Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVALDO BARBOSA DE ALMEIDA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIVALDO BARBOSA DE ALMEIDA FILHO
DATA : 13/11/2025
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Estudo etnográfico sobre o Samba de Roda da comunidade Manoel Alves - TO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Samba de roda. Educação musical. Etnomusicologia. Saberes de transmissão oral. Etnografia.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Esta dissertação trata de um estudo etnográfico, cujo objetivo e compreendera origem e os saberes musicais de transmissão oral praticados, na área rural em uma comunidade quilombola do Município de Taguatinga no estado do Tocantins. Interessa-nos conhecer, pormenorizadamente, o samba de roda visto da cultura musical local e como esses sujeitos apropriam-se desses saberes, dos modos de aprender e ensinar musical que dialogam com os princípios e conceitos da educação musical (ARROYO, 2000). Acreditamos que o samba de roda é uma importante manifestação cultural e musical, que pode se tornar ponto de referência da cultura regional, favorecendo o diálogo multidisciplinar com a sociedade e com a comunidade escolar na compreensão do fazer musical em diversas culturas (LÜHNING, 1991). Nos últimos anos, a atividade das sambadeiras esteve presente apenas na memória dos mestres e mestras do samba, por diversos fatores a ser investigado e que recentemente esse fazer artístico voltou a ser praticado em datas e comemorações festivas como um ato de resgate. Como método de pesquisa, adotamos a etnografia da música, como proposta por Seeger (2008), pois ela é um importante caminho para dar voz as culturas tradicionais ou populares (CAMBRIA, 2004). Os principais objetivos da pesquisa se concentram em compreender os processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos na comunidade e os instrumentos utilizados na transmissão musical que ocorre de geração a geração, além de colaborar com a salvaguarda desses saberes e do samba como patrimônio imaterial local e estadual, fortalecendo o reconhecimento desses indivíduos como promotores da sua própria cultura popular musical (ZONABEND, 1991). Os resultados evidenciam o desejo da comunidade de salvaguardar esse modo de aprender como herança cultural, pois entendem que o Samba de Roda, faz parte da memória coletiva da comunidade, define o território, a trama humana da comunidade e a identidade das pessoas daquele lugar. Nesse sentido, a colaboração do pesquisador visa oferecer, como devolutiva desta pesquisa, à comunidade local, um breve histórico sobre o samba de roda, o registro das experiências, saberes e vivências dos indivíduos com essa herança cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 043.658.438-77 - ANA ROSELI PAES DOS SANTOS - UFT
Interno - 2082620 - LEONARDO BARRETO LINHARES
Interna - 1540304 - CARLA SILVA REIS
Externo à Instituição - WILSON ROGÉRIO DOS SANTOS - UFT
Externo à Instituição - Edimilson Rodrigues de Souza
Notícia cadastrada em: 11/11/2025 16:46
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