O MAXIXE “EXCOMUNGADO”: Uma análise comparativa entre peças de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Julio Reis e Benjamim de Oliveira
Maxixe; música brasileira; Musicologia.
Pretendemos abordar o maxixe, enquanto gênero na música brasileira que mais desencadeou repercussão na passagem do século XIX para o XX, por ser considerado escandaloso; embora não seja tão contemplado em publicações acadêmicas e editoriais. Para tal investigação, trataremos, especialmente, de quatro compositores: os cariocas Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, o paulista Júlio Reis e o mineiro Benjamim de Oliveira. Enfatizaremos a análise de quatro peças dos compositores elencados, respectivamente: Corta-Jaca, Dengoso, Passo Miúdo e Tutu. A análise será feita com base em referenciais sociológicos e históricos, utilizando, ainda, metodologia comparativa. No entanto, as peças serão tratadas, particularmente, do ponto de vista morfológico. Evidenciaremos como o maxixe contribuiu para a projeção artística desses artistas, bem como para o incremento do capital financeiro por meio da comercialização de partituras.