A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal
Acompanhantes, ensino remoto, educação musical, maternal.
A motivação para pesquisar o tema desta pesquisa surgiu a partir da atuação da pesquisadora como profissional na Educação Infantil do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora – MG, desde 2008, como professora de música de crianças da Educação Infantil (maternal, 1º períodos e 2º períodos, entre três e cinco anos) e dos 1º Anos do Ensino Fundamental I (entre seis e sete anos).
O ensino de música na Educação Infantil é caracterizado por uma abordagem educacional específica voltada para crianças, no convívio escolar, entre explorações e experimentações musicais, oportunizando a participação ativa das crianças, levando em consideração suas habilidades cognitivas, afetivas e motoras, adequadas ao estágio de desenvolvimento em que estão inseridas.
Com a pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, ocorreu a suspensão das aulas presenciais e a adoção do distanciamento social, levando as escolas a buscar meios para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Como as demais instituições de ensino, o Colégio Santa Catarina buscou ferramentas para a adaptação do ensino presencial para o ensino remoto.
Nesse novo contexto, o ensino musical que até então era praticado em um mesmo ambiente e espaço, passou a ser vivenciado em uma nova forma de “presencialidade” entre professor, alunos e família – distantes fisicamente, cada qual em seu ambiente doméstico, interagindo de forma síncrona e assíncrona, o chamado ERE, Ensino Remoto Emergencial. Dessa maneira, um novo ator surgiu no meio desse processo, com a missão de possibilitar a conexão entre professores e alunos, e cuja interferência pode não ter sido suficientemente estudada: o acompanhante.
O acompanhante foi o responsável por realizar ações não muito bem definidas, que não constam em nenhuma norma com finalidade pedagógica, mas que no fim seriam indispensáveis para o funcionamento do ensino remoto. Ações essas que foram muitas, indo desde a montagem e a gestão de equipamentos de informática, até a motivação das crianças e a manutenção de condições mínimas para as aulas no ambiente doméstico.
Desta forma, surgiu a reflexão a respeito da influência desse mediador no processo de ensino remoto, e percebeu-se a importância de se conhecer um pouco melhor acerca desse personagem, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem musical.
2. OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo geral identificar a influência da mediação dos acompanhantes de crianças do ensino maternal nas aulas de música no formato remoto e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem musical.