Banca de DEFESA: TIAGO GERALDO DE AZEVEDO

DISCENTE : TIAGO GERALDO DE AZEVEDO
DATA : 04/10/2023
LOCAL: Remoto

Adaptação transcultural e evidências de validade da Digital Addiction Scale (DAS) para o contexto brasileiro

dependência digital; adaptação transcultural; Digital Addiction Scale (DAS)

Os dispositivos digitais como computador, smartphone, videogames, tablet e smart TV são amplamente utilizados pela população em geral. Eles oferecem acessibilidade, conveniência, entretenimento, portabilidade e possibilitam obter informações, assistir a vídeos, jogar videogame e se comunicar com outras pessoas.  Desta forma, o uso desses dispositivos é significativamente positivo. No entanto, a dependência de dispositivos digitais, como computadores e smartphones, afeta negativamente o bem-estar psicológico, físico e social. Para avaliar esse fenômeno, compreender a relação com outras variáveis contextuais e individuais, desenvolver estratégias de prevenção e intervenção mais bem orientadas, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos de medida. Deste modo, o presente projeto teve como objetivo principal realizar a adaptação transcultural de uma escala para avaliar a dependência digital, a saber, a Digital Addiction Scale (DAS). A amostra foi composta por 1098 estudantes universitários de diferentes estados brasileiros, com idades entre 18 e 81 anos (M = 27,34; DP = 10,63). Verificamos que a DAS possui evidências de validade baseada no conteúdo e na estrutura interna por meio de análise de redes e psicometria clássica.  Os resultados indicaram que o modelo quadrifatorial da escala com 16 itens foi o melhor. O instrumento adaptado apresentou boas propriedades psicométricas e permite mensurar a dependência digital de modo eficaz, simples e econômico, mostrando-se útil para pesquisadores, profissionais de saúde mental e demais interessados em compreender e avaliar o fenômeno.

Presidente - 2325552 - CELSO FRANCISCO TONDIN
Interno - 1356905 - MARCO ANTONIO SILVA ALVARENGA
Interna - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Externa à Instituição - LAISA MARCORELA ANDREOLI SARTES - UFJF