LAMENTOS DO MORRO DE GAROTO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE PERFORMANCE
Aníbal Augusto Sardinha; Garoto; Lamentos do Morro; Performance Musical; Análise Estilística.
Este trabalho tem como objetivo investigar a estilística composicional da peça Lamentos do Morro do compositor e violonista Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), o Garoto, e suas possíveis implicações nas práticas de performance. Presume-se que essa composição aponte para a escolha de elementos formais, harmônicos e rítmicos menos recorrentes em relação à linguagem violonística brasileira da época. Desta forma, realizar-se-á uma transcrição, a partir do áudio da peça interpretada pelo próprio compositor, uma edição de performance da mesma, que será analisada formal, harmônica e estilisticamente. Além disso, torna-se necessária uma análise comparativa com outras composições de violonistas contemporâneos a Garoto, a fim de se chegar a constatações mais assertivas acerca da estilística adotada na peça (Cook, 1987). Os referenciais que sustentarão as análises serão: Guest (2006), La Rue (1989; 1992; 2001), Pereira (2007); as reflexões a respeito das práticas de performance e suas interfaces com o processo analítico terão como referenciais os trabalhos de Cook (2006), Rink (2007), Hill (2002) e Almeida (2011).