A CRIAÇÃO DA PERFORMANCE DOS ARRANJOS DE PEDRO CAMERON, PARA VIOLÃO SOLO, DAS OBRAS “DESPREZADO” E “NAQUELE TEMPO”, DE PIXINGUINHA
Performance, Violão, Idiomatismo, Pesquisa artística.
Esta pesquisa propõe discutir o processo de criação da performance dos arranjos de
Desprezado e Naquele Tempo, para violão solo, de Pixinguinha, elaborados por Pedro
Cameron, a partir de suas características idiomáticas. O foco dessa pesquisa está na relação
entre o estudo de características idiomáticas presentes nessas músicas e o processo de criação
da performance das mesmas, onde foi feito um estudo comparativo entre as partituras dos
arranjos e as partituras que serviram como referência para a elaboração dos mesmos, além de
gravações dessas peças feitas por outros intérpretes e do próprio autor desta pesquisa. O
estudo analítico segmentado em duas etapas nos trouxe elementos importantes para a
fundamentação da performance desses arranjos. Como a performance não depende apenas
desse tipo de estudo para se concretizar, pôde fornecer embasamento para o momento de
enunciação dessas músicas.