Banca de DEFESA: ALESSA MARIA LEAL MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSA MARIA LEAL MORAIS
DATA : 16/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Construção de tarefas do domínio motricidade para avaliação direta da criança a partir do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil


PALAVRAS-CHAVES:

Motricidade, desenvolvimento infantil, instrumentos, avaliação, psicometria.  


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A motricidade está entre os domínios do desenvolvimento essenciais para o indivíduo e, muitos déficits motores não são detectados pelos profissionais de saúde. Essa identificação tardia se deve, entre outros motivos, à falta de avaliação precoce e de instrumentos de rastreio e avaliação, ou ao uso de testes não validados e não padronizados para o contexto em que são utilizados. Sabendo que o monitoramento e a intervenção precoces podem ser utilizados a fim de melhorar o curso do desenvolvimento da criança, o objetivo principal dessa dissertação foi construir um instrumento de avaliação da motricidade infantil com base nos domínios Motricidade Ampla e Motricidade Fina do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Para fornecer subsídios para a construção, foi feita uma revisão sobre os instrumentos de avaliação da motricidade infantil com evidências de validade para o Brasil, bem como suas características. A dissertação está dividida, assim, em dois estudos. O primeiro refere-se a uma revisão de escopo para identificar e descrever os principais instrumentos de avaliação da motricidade infantil com evidências de validade para o Brasil e sumarizar suas propriedades psicométricas. Foram encontrados 18 instrumentos de avaliação da motricidade infantil com evidências de validade para o Brasil, sendo eles: Alberta Infant Motor Scale (AIMS), Denver Developmental Screening Test, segunda edição (Denver-2), Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), Test of Gross Motor Development, segunda edição (TGMD-2), Test of Infant Motor Performance (TIMP), Peabody Developmental Motor Scales, segunda edição (PDMS-2), Bayley Scales of Infant and Toddler Development, terceira edição (BSID-3),  Test of Gross Motor Development, terceira edição (TGMD-3),  Ages and Stages Questionnaire, terceira edição (ASQ-3), Movement Assessment Battery for Children, segunda edição (MABC-2), Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, segunda edição (BOT-II), Harris Infant Neuromotor Test (HINT), INTERGROWTH-21st Project Neurodevelopment Package, Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), Körperkoordination Test für Kinder (KTK), Motor Competence Assessment (MCA), Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACCORDEM) e o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Destes, somente a ACCORDEM e o IDADI foram construídos no Brasil, o que demonstra a escassez de instrumentos de avaliação da motricidade com normas brasileiras. O segundo estudo, do tipo empírico, visou construir tarefas para avaliação motora da criança, por meio da observação direta, baseadas nos itens dos domínios Motricidade Ampla e Motricidade Fina do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). O IDADI-Tarefas, como ficou conhecido o instrumento, passou por etapas importantes como fundamentação teórica e prática, análise de juízes e estudo piloto. Foram construídas 111 tarefas, sendo 62 referentes à motricidade ampla e 49 à motricidade fina. Todas as tarefas estão organizadas em um livro de estímulos que contém as instruções e estímulos-alvo. Há também tarefas realizadas com diferentes materiais como brinquedos. O desempenho da criança é registrado em um protocolo de respostas. Após as etapas citadas, as tarefas foram modificadas e estudos futuros deverão ser realizados para testar suas evidências de validade e fidedignidade, bem como elaborar normas de interpretação. Espera-se que as informações obtidas neste estudo contribuam para o aumento de conhecimento na área, colaborando com o desenvolvimento de um instrumento capaz de avaliar e intervir precocemente como medida protetiva ao desenvolvimento infantil. Tendo em vista os poucos instrumentos psicometricamente adequados para avaliar o desenvolvimento infantil no Brasil, o IDADI-Tarefas pode se tornar uma ferramenta promissora, proporcionando avanço nas áreas de Desenvolvimento Infantil, Avaliação Psicológica e Saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Interno - 1150656 - LUCAS CORDEIRO FREITAS
Externo à Instituição - PAULO FELIPE RIBEIRO BANDEIRA - URCA
Externa à Instituição - DENISE RUSCHEL BANDEIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 10:20
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