Formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular: um estudo multicaso
Mulheres instrumentistas; Gênero; Música popular; Educação musical; Formação musical.
No Brasil, o papel marcante de Chiquinha Gonzaga como instrumentista, compositora e maestrina abriu novos caminhos para a atuação das mulheres enquanto protagonistas da música brasileira. No entanto, para além da notável figura de Chiquinha, percebemos uma invisibilização do trabalho das mulheres como instrumentistas, principalmente no campo da música popular. Considerando esse panorama de pouca visibilidade do trabalho das mulheres instrumentistas, nos interessa agora a subversão da tradição, ou seja, a formação e recente ocupação, ainda minoritária, das mulheres na condução e execução de instrumentos em grupos musicais profissionais. Utilizando o retrato sociológico como dispositivo metodológico, esta pesquisa apresentará um estudo multicaso sobre a formação musical e atuação profissional de quatro mulheres instrumentistas do campo da música popular oriundas de diferentes regiões do Brasil. Em diálogo com a microssociologia e com os estudos de gênero e música, este trabalho pretende investigar as tensões nas relações de gênero na formação musical das instrumentistas, e também compreender os desafios que estão em jogo, desde a escolha do instrumento, passando pela trajetória de estudos, até a consolidação de um trabalho profissional em música popular e sua consequente legitimação em seu contexto de atuação.