Construção de Tarefas do Domínio da Comunicação e Linguagem para Avaliação Direta da Criança a partir do
Inventário da Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil
Comunicação e linguagem, avaliação, tarefas, desenvolvimento infantil, IDADI.
A infância é a etapa da vida na qual o desenvolvimento é mais intenso, por isso o acompanhamento contínuo dos marcos desenvolvimentais é uma medida protetiva fundamental. Atrasos no desenvolvimento em um ou mais domínios podem indicar um risco para o surgimento de transtornos. Atrasos na comunicação e linguagem, especialmente, podem ser marcadores precoces de muitas condições clínicas, como os transtornos do desenvolvimento da fala ou da linguagem e o transtorno do espectro autista. Por isso, o uso de instrumentos que auxiliam os profissionais a detectar atrasos no desenvolvimento são muito importantes. Os instrumentos brasileiros de avaliação do desenvolvimento infantil são escassos. Por esse motivo, foi construído o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI), um instrumento de avaliação multidimensional do desenvolvimento de crianças de quatro a 72 meses de idade por meio do relato parental. Entretanto, para uma avaliação abrangente do desenvolvimento, são necessárias múltiplas fontes de informação. Assim, o objetivo deste projeto é a transformação dos itens do domínio Comunicação e Linguagem do IDADI em tarefas para avaliação direta da criança. O delineamento deste estudo é do tipo desenvolvimental e utilizará métodos quantitativos e qualitativos. A metodologia envolve a construção das tarefas, bem como a verificação de sua pertinência teórica, adequação e clareza dos estímulos. Também será verificada a aplicabilidade prática das tarefas no contexto clínico com a ajuda de juízes especialistas na área do estudo. Além disso, serão realizadas aplicações piloto com crianças, visando o aperfeiçoamento e ajustes necessários. Espera-se que o IDADI-Tarefas se torne um instrumento promissor, possibilitando a avaliação precoce e identificação de crianças com necessidades especiais de cuidado.