Saberes tradicionais, práticas de benzimento e educação popular em saúde
Saberes tradicionais e populares; educação popular em saúde; psicologia social e comunitária; decolonialidade; práticas de benzimento
Os saberes tradicionais e populares foram historicamente, através dos processos de colonização e epistemicídio, desvalorizados, marginalizados e empurrados a categoria de saberes subalternos pelo pensamento científico ocidental. As práticas de cura e cuidado desenvolvidas ao longo de séculos pela população, apesar das tentativas coloniais de apagamento, resistiram e compõem parte da história, identidade, memória e cultura da população brasileira, sobretudo nos territórios do interior. As práticas de benzimento, foco principal dessa investigação, estão presentes em todo território brasileiro, em sua diversidade de formas e manifestações e integram o repertório das práticas populares de cuidado com a saúde. Essa pesquisa teve por objetivo conhecer os saberes ancestrais da medicina popular e práticas de benzimento enquanto práticas de educação popular em saúde, investigando os impactos do surgimento da medicina ocidentalizada nessas produções de conhecimento, e analisando os aspectos que contribuem para a transmissão/não transmissão desses saberes e o modo como eles se mantiveram até os dias atuais. O contato com as sujeitas de pesquisa se deu através do auxílio de informantes-chaves do território, que através da sua relação com o espaço, indicaram benzedeiras de referência na cidade de São João del Rei. Foram realizadas entrevistas livres com as benzedeiras, posteriormente analisadas tendo como eixos centrais de discussão a educação popular em saúde, a decolonialidade, o Bem-Viver e a fé/ancestralidade. O projeto político-acadêmico da decolonialidade, ancorado nas lutas populares e no pensamento afrodiaspórico, elucidou historicamente a colonialidade do ser/saber/poder, seus efeitos na construção/produção de conhecimento, e os modos como a modernidade e o projeto colonial estabelecem dicotomias entre vidas, saberes e trajetórias que merecem ou não validação e possibilidade de existência.