Gamificação Aplicada ao Ensino de Equações do 1o Grau Utilizando uma Balança de Torque Virtual
Gamificação; Equações do 1o grau; Balança de equilíbrio; Números negativos; Ensino de matemática; Metodologias ativas.
A resolução de equações do 1o grau apresenta desafios recorrentes para alunos do ensino fundamental, especialmente na compreensão de conceitos como igualdade, números negativos e os primeiros passos no estudo da álgebra. Além disso, crianças e adolescentes vêm sofrendo impactos significativos com a introdução de tecnologias digitais, com consequências pouco conhecidas. Nesse contexto, metodologias dinâmicas e interativas baseadas em jogos digitais apresentam-se como alternativas ao ensino convencional. Este artigo aborda a aplicação da gamificação como metodologia ativa no ensino de equações do 1o grau, utilizando um aplicativo que simula uma balança cujo equilíbrio depende do torque dos pesos colocados em sua haste. A questão central desta pesquisa é sobre o impacto do uso dessas metodologias no ambiente educacional e, em particular, o potencial da gamificação como estratégia inovadora para o ensino da matemática. A pesquisa foi conduzida com 33 alunos do 7o ano do ensino fundamental, utilizando o aplicativo em modos de jogo, o qual apresenta desafios progressivos, competição social e feedback sobre o desempenho dos participantes. A gamificação foi adotada a partir da premissa de que ela atrai a atenção dos alunos nessa faixa etária, favorecendo o engajamento e a motivação para o aprendizado. Ao final, a percepção dos alunos foi avaliada de forma qualitativa usando a escala Likert.