A busca do espírito: o animus na obra de Hilda Hilst
animus; Literatura; Psicologia Analítica; Hilda Hilst
Em seu livro, Com os meus olhos de cão, Hilda Hilst traz a história do matemático, Amós Kéres, que após apresentar “sinais de vaguidão” em sala de aula, é suspenso de suas atividades acadêmicas. Entretanto, circunscrevendo as ideias de Bertrand Russel, Kéres sempre esteve em busca de uma linguagem que representasse uma “não evidência demonstrada”. Nesse sentido, ao buscar uma forma a um sentido incomensurável e absoluto que o acomete, ele é metamorfoseado em cão e se suicida, deixando um bilhete com o sinal do infinito. A partir do tratamento da obra literária pela Psicologia Analítica, no qual confere uma qualidade de autonomia da obra em detrimento da biografia do artista, iremos investigar a seguinte obra da autora com o intuito de averiguar a possível relação com o conceito de animus. Para alcançar tal objetivo, será realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual serão levantados artigos sobre a autora e sobre a obra, juntamente com o levantamento de textos na obras completas de C.G.Jung e de suas colaboradoras sobre os conceitos de espírito, arquétipo, instinto e animus. Em seguida, pretende-se analisar o material coletado a partir do método sintético-construtivo. Entende-se a importância deste estudo à medida que ele propõe um aprofundamento de análise como contraponto à escassez de material referente ao arquétipo do animus em comparação ao que seria o seu par, a anima. Além disso, a autora que este projeto traz à discussão também foi alvo de um certo esquecimento pelo cânone brasileiro e pela academia, e, apesar de sua revisitação nos últimos anos e da reedição de suas obras, Hilda Hilst continua sendo uma autora malcompreendida pela maioria do público, e sua produção literária é muitas vezes acompanhada da dificuldade de entendimento.