compreender o processo de recovery de pessoas com episódios depressivos no contexto dos serviços comunitários de saúde mental brasileiros. O estudo também teve como objetivo identificar fatores que favorecem e dificultam o processo de recovery na depressão.

Método: Foi realizado um estudo qualitativo, incluindo dezesseis usuários do ambulatório de saúde mental da cidade de São João del-Rei, com diagnóstico principal de depressão. As narrativas foram coletadas por meio de entrevista estruturada e analisadas pelo método de análise temática.

Resultados: Os resultados indicaram que a maioria dos temas estavam em consonância com os domínios do referencial teórico CHIME, tendo “conexão com outras pessoas significativas” e “empoderamento” foram como os aspectos mais relatados. “Suporte social” e “espiritualidade” foram identificados como os dois principais elementos facilitadores do processo de recovery. As principais barreiras foram: isolamento social, estigma, falta de compreensão das outras pessoas sobre a perda da funcionalidade decorrente do transtorno e ausência de propósito ou sentido na vida.

Conclusão: Esses achados contribuíram para uma melhor compreensão do processo de recovery na depressão e dos suportes necessários para que pessoas com episódios depressivos possam construir e viver vidas significativas. A partir dos domínios, facilitadores e barreiras do processo de recovery identificados pela amostra e em consonância com a literatura, é possível aprimorar os serviços públicos oferecidos às pessoas com depressão. Isso pode ser feito influenciando o desenvolvimento de políticas públicas e serviços de saúde, aumentando a conscientização da comunidade e promovendo a desestigmatização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3042695 - MARIO CESAR REZENDE ANDRADE
Interno - 1542751 - MARCELO DALLA VECCHIA
Externa à Instituição - ZLATKA RUSSINOVA
Externa à Instituição - CLARISSA MENDONÇA CORRADI WEBSTER - USP
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 08:59
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01