INTERSECCIONALIDADE: COMPREENSÃO DA DINÂMICA DO PRECONCEITO RACIAL, DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO NA TRAJETÓRIA DE UNIVERSITÁRIOS AUTODECLARADOS NEGRO E HOMOSSEXUAL
Preconceito. Estudantes. Branquitude. Heteronormatividade. Interseccionalidade.
Levando em consideração a historicidade dos sistemas de escravização no Brasil e os fenômenos que fomentam a manutenção de um sistema social baseado na exclusão de pessoas negras e de experiências não heterossexuais, este projeto se propõe a compreender a dinâmica do preconceito e da discriminação nos eixos de raça, sexualidade e expressão de gênero, que perpassam as instituições sociais. Portanto, busca compreender, a partir das vivências de estudantes autodeclarados negro e homossexual, práticas e lógicas de funcionamento da branquitude e da heteronormatividade em uma Instituição Pública de Ensino Superior em Minas Gerais. Para dialogar teoricamente com as experiências dos sujeitos este projeto considera a produção de conhecimento da Psicologia Social e se fundamenta nas perspectivas Decoloniais e no Feminismo Negro, considerando a interseccionalidade dos diferentes marcadores sociais da diferença. Este é um estudo qualitativo com pressupostos filosóficos de base reivindicatória/participatória que está compromissado com a construção de uma agenda política, considerando sujeitos historicamente marginalizados e a transformação de sua realidade social. Para a produção de dados, serão realizadas Entrevistas Narrativas, a respeito das experiências de preconceitos no contexto universitário, com estudantes autodeclarados negro e homossexual. Os dados serão analisados através da Análise Crítica do Discurso, considerando as bases culturais históricas e as relações de poder na produção de significados.