Banca de QUALIFICAÇÃO: UILSON PAIXÃO JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : UILSON PAIXÃO JÚNIOR
DATA : 30/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Banca Remota
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA O CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA OBRA DE ALMIR DEL PRETTE E ZILDA DEL PRETTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura; Práticas Culturais; Habilidades Sociais.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

A Análise do Comportamento considera a cultura como um conjunto de padrões comportamentais compartilhados por um grupo de pessoas, incluindo seus costumes, valores, tradições, entre outros, caracterizando-a desta forma como um fenômeno social. Salienta-se que a cultura está ligada à aprendizagem e que o conceito de cultura para a Análise do Comportamento também é comumente compreendido como ambiente social.

O campo teórico-prático das Habilidades Sociais aparenta possuir certa carência em sua consolidação da definição do conceito de cultura. Del Prette e Del Prette salientaram a dificuldade em compreender a dimensão dos efeitos promovidos pelas Habilidades Sociais sobre a Cultura. Neste trabalho, a Análise do Comportamento será utilizada como base teórica para a exploração do conceito de cultura, bem como para avaliar sua interface com o campo das Habilidades Sociais.

Em virtude do já exposto, este projeto tem como objetivo geral analisar o conceito de cultura - sob a ótica da Análise do Comportamento - e como ela se consolida mediante as Habilidades Sociais. Como objetivos específicos, o projeto pretende: (1) Analisar o conceito de cultura, sob a ótica da Análise do comportamento, na obra de Almir Del Prette e Zilda Del Prette; (2) Comparar e identificar possíveis interfaces do conceito de cultura para a Análise do Comportamento e para o campo das Habilidades Sociais, a partir da aprendizagem e consolidação de novos e antigos comportamentos sociais. (3) Identificar a maneira como as práticas culturais são mantidas e se essa manutenção pode contribuir para a aprendizagem de Habilidades Sociais e Competência Social.

O presente estudo utilizará como base documental as obras de Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette, configurando-se como estudo conceitual e de análise documental da obra dos autores. Serão selecionados para compor a base teórica os livros autorais dos pesquisadores, selecionados a partir da lista de publicações autorais dos autores, presente no site do grupo RIHS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Serão descartadas da base documental quaisquer produções que não conceituem a relação entre os termos cultura, prática cultura e habilidades Sociais. Participações em capítulos, artigos acadêmicos ou outro material não serão considerados como objeto de estudo, visto que o presente trabalho objetiva uma revisão conceitual dos termos. Também serão excluídos livros em que Del Prette e Del Prette foram organizadores e trabalhos empíricos que não busquem explicar a relação de habilidades sociais e cultura.

Foram encontrados 22 livros catalogados pelo site, sendo que apenas 08 cumpriram o primeiro requisito de serem autorais. Do total de livros, 14 cumprem os requisitos de exclusão, em virtude disso não farão parte do estudo inicial deste projeto. A partir desse refinamento, alinhado ao objetivo de analisar o conceito de cultura sob a ótica da Análise do Comportamento e como ela se consolida mediante as Habilidades Sociais nas obras autorais de Almir Del Prette e Zilda Del Prette, discutir-se-ão os conceitos seguindo quatro livros inicialmente identificados. O presente trabalho visa a contribuir para preencher a lacuna identificada e para próximas pesquisas de cunho conceitual no campo das Habilidades Sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150656 - LUCAS CORDEIRO FREITAS
Externa ao Programa - 2047360 - ADRIANA GUIMARAES RODRIGUES
Externa à Instituição - FABIANE FERRAZ SILVEIRA FOGAÇA - Unitau
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 09:58
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