Banca de DEFESA: RÚBIA MARA ESQUARANTE BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RÚBIA MARA ESQUARANTE BARBOSA
DATA : 22/03/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Construção e estudo de evidências de validade de um programa de jogos digitais para intervenção cognitiva com  crianças


PALAVRAS-CHAVES:

Intervenção cognitiva; treino cognitivo; jogos computadorizados; crianças.

 


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A aprendizagem é um processo contínuo, evolutivo e multideterminado. Crianças com dificuldades em aprender podem apresentar déficits em funções cognitivas. Intervenções não medicamentosas têm ganhado destaque para melhorar a cognição, como a estimulação, o treino e a reabilitação cognitiva. Com o público infantil, o treino cognitivo tem sido mais prevalente. Além disso, o uso de tecnologias como computador, smartphone, realidade virtual e aumentada, tem se mostrado mais atrativo para crianças. Há intervenções computadorizadas disponíveis no Brasil, mas a maioria foi desenvolvida no contexto internacional e/ou não apresentaram estudos psicométricos das tarefas. A partir dessas considerações, este estudo visou construir um programa em formato de jogos computadorizados intitulado “Tobias pelo Mundo” para treino cognitivo multimodal com crianças. Além disso, avaliou-se as evidências de validade de conteúdo do programa. Para isso, foram realizados dois estudos. O primeiro refere-se a uma revisão sistemática que serviu como base da fundamentação teórica para a construção do programa. A revisão buscou identificar as principais características de programas de intervenção com crianças até os 12 anos e a associação dessas características com os efeitos encontrados.Foram incluídos 61 estudos que atendiam os critérios. Encontrou-se 45 estudos de treino, nove de reabilitação, cinco de estimulação cognitiva e, dentre estes, alguns artigos utilizaram os termos como sinônimos. Realizou-se a divisão dos estudos em crianças até os seis anos (n=16) e entre sete e doze anos (n=45). 44 artigos apresentaram melhoras significativas nas funções cognitivas trabalhadas ou outras, o que mostra evidências positivas do uso de intervenções cognitivas em crianças. O uso de recursos tecnológicos, o foco em funções cognitivas relacionadas à aprendizagem e a aplicação da intervenção nas escolas foi predominante nos estudos. Os resultados também mostraram que os treinos com crianças são voltados tanto para o desenvolvimento típico quanto atípico, e que o período entre 8 e 14 horas pode ser indicativo de melhores efeitos. Por fim, também foi evidenciado que ainda há lacunas nos estudos de intervenção cognitiva com crianças. Os artigos selecionados variaram entre alto, médio e baixo risco de vieses, mantendo-se a maioria no médio (n=41). O segundo estudo, apresentou o processo de construção e evidências de validade de conteúdo do programa Tobias pelo Mundo. É uma pesquisa de desenvolvimento, de abordagem quantitativa e qualitativa, com coleta transversal de dados. O estudo foi dividido em quatro etapas, sendo: fundamentação teórica, construção e programação do software, análise de juízes e estudo piloto. A fundamentação serviu para compreender o campo atual das intervenções com crianças no Brasil e para uma adequada representação dos componentes dos modelos das funções cognitivas abarcadas no programa, incluindo a atenção, as funções executivas e a memória. Os cenários e as tarefas que compõem os jogos foram planejados, abrangendo as pontuações, níveis de dificuldade, bem como aspectos abrasileirados, com personagens, textos e sons. A programação do software ocorreu com o apoio do coorientador do presente trabalho, professor do curso de Ciência da Computação. A análise de juízes contou com cinco especialistas na área, que avaliaram o Tobias pelo Mundo por meio de um formulário e que possibilitaram o aprimoramento das tarefas. O estudo piloto ocorreu com três crianças com desenvolvimento típico, sendo uma menina de 7 anos e dois meninos, de 7 e 8 anos. Elas foram selecionadas por conveniência, com a permissão dos responsáveis. Essa etapa foi realizada em um encontro individual (aplicadora e criança) e também trouxe bons frutos. Este estudo contou com a aprovação da Comissão de Ética da UFSJ. Os resultados da presente dissertação mostraram um compilado com as características das intervenções realizadas com crianças e a usabilidade do Tobias pelo Mundo como um programa para intervenção nas funções cognitivas. Estudos futuros deverão avaliar mais especificamente as evidências de eficácia do programa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Interna - 1759778 - LARISSA MEDEIROS MARINHO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2325597 - DIEGO ROBERTO COLOMBO DIAS
Externa à Instituição - MARCELA MANSUR ALVES - UFMG
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 10:26
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