ANÁLISE ESTILÍSTICA DE 6 COMPOSIÇÕES PARA VIOLÃO SOLO DE CHIQUITO BRAGA
Chiquito Braga, análise estilística, Escola Mineira de Violão Moderno
Francisco de Andrade Braga, o Chiquito Braga (1936 –2017), foi um influente músicoda cena musical belorizontina das décadas de 1950 e 1960 e um requisitado arranjador, guitarrista e músico de estúdiono cenário nacionalnas décadas seguintes.Chiquito desenvolveu uma maneira particular de executar acordes e melodias junto ao violão, ao qual chamavade Escola Mineira de Violão Moderno, influenciando diretamente músicos como Toninho Horta.O presente trabalho éfundado na investigação do estilo composicionalde Chiquito Braga para violão solo nas peças Prado,Denise 10, Prelúdio dos Ovnis, Canção de Iemanjá,OPortal ePrelúdio e Dança de Oxum. Apesquisa justifica-se pelanecessidade de se jogar luz sobre esta face de Chiquito Braga, aqual os registrospara violão solotêm início na década de 1990. Traremos em um primeiro momento de uma apresentação do desenvolvimento do cenário cultural noqual Chiquito veio a fazer parte, passando por levantamentossobre sua vida e obra. Na etapa seguinte apresentaremosométodo analítico desenvolvido por White(1976)e nossa adaptação do mesmo para a estruturalizaçãodoselementosrítmicos, harmônicos emelódicosdas análises, bem como um breve relato sobre o processo transcricional utilizado para a confecçãodas partiturasutilizadas nessa pesquisa.Analisaremos na sequencia as 6 peças, organizadas pela estrutura apontada na etapa anterior, empregando em nossas observaçõesconceitos musicaisdesenvolvidosporSchoenberg (2002), Koellreutter (2018)e Almada(2012)para entãoidentificarmos elementos que possamos considerar característico do estilo de Chiquito Braga em suas composições para violã