O solo de flauta do ballet e Suíte Orquestral de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel: os significados do texto do libreto na construção interpretativa do flautista
Solo de Flauta Daphnis et Chloé de Ravel; Ballet e Suíte Orquestral Daphnis et Chloé de Ravel; construção interpretativa; expressão musical; tradução intersemiótica
O objetivo desta pesquisa é investigar se a compreensão dos significados do texto do libreto do ballet e Suite Orquestral Nº2 de Daphnis et Chloé de Ravel podem influenciar os flautistas na construção interpretativa do solo de flauta. Escolhemos o trecho do solo de flauta de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel (1875 – 1937) como objeto central deste estudo, por caracterizar o diálogo entre outras linguagens artísticas além da música, como o ballet e a prosa, em que, no decorrer da partitura encontramos o libreto que descreve as Cenas. A pesquisa é fundamentada sob os conceitos da tradução intersemiótica de Peirce (1977) e Jakobson (1987). Recorremos também a referenciais da literatura da flauta transversal que relacionam o contexto à didática da construção da expressividade musical. Em um estudo de múltiplos casos, realizamos um experimento com uma amostra de 3 flautistas, envolvendo gravações do excerto, questionário e entrevista. Por fim, analisaremos os dados fornecidos pelo experimento proposto a partir de análises espectrográficas de gravações e entrevistas fornecidas pelos participantes, a fim de comparar a influencia do contexto em suas performances.