Banca de DEFESA: MARCELLE NUNES ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLE NUNES ARAÚJO
DATA : 28/03/2023
LOCAL: Remoto

Análise das dimensões subjetivas do adoecimento psíquico em estudantes de engenharias em uma Universidade Pública

Saúde-mental; Universitários; Coping; Práticas docentes.

A dissertação de mestrado apresentada na modalidade de artigos, com o tema saúde mental de estudantes universitários, se divide em duas frentes de pesquisa: a primeira, com objetivo de conhecer o que as pesquisas sobre a saúde mental dos estudantes universitários brasileiros têm apontado em relação a ansiedade, depressão, estresse, coping e o desempenho acadêmico. Para isso, foi realizado uma revisão sistemática da literatura acerca das relações entre essas variáveis em três bases de dados (PEPSIC, SCIELO, CAPES), utilizando como critérios de elegibilidade, estudos quantitativos que utilizaram análises de correlações de Spearman e Pearson, e o teste qui-quadrado com significância estatística (p<0,05). Para análise, foram selecionados 5 artigos a partir de duas categorias temáticas: ambas as categorias com variáveis do grupo 1 (ansiedade, depressão e estresse) e a estratégias de coping na primeira; e na segunda categoria o rendimento acadêmico. Os resultados desse estudo, indicaram a necessidade de uma investigação mais detalhada das relações entre ansiedade, depressão, estresse, estratégia de coping e rendimento acadêmico de estudantes universitários. Também revelou que há carências de pesquisas envolvendo estudantes de cursos de exatas, sendo que a maioria dos estudos envolveram estudantes de áreas de conhecimento de saúde. Dessa maneira, na busca de realizar novas pesquisas sobre esse assunto, e principalmente, envolvendo estudantes de outras áreas de conhecimento. No segundo estudo, que se tratou de uma pesquisa de campo com estudantes de cursos de engenharias. Teve como objetivo investigar as relações entre a ansiedade, estresse, depressão, estratégias de coping, atitudes dos professores que colaboram para a aprendizagem, atividades remuneradas e domésticas nessa população específica. Ao total, 191 estudantes de 16 cursos de engenharias participaram do estudo, e responderam aos instrumentos: Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e a Escala de Percepção das Atitudes dos Professores e das Implicações do Trabalho na Graduação (EPAPITG). Os resultados da pesquisa revelaram correlações existentes entre saúde mental, atitudes proativas de professores e a realização de atividades remuneradas e domésticas na experiência universitárias. Dessa forma, foi possível observar que as práticas docentes, além da realização de atividades remuneradas e domésticas pelos estudantes têm implicações na qualidade da experiência universitária e na saúde mental dos futuros engenheiros.

Presidente - 2328627 - NEYFSOM CARLOS FERNANDES MATIAS
Interno - 3042695 - MARIO CESAR REZENDE ANDRADE
Externo à Instituição - LUIZ HENRIQUE SANTANA - USP
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 17:51