Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA CARVALHO LEÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETÍCIA CARVALHO LEÃO
DATA : 25/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Banca Remota
TÍTULO:

ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E EVIDÊNCIAS PRELIMINARES DE VALIDADE DO SCREENS QUESTIONNAIRE (SCREENS-Q) PARA O CONTEXTO BRASILEIRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Mídias digitais, avaliação psicológica, infância, habilidades sociais, adaptação transcultural.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O aumento do uso das mídias digitais, em função das medidas de distanciamento social
provocadas pela pandemia, é um evento inédito. Os brasileiros estão em terceiro lugar
entre as nacionalidades que mais “gastam” o tempo na internet, com uma média de dez
horas por dia. As crianças, em geral, não escapam dessa realidade e estão, de fato,
imersas no mundo digital. Aproximadamente 20% das crianças de seis anos já
acessaram a internet, porém, como se dá o uso das mídias digitais por elas ainda é uma
incógnita. O estudo acerca da questão demanda uma análise sobre variáveis essenciais
para a melhor compreensão do problema, bem como sobre os possíveis desfechos
desenvolvimentais. No Brasil, há uma carência de instrumentos que detalham com
precisão o uso das mídias digitais nas diferentes faixas etárias. Dessa forma, o objetivo
geral desta dissertação é realizar o processo de tradução e adaptação transcultural da
escala SCREENS Questionnaire (SCREENS-Q) para o contexto brasileiro e investigar
evidências preliminares de validade deste instrumento. O SCREENS-Q é um
instrumento de relato parental e empiricamente baseado. Sendo assim, a primeira etapa
do estudo consistirá em (1) tradução do instrumento do idioma de origem para o
idioma-alvo, (2) síntese das versões traduzidas, (3) avaliação da síntese por juízes
experts, (4) avaliação do instrumento pelo público-alvo, (5) tradução reversa, e (6)
estudo-piloto. Além disso, para a segunda etapa, serão levantadas evidências de
validade de estrutura interna a partir da análise exploratória de grafos, assim como
evidências de validade convergente com o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas
de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS-BR). Por fim, a fim
de avaliar o SCREENS-Q na amostra brasileira, procuramos examinar sua relação com
variáveis sociodemográficas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150656 - LUCAS CORDEIRO FREITAS
Interna - 1830556 - TATIANA CURY POLLO
Interna - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Externa à Instituição - GIANA BITENCOURT FRIZZO
Notícia cadastrada em: 24/10/2022 17:27
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