Análise das características caligráficas de manuscritos autógrafos atribuídos a Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita: uma proposta de identificação da autoria
Lobo de Mesquita. Autógrafo Musical. Caligrafia. Grafoscopia. Diplomática.
A presente pesquisa tem por objetivo identificar as características caligráficas de Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita ([1746?]-1805) em autógrafos musicais atribuídos ao compositor, a fim de gerar catálogos com os principais elementos de sua caligrafia, evidentes nas palavras e frases presentes em três obras específicas: Regina Cæle Lætere (1779), Tercio (1783) e Salve Regina (1787). A organização e catalogação de acervos musicais é etapa fundamental que precede às demais pesquisas realizadas por musicólogos nos documentos de arquivos históricos. Por sua vez, muitos dos documentos que vem sendo catalogados no Brasil somam uma enorme diversidade de conjuntos de manuscritos musicais ou partes isoladas, muitos deles sem identificação quanto ao autor ou copista. Nesse contexto, muitas obras são arquivadas como tendo compositores anônimos ou, ainda, atribuídas a certos compositores, através de métodos musicológicos tradicionais e especulativos. Tais atribuições estão vulneráveis a contestações de autoria e aguardam provas concretas ou hipóteses que reforcem a autenticidade do documento. É no intuito de fortalecer o ferramental de autenticação de manuscritos musicais, que esse trabalho se apoia na metodologia da existência de autógrafos certificados por exame. Sob essa perspectiva, para dar cabo à proposta desta pesquisa, as análises das obras de Lobo de Mesquita se baseiam nas fundamentações da Diplomática e da Grafoscopia como ferramentas que proporcionam o levantamento de características recorrentes do autor do documento. Espera-se que os resultados obtidos permitam ampliar as possibilidades de identificação da autoria de manuscritos musicais.