Estudo etnográfico sobre o Samba de Roda da comunidade Manoel Alves - TO
Palavras-chaves: Samba de roda. Educação musical. Etnomusicologia. Saberes de transmissão oral. Etnografia.
Esta dissertação trata de um estudo etnográfico, cujo objetivo e compreendera origem e os saberes musicais de transmissão oral praticados, na área rural em uma comunidade quilombola do Município de Taguatinga no estado do Tocantins. Interessa-nos conhecer, pormenorizadamente, o samba de roda visto da cultura musical local e como esses sujeitos apropriam-se desses saberes, dos modos de aprender e ensinar musical que dialogam com os princípios e conceitos da educação musical (ARROYO, 2000). Acreditamos que o samba de roda é uma importante manifestação cultural e musical, que pode se tornar ponto de referência da cultura regional, favorecendo o diálogo multidisciplinar com a sociedade e com a comunidade escolar na compreensão do fazer musical em diversas culturas (LÜHNING, 1991). Nos últimos anos, a atividade das sambadeiras esteve presente apenas na memória dos mestres e mestras do samba, por diversos fatores a ser investigado e que recentemente esse fazer artístico voltou a ser praticado em datas e comemorações festivas como um ato de resgate. Como método de pesquisa, adotamos a etnografia da música, como proposta por Seeger (2008), pois ela é um importante caminho para dar voz as culturas tradicionais ou populares (CAMBRIA, 2004). Os principais objetivos da pesquisa se concentram em compreender os processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos na comunidade e os instrumentos utilizados na transmissão musical que ocorre de geração a geração, além de colaborar com a salvaguarda desses saberes e do samba como patrimônio imaterial local e estadual, fortalecendo o reconhecimento desses indivíduos como promotores da sua própria cultura popular musical (ZONABEND, 1991). Os resultados evidenciam o desejo da comunidade de salvaguardar esse modo de aprender como herança cultural, pois entendem que o Samba de Roda, faz parte da memória coletiva da comunidade, define o território, a trama humana da comunidade e a identidade das pessoas daquele lugar. Nesse sentido, a colaboração do pesquisador visa oferecer, como devolutiva desta pesquisa, à comunidade local, um breve histórico sobre o samba de roda, o registro das experiências, saberes e vivências dos indivíduos com essa herança cultural.