O dedo mínimo da mão direita na técnica violonística: desafios, potencialidades e estratégias de desenvolvimento
Técnica, violão, dedo míninmo,
A presente pesquisa investiga a ausência histórica do uso do dedo mínimo da mão direita na
técnica violonística, com foco em suas possibilidades e aplicações no repertório canônico. A
partir de uma abordagem bibliográfica e empírica, o trabalho analisa 17 métodos amplamente
utilizados por professores de violão em instituições de ensino superior no Brasil, identificando
uma predominância de abordagens que ignoram ou desestimulam o uso desse dedo. Com base
na proposta técnica desenvolvida por Charles Postlewate (2001) são apresentados exercícios
voltados ao fortalecimento e à independência do dedo mínimo, além de aplicações práticas em
repertório violonístico padrão. A pesquisa propõe ainda uma análise comparativa entre
execuções com e sem a utilização do dedo mínimo, com apoio de ferramentas como o Sonic
Visualiser, buscando identificar ganhos em fluidez, simultaneidade de transientes e fidelidade
ao texto musical. O principal objetivo é identificar aspectos em que o uso do dedo mínimo na
técnica violonística pode ser benéfico, tendo como desdobramentos dois objetivos específicos:
contribuir para o uso do dedo c na técnica violonística da atualidade e identificar seus
benefícios e aplicações. Os resultados indicam que, apesar de tradicionalmente
negligenciado, o dedo mínimo pode ser tecnicamente viável e musicalmente relevante.