PERFIS CURRICULARES E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA: UM RECORTE NA TEMÁTICA MÚSICA E SAÚDE
música e saúde; educação; formação docente; currículo
Esta pesquisa tem como objetivo Estabelecer o perfil de ocorrência de disciplinas voltadas para a temática Música e Saúde nas universidades públicas de Minas Gerais no âmbito dos cursos de Licenciatura em Música. Isso se dá através de uma pesquisa documental direcionada a documentos norteadores para esses cursos, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), ementários, produção acadêmica e trajetória acadêmica de docentes que lecionam temas em música e saúde nestes espaços. Esta abordagem exploratória justifica-se pela já consolidada literatura em Música e Saúde, pela escassez de estudos que busquem e mapeiem o estado da temática Música e saúde em espaços formativos em Minas Gerais, e pela necessidade de contribuir com a formação docente sob o viés da valorização desses temas. Sendo de caráter exploratório e restrito a um tempo de dois anos, até o presente momento, considera-se importante neste estudo, a discussão ampliada da temática música e saúde sob o referencial de conceitos estendidos de saúde, como o da OMS (1945) que congregou aspectos sociais e ambientais a este conceito. A abordagem dos estudos curriculares como referenciais para discutir os conceitos de currículo. A discussão e catalogação dos documentos norteadores que influenciam o currículo nas universidades do universo de pesquisa. E a consulta pela literatura em busca de pesquisas que congregam Música, Saúde e Educação, para subsidiar a discussão sob o viés da área da Educação. A metodologia até o momento consistiu na identificação do universo de pesquisa. Identificou-se 7 cursos de licenciatura na educação pública estadual e federal em Minas Gerais, os quais disponibilizam os PPCs, grades horárias, e corpo docente de acesso público em sítios eletrônicos próprios. O critério principal de inclusão nesta investigação considera que os PPCs devem ter vigência atual, e serem oriundos de cursos de licenciatura na área da música da educação superior pública, tanto estadual como Federal em território mineiro. A análise de trajetória acadêmica seguirá o critério da presença destes tópicos nos PPCs e em outros vestígios documentais. A próxima etapa considerará os estudos de Mateiro (2009) e Pires (2015) para organizar a estrutura dos PPCs, mas em termos de interpretação a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin e a Análise de Discurso, de Michel Pêcheux configuram as possibilidades que até o momento ainda são sujeitas a mudanças. Em aspectos conclusivos, a necessidade de justificar a relevância da temática Música e saúde para além do interesse específico do autor deste trabalho encontrou respaldo em possibilidades legais e acadêmicas de defesa deste tema à luz da vasta literatura, e de alguns princípios que interconectam o direito à Saúde e à Educação. Espera-se que para além de identificar presenças e lacunas destes temas a nível institucional, possa se contribuir para o fortalecimento das pontes entre Música e Saúde, com a educação musical no futuro, além de novas pesquisas que podem complementar e representar cada vez mais o universo de pesquisa através de dados mais capilarizados em direção à prática de formação docente destes espaços.