Travessias entre o erudito e o popular: um estudo a partir de narrativas biográficas de pianistas brasileiros
Piano popular brasileiro; Músico anfíbio; Transição erudito-popular; Investigação biográfico-narrativa.
Considerando a recente inserção da música popular no campo acadêmico brasileiro e a força da tradição europeia no ensino do piano, é possível compreender como a dicotomia erudito/popular ainda prevalece. No entanto, a figura do “Músico Anfíbio” (AQUINO, 2007), que combina os saberes da música de concerto e da música popular em uma prática musical plural, inovadora e alinhada com o atual mercado musical, se faz cada vez mais presente no contexto brasileiro. Diante dessa premissa, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar o processo de formação musical e atuação profissional - nos universos da música de concerto e da música popular - de quatro pianistas atuantes no mercado musical brasileiro atual. Para tanto, será realizada uma investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR, 2010) utilizando a entrevista narrativa (FLICK, 2013) como ferramenta metodológica. Espera-se que os resultados da pesquisa esclareçam questões relacionadas à formação e atuação do pianista brasileiro na atualidade.